eBook SST: GRO - Guia para o PGR e Matriz de Riscos

eBook SST: GRO - Guia para o PGR e Matriz de Riscos

O objetivo deste material é abordar o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, que está incluso no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR-1.

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (chamado de GRO) é o novo parâmetro da NR-1, que foi desenvolvido para aplicar métodos mais eficazes na identificação e gerenciamento de riscos dentro das empresas.

Recordando, a NR-1 trata das Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO):

“1.1.1 O objetivo desta Norma é estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras - NR relativas a segurança e saúde no trabalho e as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho - SST.”

O GRO é  abordado no item 1.5 da NR-1 e, dentro dele, está inserido o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos – no subitem 1.5.7. Todos os subitens referem-se a uma parte específica do GRO. Vejamos a seguir, na íntegra, todos eles.

A Matriz de Risco é basicamente uma ferramenta usada para fazer um diagnóstico dos riscos ocupacionais. É uma metodologia para a avaliação de riscos que tem como função indicar o nível de cada risco ocupacional.

Recordando:

1. Risco é basicamente a exposição ao perigo;

2. Perigo é uma situação com probabilidade de causar dano.

Risco = probabilidade x severidade.

Através de uma Matriz de Risco é possível identificar a magnitude do risco e dimensionar as devidas ações para controle do mesmo. 

De maneira gráfica, como geralmente é feita, facilita o trabalho de acompanhar processos e desenvolver projetos de segurança, priorizando e mapeando tarefas e ações que merecem destaque. 

Algumas perguntas respondidas neste material:

- Qual a relação entre GRO e PGR?

- Quais riscos ocupacionais devem constar no PGR?

- Qual ferramenta utilizar para a avaliação de riscos?

- Qual matriz de riscos utilizar para o PGR?

- Posso aproveitar a tabela de excesso de riscos da NR-3 para metodologias de matriz de riscos?

- Como fazer o inventário de riscos?

- Como fazer um plano de ação?

Baixar Gratuitamente - eBook SST: GRO - Guia para o PGR e Matriz de Riscos
Ao navegar pelo site você concorda com nossa Política de Privacidade. Ok