Muitos Técnicos de Segurança do Trabalho ficam em estado de choque ao saberem quais cursos podem fazer para melhorar currículo ou mesmo aumentar conhecimentos e dar uma impulsionada na carreira..
A especialização através de cursos é importante para melhorar currículo e para dar mais bagagem ao profissional. A formação extra pode ser decisiva na disputa por uma vaga de trabalho. Um curso a mais pode sim fazer toda diferença em seu favor.
É importante que antes de fazer algum curso pense em onde pretende atuar! Somente a partir daí deve definir quais são os cursos indicados. O curso deve server para melhorar sua colocação na referida área de atuação.
Abaixo listei os melhores cursos indicados para Técnicos em Segurança do Trabalho que vão dos básicos aos específicos para determinadas áreas, confira e se surpreenda:
É importante que todo Técnico de Segurança do Trabalho tenha CNH.
O Setor de Segurança do Trabalho (SESMT) da maioria das empresas é composto apenas pelo Técnico de Segurança. Por isso pode acontecer e acontece muito do técnico ter que levar pessoas acidentadas ao hospital. Empresas maiores possuem até ambulância. Até mesmo nessas em empresas com SESMT maior o técnico pode ser acionado em caso de acidente, ter CNH é fundamental.
Já vi Técnico de Segurança ter que sair no meio de uma entrevista coletiva de emprego por não ter CNH. Na empresa em questão ter CNH era indispensável para o técnico visitar as filiais da empresa.
É um dos cursos estra curriculares mais básicos e importantes…
O Técnico de Segurança do Trabalho precisa saber pelo menos o básico para poder elaborar um PPRA, criar um banner, uma placa de sinalização, orientação, etc. Eu mesmo já tive que criar muitos Mapas de Risco a partir do computador.
Se não souber usar computador pode ficar fora do mercado. Temos que aprender utilizar o computador para várias outras coisas além de redes sociais…
Se não souber o básico de informática não conseguirá fazer muita coisa, não consegue criar, ficará muito limitado….
– Engenharia Ambiental: Agrega muito valor a nosso currículo e fica como mais uma profissão em que podemos trabalhar.
A parte ambiental tem forte ligação com a segurança do trabalho, a NR 9 deixa isso claro quando no item 9.1.1. Lá diz que o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) deve levar em consideração o meio ambiente e os recursos naturais.
– Engenharia de Produção: Agrega muito valor a nosso currículo e fica como mais um profissão em que podemos trabalhar. O fato de conhecer melhor as fazes de uma produção ajuda e muito a mapearmos melhor as condições inseguras evitando Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
– Engenharia de Segurança do Trabalho: Nos leva ao topo do SESMT!
O ruim é que para fazer a Engenharia de Segurança do Trabalho é preciso antes fazer “qualquer” curso de engenharia ou fazer arquitetura. Falo mais sobre esse curso e formação em Como ser Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Se quer o topo (deixar de ser mandado por engenheiro), se quer ficar no comando, engenharia de segurança é fundamental!
– Engenharia Civil: Tenho vários colegas que se formaram nessa área. Dependendo da região, fazer essa engenharia é uma boa para trabalhar em construções. Algumas construtoras só contratam Engenheiro de Segurança que tenha como engenharia base a civil.
Normalmente o profissional da área de segurança do trabalho sabe muito da área de leis. O curso de direito ajuda o profissional de segurança a trafegar com muito sucesso na área de Perícia Trabalhista.
Tecnólogo em Gestão Ambiental: A própria NR 9 nos alerta quanto a tomarmos cuidados com o meio ambiental na elaboração do PPRA (NR 9.1.1). Sendo assim, fica fácil listar aqui que a gestão de meio ambiente tendo em consideração os recursos naturais é importante na área de Segurança do Trabalho.
Essa matéria está na grade curricular do curso de TST não é mesmo! Mas, se seu curso foi meia boca ou se por algum motivo não pôde prestar a devida atenção é bom procurar uma forma de fazer esse curso à parte.
Imagine se estiver trabalhando onde o Setor de Segurança é apenas você. Se nessa empresa e acontece um acidente com fratura exposta… Se não souber como agir fica difícil, não é!
Se pretender concorrer à vaga de trabalho em multinacionais ter um curso de inglês é básico. Se não irá para esse tipo de empresa o curso passa a ser opcional.
Se no curso e no estágio não aprendeu na prática, ou seja, se não elaborou PPRA, é bom estudar a possibilidade de fazer um curso de elaboração de PPRA à parte.
Técnico em Segurança do Trabalho que não sabe elaborar PPRA é o fim da picada!
Dica extra: Tenha controle sobre o PPRA da sua empresa.
Você deve saber o que tem no PPRA da empresa e conhecer ações do cronograma de ações. Um cronograma de ações que não é seguido pode virar uma arma contra a própria empresa.
Minha primeira ação quando consegui meu primeiro emprego na área, foi tirar a elaboração do PPRA das mãos da consultoria. Tem muito Técnico em Segurança do Trabalho que não elabora o PPRA da empresa porque não quer.
Ás vezes até tem tempo para isso, mas, não o faz. Se realmente não elabora tem que pelo menos acompanhar de perto o que a prestadora de serviço listou no PPRA da sua empresa. A gestão de Segurança e Saúde da empresa é sua. Nunca se esqueça disso…
Uma das tarefas mais executadas pelo Técnico de Segurança do Trabalho no ambiente de trabalho é formar CIPAs. A formação de CIPA envolve muitas datas, documentos próprios e procedimentos de divulgação.
Logo, é uma boa pedida que caso precise de mais conhecimento no segmento, faça um curso na área. Pessoalmente indico nosso Curso de Formador de CIPA, com ele terá tudo que precisa para montar sua CIPA e me comprometo ainda a ajudar em sua possíveis dificuldades.
O curso é totalmente em vídeo aulas e ainda lhe da direito ao nosso livro CIPA Implementando e Mantendo.
No curso de CIPA normalmente temos que ministrar prevenção e combate a incêndio. É tema obrigatório, a menos que na sua empresa não tenha risco de incêndio o que é raro.
Para ensinar ou ministrar temos que conhecer com certa profundidade o tema. O curso de brigada então é muito útil.
Já o curso de Bombeiro Civil abre a possibilidade da de uma nova carreira. Bombeiro Civil é profissão!
– Cursos de gestão integrada: como ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18000, também são importante para quem deseja trabalhar em empresas grandes, nacionais ou multinacionais.
– Gestão de projetos: É muito importante saber gerenciar projetos para entender como organizar o andamento das ações de segurança.
Segurança do trabalho gera trabalho para o ano todo! Você precisa aprender a distribuir as ações ao longo do ano. Aprender a não somente iniciar, mas, a terminar projetos…
Se tiver dificuldade para falar em público esse curso é muito importante. Afinal Técnico de Segurança do Trabalho precisa saber falar em público, isso é básico. Não tem como ministrar treinamentos, DDS (Diálogo Diário de Segurança) , palestras em SIPAT se não souber.
Matéria que faz parte da grade curricular do curso Técnico em Segurança do Trabalho, mas, se seu curso foi “meia boca” é interessante faze-lo a parte.
A Higiene Ocupacional é muito técnica na parte de procedimentos de uso de equipamentos de avaliações ambientais, tipo de equipamento a ser utilizado, metodologia de avaliação… Uma avaliação mal efetuada pode maquiar totalmente seu resultado e expor o trabalhador a riscos que poderia ser evitados a partir de avaliação mais eficiente.
Curso de NR 10: Para quem pretende trabalhar no ramo de eletricidade é importante ter o Curso de NR 10. Isso será um diferencial. Ajudará e se destacar dos demais na hora da disputa pela vaga.
Curso de NR 35 Trabalho em Altura: Para quem pretende trabalhar em empresas que tem trabalho em altura se qualificar com esse curso é importante.
Instrutor de Trabalho em Altura: Terá que treinar funcionários para trabalhar em altura? Então participe ativamente da atividade em altura para adquirir a proficiência exigida na NR 35, e assim, ministrar o treinamento.
Dependendo de onde podemos atuar as opções são muitas. Além dos cursos presenciais temos os cursos online que são uma ótima pedida. Na era da informação os cursos online adquiriram um valor significativo e são bem aceitados pelo mercado de trabalho.
Espero que você tenha gostado de todas essas dicas de cursos, principalmente se você está iniciando nesse mercado e quer se destacar.
O que achou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos de profissão ou até mesmo aquele que está pensando em iniciar o curso!
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.