Laudo ergonômico e Análise Ergonômica de Trabalho (AET), apesar de ambos estarem relacionados à identificação de riscos ergonômicos no trabalho, possuem algumas diferenças. Neste artigo você saberá a diferença e funções de cada um.
A ergonomia refere-se ao conjunto de relações entre o empregado e o ambiente de trabalho, como tempo diário de atividade no posto de trabalho, altura, peso, posicionamento de mesas e bancadas de trabalho. O objetivo de se estudar a ergonomia é sempre o de resguardar a saúde e segurança do trabalhador, através do planejamento adequado dos ambientes de trabalho. Postura, posição das mobílias no setor, caminho entre pátio e estação de trabalho, tudo isso remete à ergonomia.
Primeiramente, vamos esclarecer o que é um Laudo Ergonômico e uma AET - Análise Ergonônica de Trabalho.
O laudo é um documento, diferente de uma análise que é um procedimento técnico. O laudo ergonômico é um documento elaborado quando um juíz de causas trabalhistas solicita à empresa. Por meio deste documento é possível identificar a estrutura de trabalho oferecida pela empresa, levando ao conhecimento jurídico as condições ergonômicas de trabalho oferecidas aos empregados.
O laudo ergonômico pode ser elaborado por engenheiros de segurança, médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas. Este documento serve como um atestado das condições ergonômicas de trabalho de alguma atividade específica. Conforme a NR-17, a função do Laudo Ergonômico é estabelecer parâmetros para a adaptação das condições de trabalho aos trabalhadores, levando em consideração suas características psicofisiológicas.
Para elaborar um Laudo Ergonômico adequado, deve-se levar em consideração o posto de trabalho individual e a relação deste com a empresa. São necessárias análises pontuais e interligadas. Não há uma legislação que normatize a elaboração de um laudo, contudo existem condições a serem seguidas:
Enquanto documento, parece natural que se exija do laudo que ele contenha também as medidas implementadas para neutralizar ou atenuar esses riscos. Os laudos podem ser também divididos em três tipos:
Vejamos agora sobre a AET - Análise Ergonômica de Trabalho.
A AET - Análise Ergonômica de Trabalho é um procedimento técnico que tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.
Uma diferença entre o laudo ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho é o fato de que a AET é um item obrigatório nas empresas, previsto na NR-17, criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.
A AET deve obedecer algumas normas técnicas:
1 – Estudo e análise dos processos envolvidos nas atividades da empresa;
2 – Análise do mobiliário e dos equipamentos utilizados pelos colaboradores;
3 – Avaliação das condições ambientais existentes nos locais de trabalho;
4 – Criação de medidas ergonômicas para adequar as condições encontrada à norma e à segurança do trabalhador.
5 – Criação de modelos para controle e avaliação da eficácia das medidas implementadas.
6 – Criação de um grupo de responsáveis por fazer o controle, identificar novos riscos, sugerir treinamentos e melhorias.
A AET identifica os riscos ergonômicos, bem como recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial as prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Ósteosmusculares Relacionados ao Trabalho). Vale mencionar que as análises ergonômicas são QUALITATIVAS.
A diferença entre Laudo Ergonômico e a AET - Análise Ergonômica de Trabalho é basicamente a seguinte:
Tecnicamente, seriam estas as diferenças. Conhece mais alguma? Deixe nos comentários do post!
Agradecemos a leitura!
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.