Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que está insatisfeito com algumas das normas regulamentadoras existentes na área da saúde e segurança do trabalho. Especialmente pelo fato de que as exigências acabam afetando o pequeno empreendedor que empreende em áreas de baixo risco, como escritórios e comércio local.
A princípio a idea seria diminuir as exigências para os pequenos negócios que não afetam a saúde do colaborador.
Em um vídeo oficial, o Ministério do Trabalho confirmou que está realmente pensando em desburocratizar a área de SST.
Em meio a esta possível simplificação e melhoria das normas regulamentadoras, seria insensato exigir a adoção do eSocial para SST num prazo tão apertado, tendo em vista que a algumas NRs serão revisadas.
Especula-se que o eSocial possa ser adiado novamente para pelo menos Outubro/2019.
Nenhuma informação foi consolidada mas podemos esperar comunicados oficiais nos próximos dias.
No vídeo a seguir, foi sugerido que neste momento, apenas os eventos referentes a CAT fossem obrigatórios:
Mesmo que este adiamento seja confirmado, é indicado que os profissionais da área da sáude e segurança ocupacional já começem a buscar um Sistema Online Focado no eSocial, pois deve se levar em consideração o tempo de implantação do software e principalmente o tempo de treinamento para que sua equipe fique abituada a gerar os diversos eventos obrigatórios como s1060, s2220, s2240 e etc.
Não deixe para a última hora, o envio errado das informações ou fora do prazo pode acarretar multas pesadas para a empresa.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.