A ginastica laboral se trata de uma serie de exercícios realizados no ambiente e no horário de trabalho, com a função principal de evitar lesões e melhorar a saúde dos funcionários após esforços repetitivos e até doenças ocupacionais.
Separar um tempo no dia a dia da empresa para a pratica da ginástica laboral, não é perder tempo. Isso porque o funcionário cansado e estressado acaba reduzindo sua produção e ate desencadeando doenças por ficar o dia todo praticando um mesmo esforço. Ao contrario do que se pensa essa é uma pratica antiga, originado na Polônia no ano de 1935, chamada na época de “ginástica de pausa” , essa pratica conquistou muitos países pelo mundo e faz com que muitos escritórios também adotem a ginastica laboral.
E agora, sem mais conversa, vamos as dicas de ginastica laboral:
A ginástica laboral proporciona muitos benefícios para o contratante e para o contratado da empresa. Ao praticar a ginastica, o trabalhador relaxa o corpo e também a mente, de forma que ficara com mais energia, disposição e bem estar, além de prevenir doenças como DORT (Distúrbios
Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), LER (Lesões por Esforços Repetitivos), contribui também para a melhora na coordenação e resistência, postura corporal, tensões musculares, e outros. Com relação aos benefícios psicológicos, a ginástica laboral contribui para melhorar a concentração no trabalho, promove a mudança na rotina do serviço, aumentar a auto estima e melhora as relações interpessoais.
Em qual parte do dia deve ser praticada a ginástica laboral
A ginástica laboral pode ser praticada antes, durante e depois do trabalho. No inicio será preparatória, dando mais disposição e despertando o corpo para iniciar o serviço. Durante o trabalho, a pausa é a fase mais importante, para o corpo relaxar e recuperar as energias para retomar as atividades, as vezes o funcionário está estressado, cansado é o serviço não esta mais rendendo, fazer uma pausa, é crucial para recuperar as energias. Ao final do trabalho, a ginástica laboral servira como um relaxamento final das atividades para voltar para casa mais relaxado apesar de um dia todo de trabalho.
Visto essas informações, fica claro que a ginástica laboral só vem a somar para ambos os lados (empresa e contratado). Se você é dono de uma empresa, que tal introduzir a pratica da ginástica laboral?! Com isso você ver a muitos resultados positivos.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.