Um dos cursos mais procurados no mercado de trabalho, o técnico de segurança do trabalho traz diversas oportunidades, tanto voltado para emprego quanto para área de estudo.
Uma profissão em constante expansão, é ela que fica responsável de cuidar do ambiente seguro de um profissional em uma empresa.
Sendo necessário em todas as empresas, o que não faltam são locais para se colocar em prática tudo aprendido na teoria. Se você ficou curioso para entender tudo que envolve esta área, separamos tudo que a envolve em um resumo para você.
Geralmente o curso de técnico de segurança do trabalho leva entre 17 à 20 meses, tendo ao total em torno de 1300 à 2000 horas para ser concluído. É possível encontrá-lo facilmente em escolas técnicas públicas e privadas.
Ao decorrer deste tempo, será possível aprender tudo que gira em torno da segurança do trabalho em uma empresa, aprendendo a como minimizar ao máximo os riscos de acidentes, além de manter a saúde de seus funcionários.
Para realizá-lo, o indivíduo deve ter no mínimo o ensino médio em andamento ou completo.
Como já citado antes, a função do técnico de segurança do trabalho é observar e intervir sobre a segurança de um profissional em determinada empresa. Para isso, ele deve saber administrar e controlar qualquer porte de empresa.
Sua maior responsabilidade é evitar os possíveis acidentes - principalmente os comuns - em empresas em geral. Para isso, será necessário aplicar o conhecimento obtido em sala de aula, além de manter-se constantemente atualizado sobre o mercado.
Desta forma, ao uma empresa decidir contratar um técnico de segurança do trabalho, ela garante que seu nome constará bem menos em manchetes e índices de acidentes do trabalho.
Se você pretende trabalhar como técnico de segurança do trabalho, saiba que os salários podem variar de acordo com cada empresa no mercado. Porém em geral, normalmente esse valor gira em torno de 2.000 à 4.000 reais mensais.
Este valor poderá variar também de acordo com a sua formação e o seu currículo. Quanto mais experiência em ambas as áreas, maior será a recompensa sobre os seus serviços.
Já para os coordenadores desta área, o salário pode ser bem mais agradável, girando em torno de 5.000 à 8.000 mil reais mensais.
O local onde mais se busca um técnico de segurança do trabalho para intervenção são as empresas, porém, qualquer espaço que ponha em algum risco a vida do trabalhador - como um setor de obras por exemplo - é necessário haver um.
Como opções de locais temos hospitais, obras da construção civil, empresas alimentícias, empresas comerciais e industriais, áreas de exploração mineral, estatais - de pequeno ao grande porte -, na área rural e em agroindústrias.
Estas são as mais comuns áreas onde podemos encontrar um profissional de segurança do trabalho, porém, não são as únicas a serem uma opção.
Uma grande dúvida gira em torno da diferença entre um técnico de segurança do trabalho e alguém que fez um tecnólogo na mesma área. Por mais que os nomes realmente se assemelham, podemos verificar que as atuações são diferentes.
Começando pela formação, o técnico é voltado para o mercado de trabalho, trabalhando comumente nas áreas citadas acima. Então, se torna mais fácil obter empregos com esta formação.
Já o tecnólogo normalmente acaba formando profissionais que se tornam professores da área. Porém, esta é a formação recomendada se você busca trabalhar como supervisor ou responsável de sua área.
Agora, o que é a capacidade de um profissional em técnico de segurança do trabalho ? O que é necessário se ter como perfil nesta área?
Iniciando, espera-se que um profissional em segurança do trabalho apresente uma boa observação técnica, ética e uma excelente comunicação. Além disso, ainda é esperado que as características deste profissional gire em torno da:
Capacidade de resolver possíveis conflitos, proatividade, atenção aos detalhes, alta capacidade de concentração e uma formação continuada.
Com estas características associadas ao bom histórico profissional, você será o tipo de profissional buscado por diversos perfis de empresas nesta área.
Podemos verificar ao decorrer do artigo o quanto um técnico de segurança do trabalho precisa ser versátil e atualizado em sua área. Este é o tipo de perfil profissional mais buscado por diversas empresas, nas mais diversas áreas.
O valor salarial vem para recompensar todo o esforço demonstrado por ele, visto que é de sua responsabilidade evitar que a sua empresa ficará longe de históricos e manchetes que envolvam acidentes em geral.
O curso é facilmente encontrado e ainda leva menor tempo que uma graduação, ou seja, se você está em busca de uma entrada no mercado de trabalho em um menor tempo, esse pode ser o curso ideal para você!
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.