Modelo de Mapa de Riscos em Planilha
Modelo de Mapa de Riscos em Planilha
A equipe do Sistema ESO desenvolveu um modelo de mapa de riscos diferente, feito em planilha de Excel, com opção de ser feito em tabela e também em quadros. Há espaços para preencher o setor, EPI's/EPC's usados, quais riscos no ambiente e o nível do risco.
O Que é o Mapa de Riscos?
O objetivo do Mapa de Riscos é identificar e apontar onde estão os riscos de um setor dentro da empresa, de forma que todos os funcionários possam entender. Fica a critério da gestão expor o mapa por setor ou em um panorama geral da empresa. Geralmente, o mapa é feito em cima da planta da empresa, sinalizando nos locais as cores correspondentes aos riscos. No material que desenvolvemos, é possível fazer esse mapa em planilha, de maneira tabelada e também sinalizada.
Quais São os Riscos?
Primeiramente, existem três níveis de risco: pequeno, médio e grande.
- Círculo pequeno: risco essencialmente pequeno ou médio, desde que já controlado.
- Círculo médio: risco relevante que pode ser controlado.
- Círculo grande: alto risco que representa ameaça de morte, mutilação ou gerar doenças. É um risco que não pode ser neutralizado ou sequer possui mecanismos de controle ou redução.
Quanto ao tipo de cada risco, eles são divididos em cores:
- Verde (riscos físicos): ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não-ionizantes, frio, calor, umidade e pressões anormais.
- Vermelho (riscos químicos): poeiras, fumos, neblinas, gases, vapores, substâncias químicas em geral.
- Marrom (riscos biológicos): vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.
- Amarelo (riscos ergonômicos): esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, trabalho que requer postura inadequada, controle rígido de produtividade, ritmos excessivos, trabalhos em turno diurno e noturno, jornada prolongada de trabalho, monotonia e repetitividade e situações que causem estresse físico ou psíquico.
- Azul (riscos de acidentes): arranjo físico inadequado, máquinas ou equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, risco de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outros elementos que possam representar riscos de acidentes.
De acordo com a NR-5, o Mapa de Riscos deve ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e orientado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Empresas que não possuem CIPA podem contratar o serviço terceirizado de uma empresa capacitada em segurança do trabalho, para elaboração de um Mapa de Riscos legítimo.