Quem não gostaria de se aposentar e continuar com o seu valor salarial completo, sem que haja alguma modificação? Hoje em dia podemos encontrar a aposentadoria especial, uma forma de obter diversas vantagens nessa fase de sua vida.
Então, ficou curioso para conhecer tudo que gira em torno desse estilo de aposentadoria? Separamos todos os detalhes que a envolve para que você não perca essa oportunidade. Vamos conhecer mais?
A aposentadoria especial trata-se de uma forma de “recompensar” os funcionários que exercem algum tipo de atividade de risco em seu momento de descanso.
Seu responsável, o INSS, é o idealizador da proposta, onde selecionou os seus beneficiários, que seriam os profissionais que foram expostos de alguma forma a agentes químicos, físicos, ou biológicos que poderiam afetar a saúde e a qualidade de vida de um indivíduo.
Algumas das situações que podem ser nocivas a sua saúde é trabalhar em um ambiente rico em ruídos, calor ou frio intenso, eletricidade e ar comprimido.
Para os laboratórios, aqueles onde contém vírus, bactérias e fungos. Já para os agentes químicos, podemos citar o benzeno, cromo, iodo e o arsênio.
Os principais beneficiados de uma aposentadoria especial são os profissionais que já passaram por um determinado tempo em exposição as situações que foram citadas acima.
Em geral, esta lista é composta por profissionais da saúde - médicos, operadores de raio x, podólogos, dentistas e enfermeiros - , os profissionais responsáveis por manter a vida - bombeiros, seguranças, guardas, vigilantes e vigias -.
Ainda temos as atividades em geral, como os frentistas, motoristas, cobradores e tratoristas, aeronautas e aeroviários, telefonistas e telegrafistas.
Por fim, mas não menos importante, estão os maiores beneficiados, que são os os metalúrgicos em geral, fundidores. soldadores, forneiros e os alimentadores em caldeiras.
Para conseguir uma aposentadoria especial é necessário além de ter uma das profissões citadas acima, você ainda precisa cumprir outros requisitos básicos dessa área.
O primeiro passo é poder comprovar que realmente essa é a sua área de atuação, separando todos os documentos necessários. O primeiro item é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), solicitado ao RH de sua empresa.
O Laudo das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é outro documento fundamental para a efetivação da aposentadoria. Além disso, é recomendado que este documento seja refeito de 3 em 3 anos.
Porém, para que você consiga efetivar a sua aposentadoria especial é necessário um período de carência a exposição do fator que te levou a buscá-la. Por isso a importância sobre os documentos que comprovam o seu tempo de trabalho exposto.
Esse período justificaria o motivo de sua solicitação, afinal, foi por causa dele que você pode desenvolver alguns tipos de dificuldades posteriores em sua vida.
Esse tempo gira em torno de 15 à 25 anos seguidos nesta profissão. Claro, é permitido que a exposição seja feita em diferentes setores de diversas empresas, desde que você tenha um laudo comprovando a situação.
Com todos os documentos e pontos necessários separados, vamos precisar dar entrada na papelada que definirá a sua aposentadoria especial. Para isso, será preciso entrar no site do próprio INSS.
Procure a função AGENDAR no site, assim, te levando a preencher algumas informações essenciais para o médico que irá lhe atender no dia de sua consulta.
Lembre-se de selecionar o tipo “aposentadoria por tempo de contribuição”, pois, ela também serve como opção para a aposentadoria especial. Agora, selecione uma agência que se localize próximo de sua casa e espere o dia de sua consulta.
Os valores de uma aposentadoria especial acabam variando de acordo com o tempo contribuído de cada pessoa. Para saber como será a sua possível aposentadoria, você pode realizar uma média aritmética.
Por exemplo: se você contribuiu por 25 anos - um total de 300 meses - só serão considerados apenas 240 meses. Pois, a sua aposentaria final só valerá por 80% de seu salário atual.
Agora, selecionado o salário dessas 240 contribuições é possível se fazer a média geral e descobrir o seu salário. Por mais que as contas sejam complicadas de se realizar, você conseguirá com o auxílio de uma calculadora.
A aposentadoria especial foi uma forma de se oferecer uma vida mais confortável a algumas pessoas que gastaram uma boa parte de sua vida a dedicar-se em prol de um bem maior.
Arriscar todos os dias a sua vida em algumas profissões nas quais poderiam sair sem a sua vida é algo reconhecido pelo INSS, através da aposentadoria especial.
Para se conseguir obtê-la, basta seguir o passo a passo citado ao decorrer do artigo, assim, cuimprindo todos os requisitos você não terá alguma dificuldade de garantir o que é seu por direito.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.