Para você que procura saber como funciona a análise de riscos ocupacionais, acompanhe esse artigo até o final, pois vai descobrir quais os métodos precisa adotar na prática no momento de tomar essa medida.
Os riscos ocupacionais consistem na possibilidade do trabalhador ter algum tipo de dano causado por um acidente.
Conforme o Ministério do Trabalho, esses riscos são classificados através de sua natureza, que podem ser:
A portaria de Nº 3.214, de 1978, traz uma série de regulamentações que solidificam as leis quando se trata de segurança e medicina do trabalho.
Em agosto de 1992, o Ministério do Trabalho e Emprego torna obrigatória a Elaboração do Mapa de Riscos para as empresas.
O Mapa de Riscos representa graficamente os riscos ocupacionais, logo objetiva reunir informações para fazer um diagnóstico da situação de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Após isso, há a possibilidade de divulgação entre os funcionários, consequentemente os envolve nas atividades de prevenção.
É de extrema importância que o responsável por elaborar uma análise de riscos ocupacionais conheça detalhadamente todo procedimento e tenha sólido conhecimento para evitar qualquer tipo de falha.
Para iniciar na prática a análise de riscos ocupacionais, separeis os principais passos a serem tomadas:
É necessário compreensão aprofundada em toda metodologia de trabalho. Neste momento você precisa ter as seguintes informações:
São classificados conforme vimos acima e eles podem ser:
Cada tipo desses riscos é representado por uma cor, que ajuda na identificação da sinalização. São elas:
Verificar as medidas preventivas e analisar sua eficácia:
Além de fazer o levantamento ambiental é importante conhecer as análises realizadas anteriormente. Neste levantamento é possível:
O Mapa de riscos precisa seguir o layout e o padrão do órgão competente. Deve ser apontado em círculos:
Com todas as informações a CIPA deve examinar cada risco apontado para classificar o perigo por tipo de agente, seguindo a tabela de riscos ambientais, determinando em grau pequeno, médio ou grande.
Os riscos são representados por seu tamanho, em círculos, e em seu tipo pelas cores. No caso de diferentes tipos de riscos, o círculo pode ser dividido com cores diferentes.
O Mapa de Riscos fica exposto em lugar visível a todas as pessoas que trabalham no local, para que sirva de alerta sobre os riscos de acidente em cada um dos pontos marcados.
O objetivo é a eliminação destes riscos ocupacionais ou a redução dos mesmos.
Demonstrei através de etapas a implementação da análise de riscos ocupacionais, obrigatório a todas as empresas.
Com informações segmentadas espero mostrar com clareza como funciona esse trabalho de forma prática.
Lembro que a aplicação destas normas evitam acidentes e contribuem para o bem estar do trabalhador e ajuda no desenvolvimento da empresa.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.