eBook SST: Fogo - Formação, Propagação e Métodos de Extinção

eBook SST: Fogo - Formação, Propagação e Métodos de Extinção

A equipe do Sistema ESO, juntamente com a engenheira de segurança do trabalho Cleiciane Franco, desenvolveu um eBook gratuito para download, sobre o Fogo. No material é abordado a formação, propagação e maneiras corretas de extinguir as chamas, quando necessário. Este material pode ser usado em inúmeras situações dentro de uma empresa, seja para aplicação de DDS ou até mesmo como material de consulta. O material contém 14 páginas, com imagens e conteúdo descritivo.

A seguir, uma prévia do conteúdo:

Toda edificação industrial, comercial ou residencial deve possuir um sistema de combate a incêndio. Sistemas de prevenção e combate a incêndio se tratam de medidas tomadas a fim de detectar condições propícias a iniciar um incêndio, tomando medidas preventivas a fim de evitá-lo e, em caso da falha destas medidas, combater o incêndio. 

Porém, tão importante quanto ter um bom sistema de prevenção e combate a incêndio é conhecer a teoria do fogo, como ele se forma, como se propaga e quais os métodos que existem para extingui-lo, sendo assim, este artigo abordará as principais questões relacionadas ao fogo, e a importância deste conhecimento na prevenção e no combate a incêndios.

Fogo é o nome que damos para o fenômeno chamado combustão, uma reação química que gera luz e calor.

Para formação do fogo são necessários quatro elementos: combustível, comburente, calor e reação em cadeia.


COMBUSTÍVEL: damos o nome de combustível para o material, produto ou substância que queima, alimentando o fogo. Os combustíveis podem ser sólidos (madeira, papel, plástico, etc.), líquidos (álcool, gasolina, produtos químicos em estado líquido, etc.), ou gasosos (acetileno, metano, etc.).


COMBURENTE: O comburente é o que dá vida ao fogo, o mais comum é o oxigênio, que está presente no ar que respiramos.

CALOR: O calor é uma forma de energia que dá início ao fogo e o propaga pelo material combustível. O calor que dá inicio ao incêndio pode ser gerado de diversas formas, raios solares, pontas de cigarro, fagulhas geradas por trabalho a quente e etc.


REAÇÃO EM CADEIA: Após o início da combustão, a queima dos combustíveis gerará cada vez mais calor, o que resultará no desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo então uma reação em cadeia.

...

Confira o restante baixando o material!

Baixar Gratuitamente - eBook SST: Fogo - Formação, Propagação e Métodos de Extinção
Ao navegar pelo site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok