A NR 33 regulamenta esse tipo de situação, e é obrigação da empresa garantir a integridade do trabalhador por meio de programas de segurança testados e comprovados de eficácia.
Trabalhar em locais confinados é um risco muito grande. Muitos trabalhadores designados para atuar nessas áreas precisam estar preparados, por isso, um treinamento é necessário, pois, trabalhar em um espaço deste tipo não é fácil.
Dependente do quanto de espaço estiver disponível, a claustrofobia pode acabar atacando e a pessoa entra em desespero podendo até se machucar com isso. Por tanto, estar pronto para lidar em situações deste tipo requer treinamento.
A segurança para espaços confinados é importante. Se liga nessas dicas!
Não adianta pensar em formas de segurança para espaços confinados sem conhecê-lo antes. Como eu disse, pode ter ou não muito espaço, apresentar riscos diferentes ou o próprio trabalhados não está pronto psicologicamente.
Antes de mandar alguém para lá, é necessário ter, mais ou menos, as dimensões do lugar, o que tem lá, se existe mais de uma forma de sair e como retirar o trabalhador com segurança após sua entrada e em caso de emergência.
Sabendo dessas informações e o que mais achar importante, você conseguirá traçar um plano de segurança e escolher os equipamentos certos para proteger seu trabalhador nas mais diversas situações.
Isso está previsto na NR 33, onde o acesso a lugares de espaço confinado deve ser bloqueado para terceiros. Vale lembrar que ninguém é vidente por tanto, sinalize o motivo do bloqueio, certo?!
Nesses lugares, apenas alguns autorizados podem estar, como o supervisor e, claro, o trabalhador que vai realizar o serviço. A segurança para espaços confinados é muito bem planejada, deve ser na verdade, e isso proporciona uma maior segurança.
A restrição de terceiros ou outro tipo de pessoal, mesmo da própria empresa, impede que esses atrapalhem o trabalho de quem está atuando, bem como garantam sua integridade.
Além do mais, o espaço confinado pode acabar sendo estreito, e seu acesse impossível para mais de 1 pessoa, então, isso meio que deveria estar bem claro.
Lembra quando eu citei a claustrofobia? Trabalhar em locais de espaço confinado tem esse risco e o que ele desperta pode ser letal: o nervosismo.
Se você nunca viu alguém com esse tipo de ataque ou nunca teve, não sabe o que é desespero de verdade ao se ver preço em um lugar que parece estar se fechando como paredes móveis.
Para evitar que o nervosismo acaba causando problemas o desespero por parte do trabalhador, é necessário que seja realizado a capacitação do mesmo para atuar em qualquer tipo de espaço confinado.
A segurança em espaços confinados começa pelo trabalhador que for designado para tal parte destes lugares. Além disso, o trabalhador precisa estar capacidade em relação aos riscos, situações emergenciais e medidas de controle.
O empregador deve estar ciente que os equipamentos de segurança não devem ser apenas o único sistema para proteger o trabalhador de prováveis problemas principalmente quando ele atua em situação de espaço confinado.
Para isso, é necessário ter um plano de emergências muito bem elaborado e a ajuda de uma equipe de resgate muito bem treinada para atuar nessas situações com a máxima segurança e rapidez, que consiga acalmar o trabalhador e retirá-lo bem do local.
Como se não bastasse o perigo de trabalhar em espaços confinados, entrar a sem os equipamentos e certezas necessários é outro risco imbecil de se correr, vamos concordar.
Para evitar problemas, é necessário a verificação do ambiente, como já mencionei em outro tópico. Em seguida, usar os equipamentos necessários para evitar qualquer tipo de problema, contaminação, erro e o que mais possa acontecer de inesperado dentro daquele espaço.
A segurança em espaços confinados requer um bom número de equipamentos, são eles:
Estar preparando para qualquer acontecimento é o mínimo para manter-se protegido em caso de problemas inesperados durante o trabalho em espaços confinados.
Vale lembrar que todos os EPIs e EPCs deves ser verificado antes de seu uso, e talvez após também, para ser constatado o quanto antes a presença de algum problema em sua estrutura de segurança.
Para um trabalhador poder entrar em uma área de espaço confinado, deve ter em mão o PET. Esse é o documento emitido pelo supervisor de entrada. Todos que atuam naquela área deve ter um obrigatoriamente.
A segurança em espaços confinados se deve necessária para evitar que o trabalhador se machuque devido a isso. Deve-se sempre ter um plano de emergência e buscar oferecer o melhor equipamento de segurança possível ao trabalhador.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.