O DDS – Diálogo Diário de Segurança – consiste em um protocolo que visa prevenir quaisquer acidentes de trabalho. Confira a seguir algumas dicas de aplicação, tendo em vista o novo coronavírus e o cenário atual de trabalho no país.
O DDS consiste na abreviação de Diálogo Diário de Segurança e é um protocolo dentro do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e tem foco na prevenção a acidentes dentro do ambiente de trabalho.
Na prática, assim como o próprio nome sugere, a DDS se fundamenta no diálogo. Ela no dia a dia da empresa se dá por meio de um bate-papo promovido e guiado pelo gerente, supervisor, técnico responsável ou alguém que tenha propriedade para falar sobre os temas abordados, que como vimos, tem foco na prevenção aos acidentes de trabalho.
Pessoas que compõem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) costumam ser os mais indicados para comandar os encontros de DDS.
Para que o Diálogo Diário de Segurança apresente bons resultados não demanda de muito tempo diariamente. Com apenas cinco a até quinze minutos todos os dias já é possível obter bons resultados. O ideal é que esse bate papo ocorra antes de o expediente efetivamente ter início.
Apesar de ter o foco voltado principalmente para a prevenção aos acidentes no ambiente de trabalho, também podem ser abordados outros assuntos nesses momentos como saúde mental, meio ambiente, e inclusive a COVID-19.
Possivelmente todos os profissionais empregados passaram por um treinamento sobre o uso das máquinas da empresa bem como sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual, mas quando foi isso? Somente quando eles entraram? Há palestras frequentes sobre a segurança no ambiente de trabalho?
Muitas vezes o funcionário precisa operar alguma máquina, por exemplo, que faz um certo tempo que não opera. Por mais que ele tenha a expertise, o dia-a-dia pode tornar distante o manuseio correto devido a memória muscular recente de alguma outra tarefa. A DDS ajuda muito nisso, pois mantém sempre fresca a memória dos trabalhadores referentes às boas práticas em suas funções.
A DDS é uma forma de reforçar todas as medidas que os seus colaboradores já devem saber, mas que não custa nada reforçar. Além disso, ela pode atuar como um agente integrador da equipe promovendo uma troca entre todos os funcionários, o que pode acabar sendo bem rico para a empresa e que pode igualmente evitar acidentes no ambiente de trabalho.
A questão se a COVID-19 é ou não uma doença ocupacional, ainda é um tanto complicada. É difícil que se comprove que um funcionário contraiu a doença necessariamente no ambiente de trabalho. Porém, mesmo assim, sem dúvidas é um tema de forte peso em um DDS, ainda mais para este ano de 2021 tendo em vista tudo o que ocorreu no ano de 2020. Portanto sim, pode e deve ser tema de um DDS. Além do mais, como se trata de um diálogo diário, quaisquer temas que abordem a saúde dos trabalhadores valem a pena, não precisam ser apenas acidentes de trabalho, até porque falar todos os dias sobre os mesmos acidentes de trabalho tornaria o diálogo pouco interessante e é importante que o trabalhador tenha de fato interesse no conteúdo.
Da mesma forma que muitas funções foram adaptadas para serem feitas remotamente, o DDS também pode funcionar muito bem de maneira remota. Caso o coordenador/líder da equipe de trabalho esteja de quarentena devido ao coronavírus, ele pode também adaptar o DDS para ser feito remotamente em uma vídeo chamada com a equipe diariamente.
Não pensando apenas no custo, mas não deixando de considerá-lo, acidentes de trabalho acabam afetando o seu quadro de funcionários, sua produção, acaba demandando de uma série de custos e tudo isso pode acabar sendo evitado apenas investindo em DDS.
Quer saber como aplicá-la na sua empresa? Há alguns passos que vão facilitar a introdução da mesma no seu ambiente corporativo.
Passo 1: O primeiro passo para a aplicação da DDS no ambiente de trabalho é comunicar todos os seus colaboradores sobre o início da DDS, informando-os sobre o dia e o horário bem como o local em que irá ocorrer.
O simples fato de você adotar o DDS na sua empresa já demonstra para os seus funcionários que a empresa se preocupa com a sua integridade e com o seu bem-estar no ambiente de trabalho.
Não se esqueça de informar quanto o que vem a ser o DDS e a sua importância. Isso vai motivar os seus funcionários a participarem mais efetivamente.
Passo 2: Defina um objetivo para cada reunião e o que você de fato quer que seja passado para os seus colaboradores. Se pergunte claramente sobre qual o objetivo daquela reunião. Além disso, mantenha o foco e tenha certeza que a informação está sendo passada de modo claro para todos.
Passo 3: Prepare histórias para os seus funcionários sobre o tema a ser exposto. Uma ideia é conversar sobre o que pode ocorrer caso o funcionário não venha a fazer o uso adequado do EPI. Os colaboradores tendem a criar um senso de responsabilidade quando se deparam com as consequências reais do não uso de um equipamento, por exemplo, e com isso passam a utilizá-lo.
A essa altura você pode abrir para que seus colaboradores deem relatos sobre o assunto tratado, mas de maneira breve e sucinta. Lembre-se, os bate papos de DDS consistem em períodos curtos de tempo.
Passo 4: Cuidado com a linguagem adotada. Não use palavras técnicas demais porque isso pode acabar atrapalhando a compreensão de todos. Opte por uma linguagem mais simples que além de ser mais facilmente assimilada ainda prende mais a atenção.
Pode parecer que o DDS é algo muito formal, mas não é bem assim. Muitos DDS se parecem com meras conversas durante o dia-a-dia, do líder/coordenador com a equipe. Por exemplo, pela manhã quando o mestre de obras fala com a equipe minutos antes de começar a obra, relembrando-os sobre o uso de EPIs e alertando-os dos riscos de trabalho. Portanto, não precisa ser necessariamente dentro de uma sala fechada com um slideshow. É algo onde pode-se aplicar a didática de cada orador de maneira adaptável. O importante é manter o interesse da equipe e dos funcionários para que de fato o DDS tenha valor verdadeiro.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.