Funcionário saudável se torna produtivo. Infelizmente, explicar isso para um empreendedor não é fone, embora óbvio. Na boa, investir na saúde do seu funcionário é um pequeno custo a mais para manter tudo funcionando sem problemas.
Enquanto funcionário está saudável e podendo trabalhar, a empresa está funcionando, mas, ela vai parar se a pessoa responsável pelas atividades, seja de produção ou qualquer outra área na microempresa, não estiver bem.
No mínimo, a sua produção e andamento vão cair bastante, e isso não será bom. Quer resolver esse problema? Eu trouxe algumas poucas dicas para você manter a saúde dos seus funcionários. Confira!
Em uma empresa, é comum os funcionários saírem de seus cargos para irem almoçar ou lanchar, porém, você pode oferecer a ele uma opção de lanche na própria empresa.
Mas, cuidado, planeje um cardápio saudável. Não adianta querer cuidar da saúde dos seus funcionários oferecendo lanches gordurosos. Busque por algo do tipo, barras de proteínas, bolachas saudáveis, pães integrais, biscoitos.
O foco é manter o funcionário motivado a trabalhar na empresa, e quem não fica motivado tendo um lanchinho a disposição para se degustar uma vez ou outra? No dia a dia, o trabalho pode ser intendo, estressante, e até chato, vamos concordar.
Nessas horas, tirar aqueles 2 minutinhos para repouso degustando uma deliciosa fruta é, sem dúvida, muito revigorante.
Barulho, iluminação forte, correria incessante, bagunça. Quem consegue ser saudável lidando com tudo isso? Você que é dono de uma grande empresa, o que acha melhorar essa situação?
Investir em um ambiente que preserve a calmaria e o sossego do funcionário pode resultar em resultados mais satisfatórios. Afinal, sem incomodo, mais vontade de trabalhar.
Um ambiente estressante acaba tornando o trabalho impossível, e isso é exatamente o que buscamos evitar a todo custo.
Para manter a saúde do seu funcionário, investir um pouco mais em diminuição de decibéis, luzes com uma intensidade que não afete os olhos e uma boa ventilação é o mínimo que uma pessoa precisa para conseguir trabalhar e ser produtiva.
Imagine você trabalhando em um lugar apertado, onde muitas pessoas passam várias vezes por dia, cheio de gente falando ao mesmo tempo, em um dia quente, com luzes fortes refletindo na sua cara.
Situação difícil para se trabalhar, não é?
Passar horas em frente a um computador escrevendo várias e várias vezes não é mole não. digo isso por experiência própria. Agora, passar esse tempo todo causa certas complicações e a dor nas costas e câimbras por movimento repetitivo são algumas delas.
Mas, na sua empresa, esse problema pode ser minimizado ao ser investido em alongamentos que podem ser realizados nos intervalos do expediente. Uma atividade de alongamento bem-feita, pode ser a solução para a dor nas costas de alguém.
Pense comigo por um momentinho, quando o funcionário se encontra sem dores, sua taxa de trabalho, ou melhor, produtividade, não aumenta?
A ginástica laboral pode ser uma ferramenta muito útil e aplicá-la é simples. você pode optar por colocar esses alongamentos em prática a cada intervalo de expediente ou apenas uma vez no dia, o que já gera bons resultados.
Entramos em um assunto importante que divide opiniões. Para um microempreendedor, investir em um plano de saúde significa mais gastos. Esse pensamento acaba por fazer com que a ideia de contratar um plano de saúde para os seus funcionários seja deixada de lado.
Claramente, esse investimento seria um ato muito inteligente da parte do microempreendedor e se você não consegue ver isso, eu vou explicar melhor. As empresas menores estão em busca de credibilidade e reconhecimento no mercado.
Agradar ao público é apenas uma etapa no caminho do sucesso, primeiramente, você deve ter funcionário produtivos e motivados a trabalhar. Aí que entrar o plano de saúde. Seu funcionário terá toda a assistência necessária em caso de acidente, doença e o que ele necessitar.
Além disso, sua empresa passa a ser reconhecida como uma microempresa que se preocupa e investe na saúde dos seus funcionários, em outras palavras, contribui para a boa imagem. Os funcionários também passam a olhar a empresa com outros olhos.
Sentindo-se mais motivados para trabalhar naquele ambiente, além de mais tranquilos. Com o aumento da produtividade pela saúde do funcionário em dia, seu investimento pode ser recuperado, já pensou nisso?
Manter a saúde dos funcionários na sua microempresa e em qualquer outra é uma necessidade indispensável para conseguir manter uma produção aceitável ou até dobrá-la, bem como evitar acidentes de trabalho ou possíveis afastamento por doença.
Se preocupar com a saúde do funcionário é uma forma de o microempreendedor mostrar que na sua empresa, são valorizados tanto o trabalho como a saúde de quem atua e conviver naquele ambiente e faz as coisas andarem como devem.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.