Após dias suspenso, o eSocial versão S-1.0 está oficialmente adiado. O Governo confirmou hoje (08/06) o adiamento do envio de eventos de pessoas físicas e SST até a implantação da versão S-1.0 do eSocial.
No dia 14/05 foi divulgada a suspensão da implantação do eSocial S-1.0, impossibilitando assim o envio de eventos dos empregadores pessoas físicas e de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que somente serão recebidos na nova versão S-1.0. Hoje seria, de acordo com o cronograma, a data de início da obrigatoriedade dos eventos de SST (08 de Junho). Para confirmar o adiamento, que já era de se esperar devido à suspensão, o governo então publicou hoje a confirmação.
“Como já divulgado, a nova versão S-1.0 do eSocial foi reprogramada, de forma a permitir ajustes no CNIS pela Dataprev. Assim, os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), previstos para o mês de junho, ficam automaticamente adiados, uma vez que somente serão recebidos na nova versão.
O mesmo se aplica para o envio dos eventos de folha dos empregadores/contribuintes pessoas físicas (exceto doméstico), previsto originalmente para o mês de maio/2021, cuja entrada também está vinculada à nova versão S-1.0.”
Mesmo confirmando o adiamento, não foi divulgado ainda um novo cronograma ou data de implantação. Segundo a notícia, será publicada uma portaria em breve sobre a nova data de obrigatoriedade:
“A nova data de início da obrigatoriedade de envio desses eventos será definida em portaria a ser publicada.”
Vale lembrar que, para as empresas do 3º Grupo de obrigados ao eSocial (empregadores pessoas jurídicas), o envio de folha para a competência maio/2021 está mantido na versão 2.5.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.