Elaboramos um modelo bem simples de APR - Análise Preliminar de Riscos, feito em planilha. No material consta os campos necessários para uma APR, onde por tarefa é possível analisar os riscos ocupacionais iminentes em cada situação, incluindo lista de EPIs obrigatórios. Bom proveito e compartilhe!
A APR - Análise Prelinimar de Riscos - tem o objetivo de avaliar os riscos de maneira precoce. Neste ponto, ela é diferente da Análise de Riscos, pois ela avalia os riscos antes da tarefa/atividade ser feita.
O preenchimento de uma APR é bastante simples. No modelo que disponibilizamos é bem fácil de seguir. É importante especificar primeiramente a tarefa que será feita e, em sequência, o executante da tarefa. É importante especificar também se o executante é terceirizado ou não. Não deve-se esquecer de colocar também uma data de término e não só de execução. Estes detalhes na auditoria contam bastante.
Além destes campos, em relação a avaliação em si, é ideal colocar as probabilidades e severidades do perigo, qual o risco e medidas de controle. No material está desta maneira:
1. O que será feito na atividade? Exemplo: soldar tubulação (referente ao içamento do elevador)
2. Qual o perigo da atividade? Exemplo: não suportar o peso durante o processo.
3. Qual o risco da atividade? Exemplo: queda
4. Qual a probabilidade/exposição? Exemplo: Pouco provável
5. Qual a severidade? Exemplo: moderada
6. Quais as medidas de controle? Exemplo: manter uso do carro guia (referente ao içamento do elevador)