Através desta planilha é possível fazer o controle dos PCMSO's realizados no ano. Nossa equipe fez este arquivo em Excel para que posssa facilitar a gestão da sua clínica. Caso tenha interesse em de fato simplificar a gestão da medicina do trabalho, fale conosco e conheça nosso sistema para medicina e segurança do trabalho - Sistema ESO. No material tem um link para contato.
Já conhece a importância do Relatório Anual do PCMSO? A NR-7 estabelece no item 7.4.6 a obrigação de elaborar o este relatório.
" 7.4.6 O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual.
7.4.6.1 O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano, tomando como base o modelo proposto no Quadro III desta NR.
7.4.6.2 O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão."
Porém, as empresas desobrigadas de ter médico coordenador do PCMSO estão também dispensadas de elaborar o Relatório Anual.
É possível que o mais importante neste relatório seja a previsão da discriminação dos resultados anormais dos exames, por setores da empresa. Este é um meio de detectar alguma falha nas medidas de controle, podendo-se assim adotar medidas de prevenção.
Por exemplo, um exame de audiometria que resultou em anormalidade em algum funcionário, é provavelmente devido a alguma medida de segurança ocupacional insuficiente, considerando que o funcionário trabalhe em um local que o exponha ao devido risco auditivo. Agora, suponhamos que mais funcionários tenham tido um resultado anormal nos mesmos exames, o que fazer? Só será possível saber disso caso seja feito o relatório anual de PCMSO, onde é levantado todos os exames anormais em porcentagem. Isso permite que no próximo ano a empresa/corporação tome as devidas atitudes cabíveis para que se normalize a situação.