Você sabe o que é o CA? Trata-se de um certificado de aprovação emitido pelo ministério do trabalho para que se possa ser comercializado alguns tipos de equipamentos que visam a proteção do trabalhador.
Apesar de parecer algo simples, existem diversas especificações ao redor do tema, entre eles temos a duração do CA, entre outras coisas.
Quer desvendar de vez esse assunto, conhecendo tudo que envolve o tema? Preparamos um artigo englobando tudo sobre especialmente para você! Vamos conhecer mais?
Diversas atividades em uma empresa acabam oferecendo grandes riscos aos seus funcionários. Pensando nisso foi-se criado os EPIs - equipamento de proteção individual -.
Porém, de que adiantaria se esses instrumentos, que são essenciais e podem salvar vidas em momentos de acidentes, não tivessem um serviço de regularização, para então saber se realmente eles estão aptos a cumprir o seu papel?
Foi então a partir dessa necessidade em conferir todos os produtos utilizados e recomendados por um profissional em segurança do trabalho que se iniciou o que chamamos de certificado de aprovação.
Também conhecido como CA, ele é de extrema importância para conhecer melhor o produto no qual está sendo utilizado em uma empresa. Então, o Ministério do Trabalho acabou tornando o seu uso obrigatório.
Atráves da NR6, foi-se garantido que todos os variados tipos de EPIs passariam por uma vistoria obrigatória antes de serem comercializados, e só poderiam adentrar o mercado se essa história fosse positiva, liberando assim o certificado de aprovação.
Toda essa motivação por volta do CA garante que a os EPIs utilizados em uma empresa sejam seguros, logo, evita acidentes que poderiam ocorrer de acordo com a segurança do equipamento.
Como já citado, o certificado de aprovação - ou também conhecido como CA -, é um meio em que o ministério do trabalho encontrou para que houvesse uma maior segurança sobre os itens utilizados para a proteção dos trabalhadores.
Agindo como um regulador na área, é obrigatório que toda empresa tenha a liberação do CA para que assim possa manter as suas atividades utilizando os EPIs.
Além do mais, ao obter esse tipo de certificado ela garante que suas atividades não sejam interrompidas de uma hora para a outra.
O certificado de aprovação deve sempre ficar com o responsável por esta área, ou seja, o supervisor de segurança do trabalho. Pois assim, em qualquer visita da fiscalização o documento estará em um local acessível.
A NR6 regulariza a obrigatoriedade da numeração do CA em cada lote do item de proteção utilizado na empresa. Porém caso seja preciso, você poderá solicitar o CA a empresa responsável por seu equipamento de proteção.
É sempre de sua responsabilidade estar em constante atualização com os serviços responsáveis por autenticar o CA caso hajam mudanças no mesmo. Lembre-se: o CA é necessário tanto para itens nacionais quanto para os itens importados.
Para a validação do certificado de aprovação é necessário a realização de testes pelo ministério do trabalho, porém, esta etapa fica sob a responsabilidade do fabricante de cada um dos produtos de proteção.
Para o empresário, o que é de responsabilidade se torna fica atento sobre a data de validade de cada um dos produtos. Caso algum esteja com a sua data vencida, você tem até 90 dias para renovar o CA.
Porém fique atento: a validade do certificado de aprovação é diferente da validade de cada um dos EPIs. Para ambos os casos, você consegue verificar as datas no próprio site do Ministério do Trabalho.
Cada um dos equipamentos de proteção - EPIs - deve manter um número do certificado de aprovação nítido, além do lote do fabricante. Se o produto ainda for importado, é necessário que o equipamento ainda venha com o nome do fabricante.
Dessa forma fica garantido que mesmo que o produto tenha algum problema, seja identificado através do número do CA e assim repassado para o seu fabricante. Logo, os possíveis danos que o lote sofreu para danificar o produto deverá ser trocado.
Dessa forma, as chances de minimizar acidentes se torna cada vez maior, visto que através de uma pequena sequência de número é possível evitar grandes acidentes.
Que todo equipamento de proteção deve garantir a segurança de um indivíduo que o utiliza nos sabemos, porém, sem que ele passe por uma fiscalização minuciosa - que acaba lhe fornecendo o certificado de aprovação - não teremos esta certeza.
Então, é imprescindível que toda empresa busque conhecer bem a origem de seus materiais de proteção individual, desta forma elas podem evitar que acabem ocorrendo grandes acidentes em seu espaço.
Conhecer sobre o CA pode ser algo demorado, porém essencial quando pensamos que esse tipo de procedimento pode salvar vidas. Então, espero ter te ajudado em sua busca sobre como funciona o CA de equipamento de proteção
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.