Baixe este guia prático de marketing para empresas que atuam com saúde e segurança do trabalho! Compreenda como é o público e mercado de SST para que sua assessoria ou clínica ocupacional consiga captar os clientes da maneira certa.
O conteúdo do eBook tem foco em saúde e segurança do trabalho, mas os conceitos são universais e válidos para qualquer tipo de empresa. Assessorias e clínicas de medicina do trabalho podem tirar grande proveito deste eBook.
Este material foi desenvolvido para ajudar as empresas que, de algum modo, ainda não conseguiram se engajar de forma efetiva no mercado e se preocupam todos os meses se conseguirão clientes suficientes para os meses vindouros. É destinado também para empresas que não se sentem completas no que tange ao marketing e ao comercial.
O básico que uma empresa precisa saber para começar bem é, primeiramente, conhecer o mercado em que vai atuar e saber para quem vai vender seus serviços. Este eBook gratuito traz todas as diretrizes iniciais que uma empresa precisa para começar do jeito certo!
Se uma empresa de SST, seja clínica ou assessoria, investe todas as economias em um resultado de curto prazo, arrisca perder dinheiro e não obter retorno. A melhor opção, tanto para empresas que oferecem assessoria ou cursos, é investir em uma fundação sólida que vise o longo prazo.
As empresas precisam tomar todo o cuidado ao investir em marketing, principalmente no início.
"Se você atua com assessoria ou clínica de medicina do trabalho, seu público alvo são outras empresas. Se oferece cursos de capacitação, você busca atender também consumidores finais, por meio de consultorias e graduações.
Muitas assessorias de SST e clínicas do trabalho falham no marketing porque tratam as empresas como consumidores. Ou seja, ao invés de utilizar o modelo de negócio B2B (business to business), utilizam o B2C (business to consumer), que é voltado ao consumidor final.
Caso não esteja habituado aos modelos B2B e B2C, veja um exemplo:
Uma loja de roupas funciona como um modelo B2C (business to consumer), já que ela fornece produtos diretamente para o consumidor final. Você entra em uma loja, vê a promoção e compra o produto. A compra é rápida e não há negociação.
No caso de empresas que oferecem gestão em SST, não é assim que funciona. É preciso captar uma empresa em potencial que necessite de assessoria em SST, entrar em contato, agendar uma visita, explicar sobre os serviços, realizar a proposta e então concluir a negociação. Este é um típico processo B2B.
Ou seja, o B2B é um processo mais longo, porém oferta um serviço de maior valor agregado. A negociação leva um tempo e não é imediata como comprar uma camiseta. Confira a seguir algumas características do B2B e B2C. "