Publicado em 29/04/22 - Atualizado
A transmissão da CANPAT realizada no dia 28 de abril, no Youtube da ENIT, abordou a fiscalização do PGR e GRO. O evento, promovido pela SIT e Fundacentro, contou com a participação de auditores fiscais do trabalho e membros das instituições.
No dia Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, reconhecido como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundacentro, juntamente com a SIT e apoio de órgãos federais como a CTPP - Comissão Tripartite Paritária Permanente, realizaram a CANPAT 2022, encerrando o Abril Verde com chave de ouro, com grande audiência e engajamento durante a transmissão.
O evento “Ferramentas para Gestão de Riscos - Canpat 2022”, realizado por transmissão no Youtube pelo canal oficial da ENIT, contou com a presença dos seguintes participantes:
Felipe Portela - (Presidente da Fundacentro)
José Almeida Jr (Auditor Fiscal do Trabalho da SIT e Gestor da CANPAT)
Washington Maradona (Representante da Bancada dos Trabalhadores na CTPP)
Rafael Ernesto Kieckburch - (Representante da Bancada dos Trabalhadores na CTPP)
Bruno Teixeira (Procurador do Trabalho do MTP)
Fábio Munhoz (Procurador Federal e Diretor do Departamento de Cobrança e Recuperação de Créditos da PGF)
Martin Georg Hahn (Diretor do Escritório da OIT no Brasil)
Romulo Machado e Silva (Subsecretário de Inspeção do Trabalho do MTP)
Rodrigo Vaz (Auditor Fiscal do Trabalho)
Marcelo Prudente de Assis (Diretor de Conhecimento e Tecnologia substituto da Fundacentro)
Erika Benevides (Diretoria de Pesquisa Aplicada da Fundacentro)
Bruna Quadros (Auditora Fiscal do Trabalho da ENIT)
João Paulo Teixeira (Auditor Fiscal do Trabalho)
José Almeida JR apresentou o evento e acompanhou todos os participantes. Cada participante pautou sobre um tema específico sobre ferramentas para gestão de riscos nos ambientes de trabalho. Rodrigo Vaz palestrou sobre a fiscalização do GRO e PGR, pautando os principais pontos que sofrem autuações durante as auditorias. Marcelo Assis e Erika Benevides palestraram sobre os desafios e perspectivas que trazem as novas mudanças nas Normas Regulamentadoras, o que inclui o GRO. A auditora Bruna Quadros ficou responsável por apresentar as novas ferramentas do PGR disponibilizadas pelo governo, que possibilita ME e EPP grau de risco 1 e 2 que não estão obrigadas a SESMT a elaborarem o PGR de acordo com o item 1.8.3 da NR 01. Finalizando o evento da CANPAT, o auditor João Teixeira palestrou sobre os acidentes de trabalho no Brasil, pautando as análises de acidentes e suas abrangências.
Um dos pontos que mais chamou a atenção foi a apresentação do auditor fiscal do trabalho Rodrigo Vaz, que pontuou os principais pontos da auditoria fiscal do gerenciamento de riscos ocupacionais e do PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, estabelecidos pela NR 01. Confira a seguir.
1. Deixar de identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde / Deixar de identificar os perigos externos relacionados ao trabalho
O Auditor menciona que as empresas não estão identificando os perigos através da identificação de perigos, que é feita à campo pelo profissional ou responsável da empresa.
2. Não avaliar riscos ergonômicos e de acidentes
Rodrigo Vaz reforça que o PGR deve conter o reconhecimento de todos os tipos de agentes, não só os físicos, químicos e biológicos como era antigamente no PPRA. Agora é preciso incluir a análise de acidentes e identificação dos agentes ergonômicos.
3. Erros conceituais de perigo e risco ocupacional
O Auditor pontua que existem confusão por parte das empresas sobre os conceitos de perigo e risco. Por exemplo, o PERIGO temperatura anormal (calor) é um AGENTE físico que pode causar cãibra, náusea e tontura. Os efeitos deste agente representam as possíveis lesões ou agravos à saúde. Erroneamente as empresas têm denominado, seguindo o exemplo, cãibra, náusea e tontura como RISCOS. E isso está errado. Não existe o RISCO de perda auditiva, este é um dos agravos e não um risco.
O Auditor reforça então o conceito de perigo e risco:
Perigo/Fator de Risco: Fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.
Risco ocupacional: Combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde.
4. Deixar de constituir de fato o GRO e o PGR
Algumas empresas ainda estão elaborando PPRA. Outras apenas trocam a capa do antigo PPRA e continuam avaliando os riscos da mesma maneira que antes. O GRO/PGR possui uma estrutura diferente do PPRA e esta prática não pode ser aplicada. É necessário de fato constituir um gerenciamento de riscos ocupacionais em um devido Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR.
5. PGR com data de validade
O PGR não tem validade, mas sim uma data limite para renovação, ou um prazo para revisão, que é de 2 anos após a elaboração. De acordo com a NR 01, o inventário de riscos deve ser mantido atualizado, o que implica no PGR estar sempre atualizado também.
6. Gradação de probabilidade e severidade sem requisitos da NR 01
Muitas empresas ainda não entenderam o conceito de risco ocupacional, probabilidade e severidade da nova NR 01. O Auditor comenta que existem situações onde a probabilidade é evidenciada apenas como frequência de exposição, o que está errado, pois dessa forma não é gerado o cruzamento para a matriz de risco.
(imagem: Ferramentas para Gestão de Riscos - Canpat 2022)
O mesmo ocorre com a severidade, muitas avaliações estão levando em conta o tempo de exposição, quando na verdade deve-se levar em conta o nível do dano causado, baseado inclusive na quantidade de pessoas afetadas.
(imagem: Ferramentas para Gestão de Riscos - Canpat 2022)
Confira abaixo, um exemplo ideal de gradação de probabilidade, severidade e matriz de risco, utilizado na metodologia do Sistema ESO.
Gradação de Probabilidade
1.5.4.4.4 A gradação da probabilidade de ocorrência das lesões ou agravos à saúde deve levar em conta:
a) os requisitos estabelecidos em Normas Regulamentadoras;
b) as medidas de prevenção implementadas;
c) as exigências da atividade de trabalho; e
d) a comparação do perfil de exposição ocupacional com valores de referência estabelecidos na NR-09.
Abaixo, um exemplo baseado no item "b) as medidas de prevenção implementadas":
Gradação de Severidade
1.5.4.4.3 A gradação da severidade das lesões ou agravos à saúde deve levar em conta a magnitude da consequência e o número de trabalhadores possivelmente afetados.
Abaixo, um exemplo baseado neste item:
Ambas estas tabelas são sugeridas na avaliação de riscos do Sistema ESO, ao vincular os riscos ocupacionais às atividades/cargos. O software já traz estas tabelas como padrão de sugestão, além de outras tabelas para probabilidade.
Matriz de Risco 5x5 (Sistema ESO)
1.5.4.4.2 Para cada risco deve ser indicado o nível de risco ocupacional, determinado pela combinação da severidade das possíveis lesões ou agravos à saúde com a probabilidade ou chance de sua ocorrência.
A matriz de risco não é mencionada na NR 01, mas trata-se de uma ferramenta para o gerenciamento de riscos que mostra o resultado do cruzamento da probabilidade com a severidade, indicando o nível de risco. Confira abaixo a matriz de risco 5x5 elaborada e implementada no Sistema ESO.
No final da apresentação do Auditor Fiscal do Trabalho Rodrigo Vaz, a matriz de risco acima foi mencionada como boas práticas para o GRO/PGR. Esta matriz foi elaborada por nossa equipe quando lançamos o PGR em nosso software e hoje circula em diversos materiais por aí, servindo a muitos profissionais como ferramenta para o gerenciamento de riscos. Ao elaborar a avaliação de riscos em nosso sistema, a matriz de risco mostra o resultado baseado nas gradações de probabilidade e severidade preenchidas. Esta matriz sai depois no documento PGR com todos os critérios de avaliação explicados e esclarecidos.
Confira aqui o trecho sobre a auditoria do GRO e PGR no evento da CANPAT 2022.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.