Você sabe exatamente o que é o FAP é porque ele é tão importante para as empresas e seus funcionários? Bem, tudo bem que você não souber, afinal, muitas empresas também não sabem e por isso acabam deixando esse assunto de lado.
Você precisa saber que a FAP é algo muito importante, mesmo que possua um impacto considerável na economia da sua empresa. Em 2017, a Revista Proteção fez uma pesquisa que mostrava a porcentagem de pensionistas, profissionais, que consideraram implantá-la.
Essa porcentagem foi muito abaixo do esperado, nem alcançando os 40%, sendo de apenas 32,74%. Para um assunto tão importante, parece que as empresas estão por fora, ou mesmo não a conhecem.
Mas, você aí, que está lendo isso, quer conhecer e saber como calculá-la?
FAP ou Fator Acidentário de Prevenção, é uma medida criada com a intenção de propor um estímulo que incentive a competitividade entre as empresas no mercado. Além disso, ela visa proporcionar um ambiente seguro de trabalho para os funcionários de uma empresa.
Esses objetivos só podem ser alcançados por meio de incentivos econômicos na contribuição do seguro contra acidentes de trabalho da previdência social.
Nessa parte é o motivo das empresas, a grande maioria, não aderiram ao FAP, pois, essa contribuição pode sofrer desde aumento até redução da mesma. O aumento pode ser de até 100%, enquanto a redução chega a 50%.
Isso ocasiona em um grande impacto de gastos para a empresa, principalmente aquelas que não podem pagar a mais por isso. O que acaba grande um desinteresse muito grande por parte de profissionais e das empresas.
Ainda existem empresas que desconhecer o FAP e o seu impacto econômico. O FAP pode vir a criar benefícios para a empresa, como a redução citada acima, e a melhora nos ambientes de trabalho, tornando-os mais seguros para os trabalhadores.
No entanto, existem algumas campanhas motivadoras que visa mudar esse cenário e como a FAP é vista, mostrando seus pontos positivos aos profissionais, com a necessidade de beneficiar a segurança ea saúde de quem trabalha no ambiente da empresa.
Bem como o lado do financeiro, que é bastante afetado pelo FAP.
Para incentivar as empresas a investirem em segurança e saúde para seus empregados no ambiente de trabalho foi criado, em 2010, o FAP. O FAP é um multiplicador que pode variar de 0,5 a 2 pontos.
O índice FAP da empresa é multiplicado pelas alíquotas do RAT. O valor em porcentagem refere-se aos gastos da empresa ao custear os benefícios por qualquer acidente de trabalho e aposentadorias especiais dos funcionários.
Olhando pelo melhor lado, vemos nisso uma oportunidade das empresas se empenharem o dobro para garantir a segurança e saúde dos funcionários no local de trabalho. Quando a empresa detém um número mínimo de acidentes ocorridos, ela é mais prestigiada.
Sabemos que essas empresas são as que buscam dar mais segurança. É como já estamos cansados de saber, se for para acontecer, vai acontecer. Mas, se conseguimos impedir o máximo possível, já está de bom tamanho.
Empresas com altos índices de acidentes não são muito bem vistas e acabam por ganhar uma fama de descuidadas para com os seus funcionários. E é isso que o FAP busca mudar nas empresas, o empenho em investir mais em segurança.
Funciona da seguinte forma, quando a empresa possui um alto índice de acidentes de trabalho registrada, ele contribui mais. Porém, quando o índice de trabalho é mínimo ou mesmo inexistente, a empresa ou paga menos ou exatamente metade da contribuição.
É simples, veja só, você multiplicará o FAP da empresa pelo RAT. Vale ressaltar que o RAT tem os valores de 1, 2 ou 3%. Essa multiplicação vi gerar uma porcentagem que será somada aos 20% no INSS.
No site da Dataprev você pode fazer isso bem facilmente. Isso é pela área de FAPWeb. Já no site, você verá uma tela onde precisará digitar algumas informações da sua empresa:
Após isso, basta fazer a verificação de segurança e pronto, clica em consultar. Na página seguinte, abrirá algumas informações e para conseguir visualizar o FAP da empresa, basta clicar novamente em consultar no campo superior esquerdo.
Então você conseguirá ver, bem abaixo, o FAP da sua empresa. Existem alguns detalhes a mais como a seleção do estabelecimento, isso se você tiver mais de 1. Não esqueça de possuir o valor da folha salarial e do RAT.
Pronto, você terá o impacto econômico anual que sua empresa está tendo. Bem simples na verdade, não acha?
Esse é um assunto por muitas empresas desconhecido. Bem, isso se deve ao fato de nem todas estarem por dentro do que o FAP é e qual sua importância tanto para a empresa quanto para o funcionário. Vale a pena verificar bem esse assunto para não perder nenhum benefício.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.