O CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais não será atualizado com os lançamentos feitos no eSocial, segundo o Dataprev, durante o seu período de manutenção (20/06 até 05/07).
O CNIS está sob atualização para internalização da nova versão do eSocial (v.S-1.0). Devido a isso, o CNIS não será atualizado pelos eventos do eSocial durante o período de manutenção que iniciou no dia 20/06 (17h44). A previsão de término está para o dia 05 de Julho (2021).
Quando a manutenção do CNIS for concluída, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados automaticamente à base do CNIS. O usuário não vai precisar atualizar ou retransmitir nada.
Os sistema que são integrados com o CNIS, como a Carteira de Trabalho Digital, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até inclusão do processo.
Para quem não sabe, o CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais é um sistema de base de dados nacional que engloba todos os trabalhadores brasileiros. Este cadastro (CNIS) disponibiliza os dados para a Carteira de Trabalho Digital, e também é utilizado pelo INSS para concessão de benefícios e afins.
Desde o final de 2019, os dados deixaram de ser recebidos e processados mensalmente e passaram a sere disponibilizados em tempo real pelo eSocial. Ou seja, quando um empregador transmite uma informação ao eSocial (uma admissão, por exemplo), ela é recebida, transmiida para a Dataprev, processada pelos sistemas, disponibilizadas no CNIS, e então são imediatamente exibidas na Carteira de Trabalho Digital do trabalhador.
Funciona basicamente assim:
Informação enviada ao eSocial > Transmitida para o Dataprev > Disponibilizada o CNIS > Exibida na Carteira de Trabalho Digital.
O que está acontecendo no momento é que o CNIS está passando por uma manutenção para se integrar a nova versão do eSocial (v. S-1.0). Ele ja é integrado com a versão antiga (2.5) desde dezembro de 2019 e agora passará a integrar a nova versão, após o dia 05/07, segundo o prazo divulgado pelo governo.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.