Prevenir os riscos ergonômicos de uma empresa é um dos maiores focos de uma empresa. Trata-se de reduzir todos os riscos que um ambiente empresarial oferece a saúde de seu trabalhador, o afetando em desenvolver atividades do cotidiano.
Os acidentes ergonômicos são grandes responsáveis por afastar uma determinada parte de funcionários de uma empresa anualmente, por isso o objetivo em encontrar soluções de seu problema. Você conhece o que pode efetivamente fazer evitar de vez os riscos ergonômicos de vez de uma empresa?
Separamos para você 6 dicas de como mudar uma organização de empresa, para que assim possa evitar ao máximo esse tipo de situação. Vamos conhecer mais?
Por mais que pareça algo simples, a falta de sinalização de um espaço pode trazer sérios acidentes dentro de uma empresa. Para evitar os riscos ergonômicos oferecidos por um espaço de trabalho, há pequenas soluções para intervenção.
Placas em locais mais “perigosos” em um ambiente - como locais quentes, de risco, frio ou sem iluminação - são essenciais para evitar os acidentes em uma empresa.
Avisar sobre saídas e rotas de emergência, ajustar alarmes de incêndio, indicações de portas e ter um piso seguro formam o pacote completo para eliminar os riscos nesse setor.
Um fator que interfere em um ambiente de trabalho é a iluminação de um ambiente. Esse fator é um dos maiores índices de riscos ergonômicos acontecem em uma empresa. Por isso, toda preocupação envolta disso é necessária.
Começar iluminando o espaço geral do ambiente de trabalho é o primeiro passo. Caso seja em um ambiente de escritório, iluminar cada bancada é o ideal. Uma pequena luminária pode resolver problemas com o ambiente, independentemente do horário.
Para os setores metalúrgicos, iluminação no chão pode ajudar a evitar sérios acidentes. Para isso, pequenos pontos de luz, principalmente próximo de maquinários pode ser a melhor solução para uma empresa.
Os famosos EPCs e EPIs são essenciais não apenas para evitar os riscos ergonômicos, mas para garantir que os seus funcionários estejam protegidos ao máximo.
Os equipamentos de segurança são obrigatórios perante a lei, sendo reguladas pelo ministério do trabalho. Entre as principais leis que regulamentam essa área, podemos citar a NR06 e a NR04.
A NR06 comenta sobre os pontos que giram em torno dos EPIs, essenciais em uma empresa, porém, com o seu uso flexibilizado. Já a NR04 aborda sobre a obrigatoriedade sobre a manutenção do EPCs, sendo esse essencial e não flexibilizado.
Outro fator que acaba levando diversos trabalhadores a encontrarem os riscos ergonômicos é o fato de pesos indevidos. Em algumas áreas, como a da construção civil por exemplo, essa é uma das maiores dores de cabeça que o setor precisa lidar.
Porém, é possível adequar qualquer setor para que não haja mais esse tipo de problema. Começando por um investimento em maquinários que possam realizar esse tipo de atividade.
Evitar um simples levantamento de peso pode definitivamente mudar a vida de um trabalhador, que acaba refletindo diretamente em uma empresa. Evitar esse tipo de situação garante que o seu funcionário tenha uma saúde melhor.
Independente do ramo empresarial, a postura inadequada é um dos maiores problemas envolvendo os riscos ergonômicos. Afinal, é natural o ser humano ter consigo o erro de postura.
Para ajudar nessa área, as empresas acabam investindo em ginástica laboral para os seus funcionários. Além de ajudar na postura, esse tipo de intervenção traz outras vantagens para a saúde do indivíduo.
Outra opção é a própria conscientização sobre a postura correta e os momentos de pausas entre as atividades do dia a dia. Pequenas ações podem acabar ajudando a melhorar esse problema.
Um dos riscos ergonômicos comuns gira em torno da repetição de movimentos realizado em um dia a dia de trabalho. Um dos males dos tempos modernos acabou sendo um dos mais perigosos para diversos tipos de empresas.
Para conseguir amenizar essa situação, podemos intervir da mesma maneira que agimos na postura. A ginástica laboral é uma das atividades mais recomendadas em um ambiente de trabalho.
Além disso, o tempo de descanso após um determinado período de esforço é essencial para manter a saúde do trabalhador e evitar doenças severas, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
São diversos os pontos que podem influenciar em riscos ergonômicos dentro de uma empresa, independentemente do setor em que ela está inserida. Para conseguir evitar esse tipo de situação, existem algumas estratégias que podem ser adotadas dentro de uma empresa.
Alguns dos principais temas que acabam influenciando os riscos ergonômicos estão listados ao decorrer desse artigo. Por serem comuns, acabam recebendo uma maior atenção, porém, não são os únicos vilões dentro de uma empresa.
Logo, ao colocar nossas dicas em prática, você poderá verificar os efeitos benéficos que uma boa intervenção pode trazer em seu dia a dia.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.