As auditorias nos locais de trabalho são realizadas com o objetivo de identificar a saúde, a segurança e os riscos de incêndio. Durante essas pesquisas, são feitas avaliações quanto à conformidade com os códigos de construção e incêndio aplicáveis ??e a detecção de riscos não seguros.
As auditorias no local de trabalho também fornecem uma avaliação da conformidade com os padrões da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) relacionados à ergonomia, uso do respirador, conservação auditiva, patógenos transmitidos pelo sangue e uso de equipamentos de proteção individual.
A ergonomia, o estudo do trabalho e as relações dos estressores cariados no indivíduo podem ser identificados através das auditorias de construção. O objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho e o local de trabalho ao trabalhador, projetando tarefas, estações de trabalho, ferramentas e equipamentos às habilidades do trabalhador.
Realizar uma única auditoria anual abrangente de segurança pode realmente ocultar os fatos e perigos que você pode descobrir. A abordagem única de auditoria anual pode tender a criar um efeito de "aceleração" de segurança, por gerentes e supervisores, à medida que o tempo de auditoria se aproxima.
Uma abordagem melhor pode ser agendar várias auditorias de segurança específicas ao longo do ano em um cronograma de dez meses. O décimo primeiro mês deve ser reservado para uma auditoria anual abrangente. Considere usar o mesmo cronograma de tópicos para o seu programa anual de reciclagem.
As auditorias de segurança são realizadas por vários motivos como os mencionados nos tópicos acima. Cada empresa terá sua própria lista específica de razões para concluir uma auditoria de segurança. A seguir, são apenas alguns dos motivos mais comuns:
A realização de uma auditoria de segurança no local de trabalho é a maneira mais abrangente para uma empresa avaliar a eficiência, eficácia e legalidade de seu sistema total de gerenciamento de saúde e segurança.
Além de garantir que uma empresa permaneça em conformidade com a legislação local, estadual e federal, as auditorias de segurança têm o potencial de identificar e corrigir descuidos que, se deixados sem controle, podem levar a lesões ou fatalidades caras e trágicas no local de trabalho.
Se for bem-sucedida na descoberta de pontos fracos nos programas ou práticas de segurança de um empregador, as auditorias também podem ser ferramentas importantes na criação de um novo plano de segurança.
Porém, para obter informações valiosas das auditorias de segurança, as empresas devem conduzi-las de acordo com as melhores práticas gerais. Estes são os principais elementos que devem estar presentes em qualquer boa auditoria de segurança no local de trabalho:
A realização de apenas uma auditoria de segurança no local de trabalho por ano pode ter a consequência não intencional de fazer com que a segurança e a conformidade pareçam uma meta recorrente que deve ser alcançada uma vez por ano, em vez de um mandato constante.
À medida que a data de uma auditoria anual se aproxima, pode haver uma atmosfera de "criação" criada por gerentes e supervisores trabalhando para garantir a conformidade antes da auditoria. Isso pode desencorajá-los a desenvolver um senso de urgência pelo resto do ano, levando a padrões relaxados.
Uma abordagem superior poderia ser o agendamento de várias auditorias de segurança específicas ao longo do ano em um cronograma de onze meses, reservando o mês final para uma auditoria abrangente de segurança no local de trabalho .
É importante lembrar que as auditorias de segurança não são as mesmas que as inspeções regulares nas instalações, nem devem substituí-las. As inspeções de segurança das instalações quanto a riscos e seu controle devem ser realizadas com maior frequência, conduzidas semanalmente pelos supervisores e mensalmente pela gerência.
Uma auditoria de segurança só pode ser tão boa quanto os profissionais que a realizam, e é por isso que vale a pena confiar o processo àqueles com o conhecimento e a experiência necessários.
Algumas empresas optam por contratar consultores externos ou profissionais de segurança para garantir esse conhecimento, mas muitas preferem manter as operações internamente. Se empregar esse último método, as empresas deverão criar equipes de auditoria de segurança compostas por três a cinco funcionários bem versados ??nos padrões de segurança atuais.
Esses funcionários devem ser educados em todas as leis relevantes, regulamentos da OSHA e outros padrões, e treinados na arte da violação e identificação de perigos. Para garantir objetividade, os funcionários nunca devem inspecionar seu próprio ambiente de trabalho. Um novo olhar é melhor para identificar os problemas que um supervisor ou gerente de seção não percebeu.
Registros exaustivos são um requisito e objetivo das auditorias de segurança. Uma equipe de auditoria de segurança precisa consultar todos os relatórios de incidentes disponíveis para a seção que eles estão auditando, para avaliar onde as áreas problemáticas em potencial são mais prováveis. Relatórios de incidentes competentes ajudam os auditores a aplicar melhor o exame seletivo a áreas problemáticas conhecidas.
As equipes de auditoria de segurança também devem buscar relatórios abrangentes em suas próprias auditorias. Quando os auditores vão ao local físico da área selecionada para observar o trabalho que está sendo realizado, eles devem fazer perguntas detalhadas aos funcionários que trabalham nessa área para obter o máximo de informações relevantes possível. Ter listas de verificação de auditoria que conseguem cobrir todos os objetivos de segurança e regulamentos aplicáveis ??ajudará os auditores a garantir que não negligenciem nada.
Após inspecionar todos os documentos, programas escritos, procedimentos, práticas e equipamentos de trabalho, as equipes de auditoria de segurança devem vasculhar o material coletado para elaborar um relatório conciso que detalha todas as áreas do programa.
Todos os comentários, recomendações e ações corretivas da auditoria de segurança devem considerar se o programa auditado cobre todos os requisitos regulamentares e de melhores práticas do setor, se esses requisitos estão sendo atendidos e se há prova documentada de conformidade. Também é importante chegar a uma conclusão sobre a eficácia do treinamento dos funcionários na produção de comportamentos seguros.
As auditorias de segurança no local de trabalho devem tratar de todas e quaisquer deficiências e incluir feedback positivo para qualquer área ou componente efetivamente gerenciado que mereça elogios.
Toda organização deve realizar auditorias periódicas de segurança no local de trabalho. É muito importante ter esse tipo de avaliação para garantir que o ambiente de trabalho esteja protegido e preparado para lidar com qualquer ocorrência perigosa que possa acontecer.
As etapas a seguir são vitais para realizar auditorias eficazes de segurança no local de trabalho.
A verificação de padrões e códigos que se aplicam aos processos auditados pode ajudar os membros da equipe de auditoria a estabelecer metas e aumentar suas habilidades. Os resultados de auditorias anteriores podem ser outra fonte de informações úteis, especialmente se um objetivo é analisar se as recomendações de auditorias anteriores foram implementadas e estão funcionando.
Após a auditoria, a pessoa ou equipe responsável pela atribuição deve compilar todas as anotações em um relatório que resuma as conclusões. O relatório deve incluir uma lista de ações recomendadas com base nas conclusões.
As auditorias podem revelar a necessidade de ações corretivas importantes e ações menores que a empresa deve considerar para implementar a curto ou longo prazo. A equipe de auditoria deve trabalhar com gerentes e supervisores para definir prioridades com base na descoberta. Questões que possuem maiores riscos devem receber prioridade sobre itens com menores riscos.
Após concluir a tarefa, a equipe responsável deve fazer algumas recomendações com base nos dados obtidos e atribuir uma data de conclusão e revisão a todas as ações corretivas a serem implementadas.
A publicação dos resultados da auditoria também ajuda a todos dentro de uma organização a entender quaisquer alterações que possam ser necessárias e como essas alterações aumentarão sua segurança pessoal. Também reconhece a equipe de auditoria, bem como as contribuições de gerentes e funcionários que fizeram parte do processo.
A realização de auditorias de segurança exige tempo e esforço; no entanto, elas fornecem resultados valiosos que podem levar a empresa ao próximo nível em assuntos relacionados à saúde e segurança. As auditorias também podem desencadear mudanças de segurança proativas que podem ajudar a evitar ferimentos, doenças e morte dos funcionários.
As auditorias de segurança no local de trabalho tentam identificar se os sistemas de gerenciamento de segurança estão operando de maneira eficaz e eficiente.
Em geral, lesões e acidentes de trabalho são o resultado de pequenos problemas que poderiam ter sido identificados através da realização de auditorias de segurança no local de trabalho anteriormente. Portanto, essas avaliações protegem os funcionários e as organizações, reduzindo lesões e custos operacionais e, como resultado disso, aumentando a produtividade.
Por fim, espero que o nosso blog possa ajudá-lo a criar formulários móveis de inspeção de segurança para identificar e relatar problemas de segurança no local de trabalho.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.