Sabemos que em meio ao aumento de casos de Covid-19 no Brasil, todos os estados e municípios brasileiros, em algum momento, precisaram decretar o fechamento do comércio e outros serviços considerados “não essenciais”, algo que gerou grande impacto aos donos de micro e pequenas empresas, que precisavam labutar no dia a dia para conseguir manter sua família e a manutenção dos negócios. Grandes empresas também sentiram forte os impactos. Ao todo, muitos negócios foram à falência.
Porém, houveram aqueles que tentaram de todas as formas se reinventar, readaptar produtos e serviços oferecidos ou simplesmente começar do zero em algo totalmente diferente do que já atuava. Essas pessoas, sem sombra de dúvidas, tiveram que pensar muito, analisar muito e se empenhar mais ainda para ter um retorno considerável nos lucros, principalmente em cima do que foi investido inicialmente, afinal, dar tudo o que temos – seja em esforço físico, mental ou em investimento financeiro – é um risco em tanto.
É extremamente necessário que toda e qualquer empresa se adapte ao novo padrão exigido pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de sua cidade local. Os clientes precisam sentir segurança ao adquirirem qualquer produto ou contratarem qualquer serviço ao longo desta pandemia de Covid-19. Por isso, o primeiro passo é fazer esse reajuste nas normas de segurança ao levar o produto ou serviço até o cliente.
Veja a seguir 3 dicas para reajustar o padrão de segurança sanitária em seu empreendimento:
1. Máscara, álcool em gel, distanciamento social. Este é o básico e está presente em todos os protocolos, por mais que sejam alterados e ajustados conforme as ondas de restrição. Informe sempre aos clientes sobre os cuidados de higienização que estão sendo tomados – desde o atendimento ao cliente até a preparação do produto ou serviço que será prestado.
2. Atente-se à onda em que seu Estado ou município se encontra. Se o seu empreendimento está em local físico e pode funcionar (permitida a aproximação ou entrada e circulação de pessoas), deixe sempre à vista um ou mais suportes abastecidos com álcool em gel ou álcool 70% para que os cunsomidores possam usar.
3. Adicione sinalizações na porta da loja, entrada, caixa e corredores alertando sobre o uso de máscaras e distanciamento. Evite ao máximo qualquer toque entre você e seus colaboradores, bem como entre todos e qualquer pessoa que venha de fora.
Em meio ao lockdown e suas diferentes ondas de restrição, um novo (e talvez antigo) método de atendimento que tem permitido algumas lojas funcionarem é o atendimento “à meia porta”. O atendente fica na porta da loja, com meia porta aberta e vai até o consumidor. É como ter um balcão logo na frente, onde o atendente pergunta o que o consumidor deseja e vai ao fundo da loja procurar e fornecer o produto ou as opções. Dessa maneira, se for pensar, é como se a própria loja fosse um armazém, com um balcão na frente. Este simples método tem salvado e permitido que as empresas atuem com suas portas semi-abertas (é claro, sempre com o uso de máscaras e seguindo o protocolo de segurança).
Além de funcionar “à meia porta”, os estabelecimentos deixam às suas portas o seu contato digital. E este é o ponto crucial: o seu negócio consegue funcionar de maneira não presencial, se for necessário?
Independente do ramo que escolher investir, pense que, se necessário, o seu negócio precisa ter um “modo digital”, o qual vai permitir que funcione caso a pandemia perdure por mais tempo, ou retorne mesmo após ter passado.
Investir e empreender é sempre um jogo de coragem, ainda mais em tempos incertos como esse que estamos vivendo. Porém, se optar por esperar a pandemia passar, as contas vão continuar chegando no fim do mês. Buscar a adaptação requer coragem.
Nesse momento, a maioria dos consumidores estão revendo suas prioridades, com isso, muitos produtos e serviços deixaram de ser essenciais na vida dos mesmos. Com essa mudança de prioridades, é importante que você fique atento ao que o cliente deseja e saiba se você pode ofertar o que desejam, seja igual ou semelhante.
Imagine que o consumidor está passando maior parte do seu tempo em casa. O que seria adequado oferecer, nesta situação? Os momentos de lazer, que geralmente são nos fins de semana, agora precisam ser aproveitados dentro de casa. Se trabalha no ramo alimentício, por exemplo, ofereça opões que condizem com a situação, tanto em qualidade e preço. No ramo de decoração, a mesma coisa E assim sucessivamente para todos os segmentos.
• Se você não possui estrutura financeira necessária para criar um produto do zero ou readaptar um produto ou serviço, não se desespere! Expanda as possibilidades e afilie-se à uma outra empresa ou pequeno negócio. Colabore com suas habilidades em marketing (se houver), trabalhos manuais, gestão empresarial, dentre outros;
• Reinventar-se é preciso! Mas infelizmente, para alguns, é complicado se reinventar, principalmente quando já se está há tempos atuando em um único segmento. A dica é usar a internet como aliada para fins de estudo, capacitação ou simplesmente na busca por conteúdo novo;
• Por falar em capacitação, nunca é tarde para aprender mais. Utilize a internet também para instruir-se em novos ramos. Cursos de baixo custo ou formações gratuitas são sempre bem vindas para quem deseja adquirir mais conhecimento;
• Nada de se autossabotar! Mesmo que a situação pareça desesperadora, ainda não é o fim do mundo. Cuide de sua saúde física e mental antes de qualquer coisa. Nunca esqueça: para que o processo de criação flua positivamente, é necessário que você esteja bem.
Se você conta com a ajuda de funcionários ou colaboradores no ramo em que atua, é essencial que você olhe para eles com carinho neste momento difícil também! Afinal, é com a ajuda deles que você consegue organizar e deixar tudo em ordem a sua empresa ou pequeno negócio. Saiba como:
Ofereça conforto aos seus funcionários e colaboradores
Oferecer conforto significa o famoso “ombro amigo”, o “ninguém solta a mão de ninguém” ou até mesmo o “juntos até o fim”. Eles precisam saber que vocês continuarão unidos e que encontrarão soluções viáveis a qualquer problema que surgir. Isso passa credibilidade e os instiga a trabalhar com mais confiança e respeito por você.
Incentive-os
A mesma dica já dada a você neste artigo, pode servir aos que trabalham com você. Incentive-os a buscar formações gratuitas na internet ou busque junto com eles essa formação. Seja na área de desenvolvimento de ferramentas digitais para a produção, ou marketing de produtos e serviços e até mesmo melhoras na entrega de mercadorias. É sempre bom manter-se instruído em conteúdos novos.
Treinamento
Além da formação, treinamento também é importante! Treine sua equipe para ficarem aptos a enfrentar qualquer problema. Afinal, neste momento em que o mundo se encontra abalado por causa da pandemia de Covid-19, é necessário que pensamentos mudem e comportamentos melhorem.
Fortaleça as relações digitais
A pandemia – que deixou todos isolados – permitiu que as pessoas se conectassem cada vez mais as redes e mídias sociais. Nessa hora é muito importante que em sua equipe haja alguém que trabalhe com marketing digital e de relacionamento. Deixe que esse colaborador atue no processo de criação e planejamento de integração de sua empresa no meio digital.
Alguns empreendimentos já foram projetados desde o início a funcionarem de maneira remota ou “home office”, como é o caso do ramo de freelancers digitais, por exemplo. Porém para a alguns, a mudança foi drástica. Restaurantes que não forneciam o delivery, tiveram que se adaptar, por exemplo. Confira a seguir.
Ramo alimentício
As pessoas que não conseguiram manter seu negócio, faliram ou perderam o emprego nessa pandemia, tiveram que se virar de alguma forma. Até quem não tinha habilidades culinárias, investiu um pouco ou tudo o que tinha para ingressar no ramo alimentício. Delivery ou “facilita entrega” se tornaram moda para levar produtos da área de confeitaria, fast food e marmitas de comida em geral até os clientes;
Design Gráfico
Com o surgimento de novos empreendimentos, é necessário que haja todo um marketing envolvido. Como divulgar sem ter uma marca? Aí que entra o profissional designer gráfico. Ele será capaz de criar uma marca, um logotipo e todo um conjunto de material de divulgação para você.
Corte, costura e serigrafia
Um acessório essencial? Máscara! Diversos modelos, cores, estampas de máscaras estão salvando vidas, não somente de quem as usa, mas também de quem as fabrica.
Freelancer
Nas áreas de marketing, jornalismo alternativo ou suporte administrativo, temos os profissionais autônomos freelancers. Diversos sites podem contratar esses profissionais para dar-lhes trabalhos de digitador, redator, divulgação de produtos e serviços, dentre outros.
No que se refere ao digitador e redator, não é necessário experiencia prévia, basta apenas saber escrever e interpretar bem. Já nos outros serviços, sites contratantes podem exigir experiencia ou especialização, como diferencial. Mas não podemos negar que este é um belíssimo home office, não é mesmo?!
Venda de produtos artesanais
Crochê, tricô, brincos, pulseiras, pinturas, compotas, toalhas e tantos outros produtos feitos a mão, na rua, em casa ou em uma cooperativa, podem ser chamados de produtos artesanais.
Aqueles que possuem o dom de criar peças de forma manual tem ganhado destaque no mercado. As pessoas passaram a ficar mais em casa e olhar para ela, surgindo a vontade de redecora-la e a buscar pessoas que ofereçam objetos decorativos, ou tapetes, ou até mesmo uma rede para a varanda.
Ou então a vontade de comer um docinho caseiro, como uma compota de frutas ou doce de leite. E até mesmo arrumar-se com joias e bijuterias de capim dourado, missangas, penas ou pérolas para assistir à live de algum artista ou banda. Não importa o que seja, os profissionais com domínio em trabalhos manuais está mais que preparado para atender seus clientes com belas peças.
Consultoria de SST
A consultoria de SST trabalha oferecendo auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança ou que precisam de algum complemento como o apoio de profissionais especializados para o departamento já existente.
Entre as funções da consultoria dentro de uma empresa estão diversos treinamentos como de uso, conservação e guarda do EPI 9 (Equipamento de Proteção Individual), de segurança e operação de equipamentos e ainda treinamento ergonômico. Além disso, também é sua função elaborar relatórios de insalubridade, por exemplo.
Conhecimento específico
Uma consultoria tem o conhecimento específico de Saúde e Segurança do Trabalho que são necessários. A Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto, cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá identificar cada um.
Aumento de produtividade e evita prejuízos
Implementar normas de saúde e segurança do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais diminuem.
Profissionais qualificados
O conhecimento específico da área é fundamental para que se desenvolva programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário.
Leis
Existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do Trabalho que toda empresa deve seguir. Uma consultoria de SST tem um conhecimento profundo sobre elas, evitando multas e prejuízos.
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