Com a finalidade de ajudar o profissional de SST a se adequar ao PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, desenvolvemos uma planilha de plano de ação, no modelo 5W2H, para compor o PGR. Faça o download e bom proveito!
Basicamente, o plano de ação tem uma estrutura muito similar ao PDCA, que significa “Plan, Do, Check, Act” (planejar, fazer, checar, agir), onde as ações são planejadas, iniciadas, avaliadas e aprimoradas para o próximo ciclo. Desta forma, consta no plano de ação:
1. Qual risco está sendo trabalhado
2. Quais medidas de prevenção
3. Qual o cronograma de execução
4. Mensuração dos resultados
5. Avaliação posterior
Falando assim, talvez não pareça algo novo, pois no PPRA de certa maneira já havia uma espécie de plano de ação. Porém, o PGR tem suas diferenças, que puxam mais para os detalhes. Na NR-1 é dito que no PGR deve ser indicada a alocação de recursos financeiros, materiais e pessoas em cada ação. Assim é possível mensurar de maneira mais efetiva os resultados.
Um modelo de plano de ação que a comunidade SST acabou adotando, é o modelo “5W2H”:
5W:
1. What (o que será feito?): ações necessárias para resolver o problema.
2. Why (por que será feito?): motivos que justificam as ações.
3.Where (onde será feito?): setor onde será feito a ação
4. When (quando será feito?): prazos para cumprimento de cada etapa do processo ou projeto. E também prazo para conclusão do projeto.
5. Who (por quem será feito?): responsáveis por cada ação.
2H:
1. How (como será feito?): descrição de como o resultado pode ser atingido.
2. How much (quanto vai custar?): custos financeiros da ação.
Como pode perceber, os processos são detalhados. Veja o modelo a seguir:
Vale ressaltar que as Normas Regulamentadoras não providenciam modelos de documentos específicos, elas apenas definem o mínimo necessário e a descrição do que precisa, portanto este modelo foi feito pela nossa equipe do Sistema ESO para fins didáticos.