Outubro é caracterizado como o mês de prevenção ao câncer de mama. A campanha de conscientização dentro das empresas funciona muito bem e tem um resultado muito positivo. Confira a seguir como prevenir o câncer de mama e como promover esta conscientização dentro das empresas.
Outubro Rosa é um movimento que começou nos anos 90, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização sobre o câncer de mama. De início as campanhas eram fomentadas apenas em alguns estados isolados. Com o passar dos anos a campanha começou a ter maior magnitude, até que foi aprovada pelo Congresso Americano e passou a ter o reconhecimento legítimo como o mês de prevenção ao câncer de mama.
O símbolo do Outubro Rosa é o laço rosa, que inclusive só veio a surgir depois, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em sua primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 em Nova York. Os corredores receberam laços rosas e utilizaam durante a corrida. O poder desse tipo de campanha na época era muito grande e o laço rosa acabou se tornando o símbolo principal do Outubro Rosa.
No Brasil o Outubro Rosa só começou a ter início em 2002, com a notória iliminação cor de rosa no Obelisco do Ibirapuera. Após isso o Outubro Rosa foi ganhando força aos poucos ao longo dos anos, até que por volta de 2008 várias cidades e estados já haviam adotado a campanha.
As pessoas passam a maior parte do tempo em suas rotinas diárias de trabalho. As campanhas internas dentro das empresas, feita para os empregados no ambiente de trabalho, geram um resultado muito expressivo.
A mentalidade de quem trabalha funciona geralmente assim: há horas de trabalho e há horas de lazer. Nos momentos de lazer, dificilmente o trabalhador vai querer procurar sobre Outubro Rosa. Geralmente as pessoas buscam entretenimento quando estão fora de seus ambientes de trabalho. Por isso, incentivar a prevenção ao câncer de mama com campanhas internas nas empresas é algo que funciona bem, pois os trabalhadores acabam absorvendo melhor as informações e prestam mais atenção.
O ideal é que haja uma iniciativa do RH e dos gerentes dos setores para que possam pensar em uma campanha que esteja dentro da realidade da empresa. Muitas empresas podem investir em materiais educativos e palestras, enquanto outras não possuem tantos recursos para grandes campanhas. Contudo, é possível fazer muito utilizando o DDS (Diálogo Diário de Segurança).
O DDS é uma prática muito comum hoje em dia dentro das empresas, onde diariamente o gestor da empresa ou setor faz um diálogo rápido e prático, com a finalidade de ensinar e manter em dia a saúde e segurança no trabalho. Durante o mês de Outubro, a prevenção ao câncer de mama é um tema muito relevante que pode ser abordado.
Em suma, os métodos mais comuns para introduzir o Outubro Rosa nas empresas, são através de:
Mas afinal, como prevenir o câncer de mama?
Primeiramente, vamos entender o que é o câncer de mama e como ele começa. O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Essa multiplicação desordenada forma o tumor, que tem potencial para invadir outros órgãos.
O nível de desenvolvimento do tumor pode variar, alguns têm o desenvolvimento rápido enquanto outros levam mais tempo para se desenvolverem. Em qualquer um dos casos, quando tratados à tempo e adequadamente, geralmente apresentam um bom prognóstico.
O câncer de mama afeta as mulheres de todo o mundo. No Brasil, o SUS (Sistema ùnico de Saúde) oferece tratamento para o câncer de mama em unidades hospitalares especializadas.
EVITE FATORES QUE AUMENTAM OS RISCOS
Como já dizia Bernardino Ramazzini, o pioneiro da medicina do trabalho, “é melhor prevenir do que curar”. Essa premissa na prevenção de qualquer câncer é a melhor opção. Por isso é necessário se atentar a fatores que aumentam o risco de contrair a doença, pois o câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).
Outros fatores que aumentam o risco, são:
Mulheres que possuem um ou mais fatores genéticos/hereditários apresentam riscos elevados de desenvolver câncer de mama. Apenas 5 a 10 % dos casos da doença estão relacionados a esses fatores.
As mulheres devem se atentar ao fatores hereditários referentes a:
Além dos fatores hereditários, as mulheres precisam também se atentarem aos fatores reprodutivos e hormonais de sua trajetória, como:
Este fatores descritos acima são bastante comuns entre as mulheres. Mas nao entrem em pânico! Isso não quer dizer que irão desenvolver o câncer de mama. Porém é necessário se prevenir sempre.
MÉTODOS DE PREVENÇÃO NATURAIS
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de proteção contra o câncer. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem também contribuir para a prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.
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A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Apoio esta causa e compartilhe este conteúdo!
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