O objetivo deste material é abordar o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, que está incluso no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR-1. Aqui abordamos sobre alguns pontos cruciais nessa transição entre PPRA e PGR, abordando as matrizes de riscos e metodologias. O material possui 30 páginas, onde aborda grande parte sobre a transição de PPRA para PGR, quais riscos avaliar, como avaliar, com exemplos de matriz de riscos, inventário de riscos e plano de ação.
- Quais as diferenças entre PPRA e PGR?
- Como fazer a transição do PPRA para o PGR?
- O que pode ser aproveitado do PPRA para o PGR?
- Quais riscos ocupacionais devem constar no PGR?
- Qual ferramenta utilizar para a avaliação de riscos?
- Qual matriz de riscos utilizar para o PGR?
- Posso aproveitar a tabela de excesso de riscos da NR-3 para metodologias de matriz de riscos?
- Como fazer o inventário de riscos?
- Como fazer um plano de ação?
" 1. O PPRA tinha um documento base, exigido pela NR-9. O PGR não tem a obrigatoriedade de um documento base. O profissional pode ter o seu documento base, mas não é obrigatório como era com o PPRA.
2. O PPRA possuía em sua estrutura mínima: a. Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; b. Estratégia e metodologia de ação; c. Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados; d. Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. O PGR possui em sua estrutura mínima: a. Inventário de risco
3 ... "
" O PPRA e o PGR possuem diferenças consideráveis, principalmente em suas estruturas base e documentos mínimos exigidos. Para saber como fazer essa transição de um para o outro, é preciso compreendê-las.
... O PPRA possuía em sua estrutura mínima:
a. Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
b. Estratégia e metodologia de ação;
c. Forma de registro, manutenção e divulgação dos dados; d. Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
O PGR possui em sua estrutura mínima:
a. Inventário de riscos (identificação de perigos, avaliação e classificação de riscos);
b. Plano de ação."