O frio, um clima tão agradável para se dormir aconchegante na cama, mas tão complicado para se levantar de manhã cedo. Pera, não é sobre esse tipo de frio que estamos falando, mas sim, sobre as pessoas que trabalham nesse estado.
Para tudo existe um risco. Ao caminhar na rua já estamos nos expondo a um grande risco. Atropelamentos, assaltos, escorregões, tropeços, tudo isso são riscos ocupacionais de se caminhar na rua.
Comumente, trabalhar no frio também iria acabar gerando um tipo de risco ocupacional. Mas, você sabe quais são esses riscos? Seja bem-vindo, pois, este artigo vai te deixar informado com muitos detalhes. Confira!
Se eu te contar que trabalhar em um arranha-céu lavando vidraças do lado de fora é mais seguro do que atuar em ambientes frios, você acreditaria em mim? No meu ponto de vista, é exatamente assim que é.
Trabalhar no frio gera desde probleminhas minúsculos como uma inoportuna gripe pela exposição ao frio de maneira constante, até algo grave como a hipotermia que pode matar uma pessoa facilmente.
A hipotermia é a perda do calor do corpo em excesso, que pode ser desencadeada pela exposição ao vento congelante e a umidade do local. Dentre outros riscos ocupacionais do frio estão lesões, desconforto e acidentes.
O frio gera o gelo, e o gelo por si só é muito escorregadio. Empresa que trabalham no frio possuem uma maneira para evitar que o gelo se forme no chão e o deixe escorregadio. No entanto, pode acontecer. Vamos supor a seguinte situação.
Em um abatedouro, eles precisam resfriar a carne do animal que já foi limpa para ser cortada mais tarde. Para isso, deixam no resfriador. Como sabemos, escorrer litros de sangue do corpo requer tempo e paciência. E mesmo assim, nem todo o sangue sai.
Ao colocar a peça recém limpa do animal, pode acontecer do sangue ainda está gotejando da peça. Essa gota inofensiva vai sair da carcaça até que a carne congele, mas, leva tempo e até lá, poderá ter se formado uma sutil camada escorregadia de gelo.
Um funcionário entra e sem querer escorregar naquela fina camada congelada de sangue. Pronto, o acidente aconteceu. É um exemplo bobo, mas quem garante que não acontece? É comum.
E não é apenas isso. Agora, a situação envolve a mim mesmo. Quando sou exposto ao frio ou calor forte, minha pele resseca demais, devido a isso, fica fácil surgir lesões por qualquer pequena ação. A pele fica tão desidratada que acaba por rachar, literalmente.
Muitas pessoas tem essa condição. Por isso, o frio acaba criando lesões na pele, lábios, mãos, rosto.
Não tem como falar sobre riscos ocupacionais sem abordar todos sem exceção. Para isso, eu corri atrás desses riscos e encontrei muita coisa além da hipotermia ou gripe. Esse artigo não é apenas informativo, mas pode servir de alerta para quem trabalha no frio.
Agasalhe-se bem na hora de trabalhar nessas condições, pois, os riscos ocupacionais do frio a seguir pode ser bem ruim
-FENÓMENO DE RAYNAUD: essa é uma condição até que bem moderada. Quando exposta a muito frio, os dedos e alguma outras partes do corpo começam a apresentar uma cor azulada, ou cianose. Com isso, vem a perda da sensibilidade e ardência nas regiões afetadas;
-ULCERAÇÕES: cuidado ao trabalhar em ambientes com temperatura extremamente congelantes. Essa condição da pele gera feridas dolorosas e bolhas, além de alterar a cor, chegando a um tom de palidez;
-FROSBITE: em termos mais simples, é quando a pele, literalmente, congela no ambiente frio e ao entrar em contato com o gelo na pele, gera lesões ardidas. Esse risco ocupacional do frio é responsável por congelar as primeiras camadas da pele, a epiderme e a derme.
-FRIEIRAS: você já se queimou alguma vez? Seja fritando algo em óleo quente ou encostando em uma panela recém tirada do fogo. Bem, se isso já aconteceu com você, conhece a sensação, e a frieira é a mesma coisa. Porém, causada pelo frio.
São lesões muito dolorosas que parecem com queimaduras em certas partes do corpo, como mãos, orelhas e pés. O pior é que o tratamento da frieira é muito demorado.
-URTICÁRIAS DO FRIO: sim, o frio também pode causar urticária. Quando uma parte do corpo acaba sendo mais resfriada, pode resultar em vermelhidão e muita coceira. Gente, deve ser terrível!
-PÉ DE IMERSÃO: trabalhar sem o equipamento certo pode resultar nisso, e você não vai querer. Ter seus pés expostos a água gelada em ambientes úmidos diminui drasticamente a circulação do sangue.
Ocasionando a estagnação do sangue, podendo se tornar uma infeção e paralisando tanto os seus pés como a pernas.
Está bom ou querem mais? Os riscos ocupacionais do frio estão bem aí, não tem muito o que explicar, apenas deve a pessoa se cuidar e usar os equipamentos de proteção corretos para se trabalhar nessas condições.
Essas proteções vão desde botas bem grossas e quentes até roupas bem planejadas para não deixar nenhum ar frio penetrar a pele. E claro, uma touca pra amenizar o frio na cabeça.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.