Metas e objetivos organizacionais são alcançados significativamente por pessoas fisicamente aptas, mentalmente fortes e emocionalmente estáveis. O benefício do condicionamento físico não pode ser enfatizado apenas em palavras.
Pesquisas mostram que pessoas que se exercitavam em seus ambientes de trabalho pelo menos quatro vezes por semana eram capazes de pensar de forma mais criativa do que aquelas com um estilo de vida mais sedentário.
A ginastica laboral regular ajuda enormemente nossas capacidades de memória, pensamento, elimina a depressão e a ansiedade. Funcionários criativos contribuem para a inovação das marcas e a produtividade geral.
Atividades laborais podem melhorar sua saúde e reduzir o risco de desenvolver várias doenças como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.
Quer saber quais as melhores dicas de ginastica laboral para seus colaboradores na sua empresa? Leia esta matéria ate o fim!
A Ginástica Laboral atende requisitos apresentados na NR 17, que trata exatamente da ergonomia no ambiente de trabalho, para que o profissional possa realizar suas atividades de forma segura e confortável.
Dentre os principais benefícios da Ginástica Laboral estão:
Todos esses benefícios fazem com que o profissional tenha mais energia e disposição para realizar seu trabalho, diminuindo as chances de precisar faltar por questões de saúde. Isso aumenta a performance na realização das atividades do dia, deixando o profissional mais produtivo e com bem-estar maior.
É tudo sobre pequenas mudanças. Você não precisa correr uma maratona toda semana para ser mais saudável (embora isso ajude, é verdade!). Com algumas pequenas mudanças no estilo de vida, seus funcionários podem fazer grandes melhorias na saúde a longo prazo. Só é preciso um pouco de incentivo.
Imagine se, todos os dias, seus funcionários subissem as escadas para o escritório em vez do elevador. Esse é o número X de etapas adicionadas a cada dia, cinco dias por semana.
Isso deve reduzir ao mínimo os pagamentos de dias de folga da sua empresa - porque, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, aqueles com estilos de vida sedentários apresentaram um risco de mortalidade menor de 46% depois de aumentar suas etapas diárias de 1.000 para 10.000.
Sentar em uma cadeira o dia todo pode ser ruim, por isso é vital que seus funcionários aproveitem todas as oportunidades para se levantar. A hora do almoço é uma oportunidade perfeita para eles respirarem.
No ar puro, os funcionários podem almoçar e conversar com colegas, ou tirar um tempo muito necessário do espaço movimentado de trabalho.
Dependendo da localização do seu escritório, você pode apreciar as vistas circundantes. Há um parque por perto? Brilhante - faça um passeio à tarde e recarregue as baterias.
Não devemos esquecer os benefícios mentais de um passeio na hora do almoço - uma pesquisa recente da Universidade Curtin, na Austrália, mostrou que o estresse no local de trabalho pode ser grandemente aliviado por um simples passeio à hora do almoço (ou, neste caso, uma caminhada rápida para realmente fazer o sangue bombear).
Sua produtividade deve ter algumas melhorias definidas. Ao sair do espaço do escritório, você está tomando medidas ativas para gerar um novo estado de espírito. Você voltará ao escritório revigorado e pronto para esmagar sua carga de trabalho.
Você pode sentir que está sempre sendo instruído a beber água. Ele resolve uma grande variedade de doenças e não é surpresa que muitas vezes seja a solução ideal quando você estiver com um pouco de cor.
Se os empregadores instalassem um refrigerador de água, isso ajudaria bastante a incentivar o consumo em todo o escritório. Oferecer água gratuita evita a desidratação - obviamente, sim, e ainda assim muitos a negligenciam e acabam sinalizando mais tarde.
De fato, pesquisas da Universidade de Connecticut mostraram que mesmo uma desidratação leve pode afetar adversamente o humor e o desempenho geral da mente e do corpo.
O problema é que estamos desidratados bem antes que a sede comece a se estabelecer, o que significa que devemos permanecer bem regados durante o dia para manter um nível de produtividade consistentemente alto.
Para saber mais, conversamos com a Dra. Emma Derbyshire, nutricionista em saúde pública e consultora do Conselho de Hidratação Natural.
“A água é frequentemente considerada como o 'nutriente esquecido', nosso cérebro tem cerca de 70% de água e nosso corpo cerca de 50 a 75% de água, dependendo da idade e do sexo.
A ergonomia refere-se à relação que estabelecemos com o ambiente físico em que estamos inseridos. Portanto, cuidar da postura é tão importante quanto manter o corpo em movimento no ambiente de trabalho.
Por fim, é importante saber sentar da forma correta, posicionar os pés corretamente, manter um apoio de braços que dê uma condição favorável para não desenvolver alguma lesão por esforço repetitivo. No caso de quem trabalha com digitação, por exemplo, é muito importante deixar os cotovelos e antebraços apoiados, alerta Sávio.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.