Os funcionários de uma empresa devem estar cientes que eles possuem mais direitos do que pensam, e um deles é a medicina do trabalho. É mais uma proteção do trabalhador contra os males físicos e mentais que podem ocorrer no ambiente onde trabalha.
A existência disso visa garantir que o trabalhador tenha a saúde necessária para atuar na sua área de atuação dentro da empresa.
Para combater problemas ocasionais que possam vir a ocorrer e proporcionar segurança e saúde ao colaborador é principalmente do médico do trabalho que atuará no combate a o diagnóstico precoce de alguma doença ou devido algum acidente.
Você conhece a sua real importância?
Nas palavras da ANAMT, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho “A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente à prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas à promoção da saúde e da qualidade de vida.”
Incrível como uma frase vinda da própria associação já consegue explicar quase tudo que precisamos saber sobre o médico do trabalho.
O médico do trabalho é quem cumprirá as medidas estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras que fala sobre a saúde e segurança do trabalhador no ambiente de trabalho.
Esse profissional usa de um artifício onde lhe é auxiliado a aplicação, prevenção e preservação da saúde dos trabalhadores: o PCMSO.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ou PCMSO, está previsto na NR 7 e é parte de um grande conjunto de iniciativas tomadas pelo médico do trabalho para atuar de maneira preventiva nos cuidados da saúde dos colaboradores da empresa.
Essa NR busca manter um certo controle médico de saúde das pessoas que atuam no ambiente do trabalho. Para isso, um médico irá avaliar todo o ambiente e constatar o que pode ser ou não ser um risco ocupacional a saúde e integridade do funcionário.
Além do mais, exames médicos são realizados para e identificar doenças e garantir a saúde. O PCMSO estipula alguns exames “estratégicos” que são obrigatoriamente feitos em todos os novos e antigos funcionários em qualquer uma das situações abaixo:
O médico do trabalho é um funcionário indispensável, obrigatório em empresas que possuam contratos CLT, tornando assim, obrigação da empresa implantar o NR 7 e garantir que seus funcionários tenham toda a segurança e saúde que necessitam para trabalhar.
Sabemos que, um funcionário que não está bem, produzirá menos e ao produzir menos, os rendimentos da empresa caem junto. O funcionário é quem faz a empresa se movimentar, conseguir gerar renda e trabalhar.
Na falta de algum deles, e pior se for de um cargo ainda mais importante, vai gerar algum tipo de lentidão.
Você já deve saber que a maioria dos procedimentos de NRs e PCMSO envolvem burocracias na maior parte.
Você deve parar e se perguntar, o que afeta mais a empresa que não busca investir na saúde e bem-estar dos seus funcionários? Os gastos. Vamos supor que uma empresa tem gastos bem altos anuais devido a ocorrências constantes de funcionários doentes.
E essas doenças são variadas, desde estresse, depressão, ansiedade, até dores musculares graves. E isso está apenas na lista de funcionários que trabalham em empresas de baixo risco, ou seja, que lidam com computadores e arquivos de escritório.
Imagine aqueles que trabalham em ramos perigosos. Nesse caso, investir na saúde é investir em segurança.
Na busca da empresa por saúde e qualidade de vida do funcionário, o médico do trabalho tem um papel muito importante como uma ponte que levará o empregador até esse objetivo.
A empresa é apenas uma parte afetada, pois, temos que contar a família do funcionário, que será prejudicada devido aos problemas adquiridos por uma má administração de saúde prestada pela empresa.
A Previdência Social é quem vai arcar com os custos de todos esses acontecimentos, o que acaba gerando gastos financeiros bem altos se o problema ocorre mais de um uma vez.
O médico do trabalho atuará na área que se encarregará de manter os funcionários saudáveis, para assim, evitar grandes problemas como os que já citei anteriormente.
É um assunto delicado, que deve ser pensado, mas, nunca rejeitado por qualquer empresa. Quando o assunto é a saúde de quem trabalha para manter funcionando os serviços da empresa, é inegável que seja necessário fornecer o que for preciso para mantê-los saudáveis.
A segurança e saúde no ambiente de trabalho são direitos que todos os funcionários possuem e que todos os empregadores devem solicitar para estar sempre proporcionando o melhor na questão de bem-estar e saúde a quem se esforça na função designada.
O médico do trabalho é um profissional indispensável e sua contratação é mais do que recomendada.
Vale ressaltar que, nem todos os lugares, como as cidades interioranas, possuem médicos especialistas nesse assunto. Nesses casos, a contratação de qualquer profissional médico com algum entendimento no assunto para assumir a função do PCMSO.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.