A iluminação é usada para diversos fins: garantir que o trabalho visual possa ser realizado com precisão, segurança e conforto; aumentar a produção oportuna e aumentar a segurança e promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores; para tornar o local de trabalho um ambiente atraente e agradável.
O objetivo principal da iluminação adequada é garantir que as tarefas visuais sejam executadas com rapidez, segurança e precisão. O fornecimento de níveis e contrastes de luz adequados e suficientes no local de trabalho não apenas ajuda a reduzir os sintomas negativos de saúde, mas também auxilia na percepção de possíveis riscos.
Melhorias nas condições de iluminação podem resultar em até 10% de ganho de produtividade e 30% de redução de erros. Mas, você sabia que utilizar uma iluminação inadequada no ambiente de trabalho pode ocasionar uma serie de doenças?
Existem dois grupos de pacientes que reagem de maneira anormal à luz: aqueles cujas doenças são induzidas por UV / IR ou luz visível (as fotodermatoses) e aqueles que têm uma condição de pele preexistente que é agravada pela luz.
Algumas fotodermatoses têm uma causa interna e podem ser herdadas ou baseadas na imunidade. As fotodermatoses herdadas são um grupo raro que inclui, por exemplo, xeroderma pigmentoso (XP).
A exposição ao UVA / UVB está associada a um risco aumentado de câncer no XP, portanto, os pacientes são aconselhados a evitar todas as fontes de UV, incluindo lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas de halogênio não filtradas.Outro grupo de fotodermatoses não tem causa conhecida, mas acredita-se cada vez mais que se baseia em respostas imunes.
A parte do espectro que desempenha o papel principal é a luz UV, portanto, a principal preocupação é com fontes de luz que emitem UV, como lâmpadas fluorescentes compactas.
Um dos primeiros indicadores de má iluminação do escritório é a fadiga ocular, que muitas vezes leva a muitos outros problemas. A fadiga ocular consistente no local de trabalho pode causar queimação, irritação e coceira ou olhos vermelhos, além de fadiga e aumento do estresse. Você também pode perceber que os funcionários se tornam sensíveis ao contraste, têm dificuldade em se concentrar e podem até desenvolver uma perda de percepção de profundidade.
Não importa quão boa seja a visão de alguém, todo trabalhador é suscetível a cansaço visual, portanto, se você notar que seus funcionários estão constantemente apertando os olhos, forçando os olhos, o pescoço ou os ombros enquanto examinam o trabalho, talvez seja hora de dar uma olhada no seu trabalho.
Também entre os muitos efeitos da má iluminação, a saúde mental de seus funcionários também está na lista. A iluminação sombria pode levar a maiores chances de depressão. "A iluminação inadequada pode contribuir para a fraca resposta ao tratamento de uma exacerbação das condições psiquiátricas, incluindo transtornos do humor", diz o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
Contraste incorreto, luz mal distribuída e tremulação fluorescente também podem levar a possíveis problemas no local de trabalho, tornando as dores de cabeça e enxaquecas outra preocupação para os funcionários, tornando mais vital do que nunca fazer a iluminação do local de trabalho corretamente.
A fadiga visual é reconhecida como um risco à saúde ocupacional há décadas. Os primeiros especialistas em saúde ocupacional observaram que os engenheiros de iluminação enfrentavam uma tarefa difícil para garantir que os funcionários do escritório pudessem fazer seu trabalho por longos períodos sem sofrer efeitos físicos negativos. O aumento das telas de computadores no local de trabalho - que brilham diretamente nos olhos dos usuários - aumentou o risco de fadiga visual.
Nos escritórios, os especialistas em saúde ocupacional recomendam que os funcionários façam pausas curtas frequentes para permitir que seus olhos relaxem e previnam a fadiga visual. Também foi demonstrado que o estresse no local de trabalho exacerba o risco de fadiga visual nos trabalhadores e pode aumentar a necessidade de descanso intermitente dos olhos, a fim de evitar tensões.
Má iluminação causa cansaço constante dos olhos, o que pode causar outros problemas. Se seus funcionários estão constantemente forçando os olhos devido à pouca iluminação, eles ficarão desconfortáveis ??e sofrerão com os olhos ardentes, irritados, lacrimejantes, vermelhos ou secos. O cansaço visual também causa fadiga e estresse desnecessários.
A visão adequada também sofrerá de fadiga ocular. Os funcionários com fadiga ocular devido à pouca iluminação podem experimentar sensibilidade ao contraste, nitidez reduzida da visão, falta de foco da visão, percepção de profundidade ruim e visão dupla.
O fator de custo da iluminação industrial é um fator que pesa muito sobre os empregadores, particularmente nesses tempos econômicos difíceis. Muitas vezes, economizar na iluminação dos locais de trabalho industriais significa comprometer a segurança e reduzir a produtividade devido às más condições de trabalho.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.