O sistema de gestão é uma forma de gerenciar de maneira mais simples os processos administrativos de uma empresa. Permitindo que suas informações sejam guardadas de maneira mais segura e impedindo que dados seja perdidos ocasionalmente.
Muitas empresa ainda utilizam fichas em papel para guardar informações dos paciente, ocasionando a perda, mesmo que não intencional de dados e tempo, pois para realizar a verificação de alguns dos documentos, o funcionário levará muito mais tempo dede encontra-lo até checa-lo por completo.
Sem contar no gasto desnecessário de papel. O controle de gestão online proporciona a empresa uma melhor rapidez em verificação e baixo gasto de material desnecessário.
Pode parecer um absurdo confiar em tecnologia para guardar dados tão importantes, mas, saiba que, mesmo arquivos físicos possuem seus riscos com o tempo, como a degradação do papel, danos devido à armazenagem e facilidade de roubo por pessoas de má índole.
Primeiro é realizado o cadastro do paciente no sistema. Com o cadastro realizado, tanto o paciente, quanto o funcionário tem melhor sentimento de segurança.
Por exemplo, ao ligar para a clínica a fim de marcar algum procedimento, antigamente o paciente teria de informar uma série de dados ao funcionário que passaria um bom tempo procurando os registros.
Em muitas vezes, o paciente teria de ficar horas esperando sendo passado de lugar para lugar na clinica.
Hoje, no entanto, com a gestão por meio do software online, basta um simples dado que leve ao cadastro do paciente que, em questão de minutos, tem seus dados completos encontrados e sua consulta marcada sem qualquer problema.
Outro grande problema são as receitas médicas. Quem nunca foi ao um medico e, ao receber sua receita de medicamento, ficou tentando decifrar a letra estranha que o médico escreveu?
Sempre me perguntei o que os médicos têm que todos possuem letras indecifráveis, será esse um quesito obrigatório na faculdade de medicina? Brincadeiras a parte..
Às vezes, nem o próprio farmacêutico entende o que o profissional quis passar ao escrever no pedaço de papel de receita, gerando problemas e demora no recebimento dos medicamentos e inicio do tratamento médico necessário.
A impressão da receita foi uma boa opção para substituir a escrita indecifrável. Até hoje, muitos ainda usam isso com expressão para alguém que possui uma maneira de escrever que se qualifique como desagradável “credo, que letra de médico, não da pra entender nada!”.
Com a impressão das receitas médicas, o farmacêutico, e até mesmo você, conseguirá sem problema algum entender o que o profissional lhe receitou.
Ao se adequar ao software online de gestão, a empresa elimina desnecessariedades, como o uso de planilhas, pastas, gavetas cheias de papeis de documentos, etc. O próprio sistema garante a unificação dos dados e a organização conforme for estabelecida na hora do cadastro do paciente.
O software online garanta a total proteção das informações e sigilo absoluto, tendo algumas informações apenas acessadas por quem detiver senhas especificas para tal documento.
Lembro-me de ver uma funcionária desesperada ao não conseguir encontrar as informações de uma importante paciente, a sua busca desesperada era visível por todos na recepção.
Ao não conseguir encontrar, chamou o gerente que, ao constatar a perda de tais documentos, foi obrigado a abrir um processo para averiguar onde estaria esses papéis.
Assim, o cliente precisou realizar um novo cadastro, tendo que procurar comprovantes de consultas que já realizou e, que muitas vezes, os perdeu ao longo do tempo. Assim, seu tratamento ficou paralisado a fim de evitar complicações.
Sem tratamento, o paciente tem sua saúde debilitada. Podendo arcar com processos judiciais contra a clínica por perda de documentação e informações referentes à situação da sua saúde.
Se a empresa tivesse optado por investir em um software de gestão online, os dados daquela senhora estariam seguros e livros de perdas como o ocorrido. Esses softwares também garantem melhor tranquilidade dos funcionários
Mas, tenha em mente que nada é inviolável ou 100% seguro. Tudo, em algum momento, se não for chegado periodicamente, pode apresentar erros. Em caso do software online, os erros geralmente são mínimos.
Por exemplo, em caso de perda de dados, é mais fácil recupera-los pelo software quase que instantaneamente, mesmo que oculto, um backup do sistema, e, ocasionalmente, dos dados dos pacientes.
Esses backups podem ser realizados manualmente ou por automação, caso exista a necessidade. A verificação do sistema é recomendada semanalmente, evitando assim erros como esses. Tais verificações devem apenas ser executadaz por profissionais da área.
No mundo atual, recorrer a sistemas de arquivamento físico tornou-se muito mais perigoso. Pois a perda de dados é maior e o possível roubo de informações é facilitado, ou seja, qualquer pessoa pode pegar a qualquer momento sem o consentimento de ninguém.
Já com o software online, o roubo e perda de dados são mínimos e facilmente reversíveis.
Ninguém pode ou vai, roubar os dados sem que outros saibam, pois o computador guarda diretrizes de acesso que informam o momento de conexão de alguém fora do expediente e sem autorização.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.