O portal oficial do eSocial disponibiliza uma página dedicada a informar sobre o status do servidor responsável por receber as informações. Em alguns casos de erros de envio dos eventos, é possível que o motivo esteja relacionado ao status do servidor.
A página de status dos servidores do eSocial não é amplamente divulgada e muitos ainda não sabem que existe um link para consultar se o eSocial está funcionando adequadamente ou não. O portal define a página de status como “intercorrências relativas ao acesso ou transmissão de arquivos ao eSocial".
O portal do eSocial denomina o status como ‘semáforo’, onde exibe as cores vermelha, amarela e verde.
• A cor verde significa que o servidor está funcionando normalmente e os eventos estão ‘transitando’ com normalidade, sem relatos de problemas no acesso ou transmissão de arquivos .
• A cor amarela significa que um número considerável de eventos não estão sendo recepcionados devidamente ou o acesso está muito congestionado, resultando em um aumento no tempo de processamento.
• A cor vermelha basicamente significa que o servidor do eSocial está indisponível ou fora do ar. Neste caso, nenhum evento é processado ou recebido pelos servidores do governo.
O status é dividido entre as modalidades ‘Web Service’ e ‘Portal Web’. O Web Service é responsável por receber e processar as informações dos eventos do eSocial. O Portal Web refere-se ao portal de acesso via portal GOVBR. Geralmente é o semáforo do Web Service que oscila durante alguns períodos do mês, principalmente na segunda semana próximo ao dia 15, que é o prazo de alguns eventos importantes (o que gera maior congestionamento de acessos).
Para consultar o Semáforo do eSocial, acesse aqui.
O Semáforo do eSocial disponibiliza também a possibilidade de consultar períodos anteriores, por meio do histórico.
(imagem recortada do semáforo no dia 08/05/2023 https://www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/semaforo)
Note que no dia 02/05/2023 o ambiente de produção entrou em sinalização amarela no Web Service, às 12h30. No mesmo dia, às 19h20, o ambiente de produção foi normalizado.
No dia 08/05/2023 o Web Service entrou em sinal vermelho, o que significa que esteve fora do ar. O Portal Web, durante o mesmo período, teve sinalização amarela (acesso congestionado).
O Semáforo do eSocial guarda todos os status que houveram desde sua implantação. É possível visualizar históricos desde 2019.
Alguns erros podem estar diretamente relacionados com o status ou ‘semáforo’ do servidor do eSocial. Quando alguns destes erros ocorrem durante alguma transmissão de evento, geralmente a única solução é aguardar o servidor do eSocial normalizar-se.
Os principais erros decorrentes do eSocial estar fora do ar ou congestionado, são:
eSocial - Erro 301
A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha não identificada que pode ou não ser temporária. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça por um período superior a 6 (seis) horas, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço https://www.gov.br/esocial/pt-br/canais_atendimento.
eSocial - Erro 407
A regra de precedência na transmissão de eventos não foi seguida. Eventos desse tipo não devem ser enviados para processamento em paralelo.
eSocial - Erro 409
Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB.
Os erros 543 e 1089 também são comuns.
Visualize mais erros comuns em nossa FAQ do eSocial.
No Sistema ESO, o suporte técnico é ciente e guia os usuários quando algum erro acontece, solucionando o problema o mais rápido possível. O suporte técnico do Sistema ESO também é responsável por capacitar todos os clientes e usuários na plataforma, com atendimento especializado e focado no eSocial (SST).
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