Você sabe qual o poder de uma conversa firme e direta, focada em um assunto específico com a única e principal função de incentivar e informar? Pois é, essa é uma grande arma na luta contra os riscos de acidentes do trabalho.
E DDS, ou Diálogo Diário de Segurança, é exatamente isso. Uma definição simples que tem o objetivo de instruir.
Das muitas formas de incentivar e mostrar a importância de se ter segurança no trabalho, o DDS é a mais simples de todas, com uma taxa positiva bem alta comparada às outras.
Quer conhecer mais sobre ela e ainda saber como aplicá-la?? Confira!
Todos já buscamos maneiras simples de incentivar os funcionários a seguir as normas de segurança aplicadas pelas NRs. Sabemos que a maior irresponsabilidade, em alguns casos, não vem da falta do empregador de repassar essas informações, mas sim, do funcionário.
Vou explicar melhor. No Brasil, temos uma cultura que chamamos de “cultura do improviso”, e por mais que todos neguem, ela existe e muitos trabalhadores a utilizam nos seus afazeres diários.
Em muitos casos, o funcionário se põe em perigo pelo simples fato de não querer usar o equipamento disponível em perfeito estado, para se proteger, pois, coloca-lo levaria um tempo, ou geraria algum desconforto, que ele não gosta e não quer.
Esse é um dos maiores causadores de acidentes. A não presença dos EPIs ou EPCs são significa risco de atuar em certas áreas de trabalho. Já morei em uma grande cidade, e me deparei com casos absurdos de acidentes.
Uma delas ocorreu em um prédio em construção, onde um funcionário estava pendurado do lado de fora, não seu o motivo, mas, provavelmente, realizando algum serviço na obra.
Esse funcionário utilizava apenas capacete e uma corda amarrada na cintura sem outros equipamentos. Mas, os outros funcionários estavam com o equipamento. Esse hoje então despencou do alto, e foi salvo pelo capacete. Mas, fraturou alguns ossos.
Agora eu pergunto, porque esse homem estava sem proteção? Seria a falta do equipamento? Pode ser que sim ou pode ser que não. afinal, os outros utilizavam o EPI.
Como eu disse, a taxa de positivismo deste método costuma funcionar melhor que outros por aí. O Diálogo Diário de Segurança é uma forma de discutir as instruções relacionadas à prevenção de acidentes e importância da segurança.
Além de conversas que buscam mostrar como se consegue manter a segurança no local de trabalhar, o DDS também age como uma forma de incentivo de preservação ambiental.
Esse jogo de conversas tem como o foco principal fazer o funcionário entender que prevenir um acidente quando se é possível, pode salvar a vida não apenas dele, mas de seus colegas ou de terceiros.
Um funcionário que passa a compreender que a sua vida é apenas uma das que estão em jogo torna a conscientização mais firme.
É relativamente fácil realizar um DDS na sua empresa e tudo que você vai precisar é da atenção dos seus funcionários todos os dias por ao menos 15 minutos logo no início do expediente.
Lembre-se, buscamos conscientizar e não amedrontar. você não precisa abordar casos onde o não uso da segurança apropriada causou tragédias perturbadoras. Basta apenas informar a necessidade de realizar esses diálogos todos dias.
Bem como, mostrar que as atitudes que tomam na execução de seus trabalhos podem prevenir que acidentes aconteçam. E sim, exemplos são bem-vindos. Vale lembrar também que apresentar um os fatores de risco e sobre as atividades exercidas.
O empregador também precisa entender que o tempo limite é 15 minutos, mas, não precisa durar isso, 5 ou mesmo 10 minutos já bastam. O que importa é fazer os funcionários assistirem o diálogo sem perder o foco. E estender muito isso faz o foco deles desaparecer.
De certa maneira, o Diálogo Diário de Segurança pode ser aplicado por qualquer profissional, desde o próprio chefe, até os gerentes e supervisores. E os assuntos podem ser os mais diversos. É importante também várias e falar a cada dia um diferente.
Se preferir, recomenda-se que o uso de profissionais qualificados em determinada área, sejam trazidos para explicar exatamente como ocorre, o que é e como prevenir. É uma maneira de levar aos funcionários a credibilidade das palavras e aumentar a taxa de incentivo.
O DDS, ou Diálogo Diário de Segurança, é uma forma de pôr em jogo a segurança e ao mesmo tempo o perigo que os funcionários correm a todo momento em que estão a fazer o seu trabalho.
O DDS, Diálogo Diário de Segurança, realmente é uma conversa que ajuda. Mas, afinal, que conversa boa não consegue resolver problemas como feita direito?
Mostrar para os funcionários que a empresa está se dedicando para eles entenderem que se importam é uma forma a mais de motivá-los a ser seguros e precavidos, não importa em que lugar trabalhem.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.