Este material é uma campanha compartilhada para o #novembroazul, fornecido pelo Sistema ESO (software para SST). Você pode utilizar da maneira que achar melhor, nosso único objetivo é disseminar a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Basta inserir sua logo e auxiliar na prevenção ao câncer de próstata!
Recomendações:
- Imprima as páginas desejadas em uma gráfica local e coloque nos ambientes de trabalho durante todo o mês do #novembroazul.
- Compartilhe as imagens nas redes sociais de sua empresa e na comunicação interna para os colaboradores (email e etc).
- Inclua a sua logo e de mais empresas no rodapé das páginas. Você pode solicitar isso para a gráfica onde for imprimir, ou você mesmo pode incluir em ferramentas de edição de pdf.
O Novembro Azul é uma campanha global que ocorre ao longo do mês de novembro, com o propósito de sensibilizar os homens quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer é um desafio de saúde pública em escala mundial. Segundo informações do Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional, estima-se que, para o triênio 2023-2025, o Brasil terá aproximadamente 704 mil novos casos de câncer. O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns, com 71.730 novos casos estimados, resultando em um risco aproximado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.
A detecção precoce desse câncer envolve exames como o toque retal e a dosagem de antígeno prostático específico (PSA), que é realizado através de uma amostra de sangue para avaliar os níveis desse antígeno produzido pela próstata. É importante que os médicos considerem outros fatores além dos níveis elevados de PSA para avaliar possíveis condições benignas na próstata.
Estudos apontam que o câncer de próstata pode estar relacionado a determinadas ocupações, como trabalho em turnos, fundição de metais não ferrosos, uso de agrotóxicos, herbicidas orgânicos, inseticidas, produção de borracha, e ocupações como bombeiros, entre outras.
É fundamental que os homens conversem com seus médicos sobre o risco de câncer de próstata, especialmente se possuírem fatores de risco, como histórico familiar da doença.