eBook SST: Avaliação de Riscos no PGR

eBook SST: Avaliação de Riscos no PGR

A equipe do Sistema ESO desenvolveu um este eBook gratuito para auxiliar o profissional de SST na etapa de avaliação de riscos do gerenciamento de riscos ocupacionais. Esta etapa é crucial para que o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos tenha o seu inventário completo e preciso. Bom proveito e compartilhe com a comunidade de saúde e segurança do trabalho!

Nova NR-1, GRO e PGR

A nova NR-1 entra em vigor no dia 03 de Janeiro de 2022. O novo texto da Norma estabelece o gerenciamento de riscos ocupacionais, também chamado de GRO. No GRO deve ser avaliado todos os tipos de riscos ocupacionais, com suas respectivas medidas de controle e ação. Para que se concretize o gerenciamento de riscos ocupacionais, é preciso formular o PGR - Programa de Gerenciamento de riscos, que basicamente é a documentação do GRO. 

O PGR portanto, de acordo com as boas práticas, só deve ser elaborado a partir do gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO). Inclusive fica bem mais simples gerar o documento quando se faz um GRO eficiente, pois uma vez que se tenham os riscos avaliados e organizados, facilita bastante montar o inventário de riscos do PGR.

Mencionamos o inventário de riscos, mas afinal o que seria isso?

Bom, o inventário do PGR é um dos dois documentos base do programa. O outro documento base é o plano de ação, onde deve constar os métodos de controle detalhados para mitigar os riscos ocupacionais. Então primeiro monta-se o inventários de riscos, através dos riscos avaliados no gerenciamento de riscos. Após montar o inventário de riscos, inicia-se o plano de ação, que é onde se especificam as ações necessárias para controle dos riscos que constam no inventário. Uma boa prática é priorizar os níveis de riscos mais graves no plano de ação, para que se eliminem primeiramente os riscos extremos, que são os que podem causar mais dano à saúde dos trabalhadores.

A importância da avaliação de riscos para o pgr

Uma avaliação de riscos mal elaborada no gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO), resulta em um PGR mal elaborado. Antes de se começar a avaliar os riscos ocupacionais, primeiro é preciso definir quais serão os critérios de risco adotados. No eBook que fornecemos aqui, consta praticamente um guia, com exemplos didáticos e práticos para que se entenda o que é definir um critério de risco. Após se definir os critérios de risco é possível começar a avaliar os riscos com base no mesmo. Os critérios de risco envolvem gradações de probabilidade e severidade e, decorrente destas, uma matriz de risco. Confira com mais detalhes no eBook!

Baixar Gratuitamente - eBook SST: Avaliação de Riscos no PGR
Ao navegar pelo site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok