A norma regulamentadora número 17, chamada de NR 17, é regulamentada pela portaria Nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e diz respeito à Segurança e Medicina do Trabalho.
Esta norma busca trazer maior conforto e segurança nas condições de trabalho, fazendo com que este se adapte às características psicofisiológicas do trabalhador, ou seja, postura, equilíbrio e coordenação mecânica.
A ergonomia é o estudo específico das interações entre os seres humanos e os outros elementos ao seu redor, incluindo as máquinas.
Seu objetivo é prover o bem estar do indivíduo e contribuir para o desenvolvimento das atividades.
O objetivo da NR 17 é tratar das questões ergonômicas no ambiente de trabalho, sendo assim, visa diminuir e evitar os riscos decorrentes da prática ergonômica adotada, assim como otimizar a qualidade das realizadas no dia a dia.
Os riscos ergonômicos podem ser responsáveis por uma série de problemas de saúde, comprometendo o desempenho e havendo até um possível afastamento de suas atividades.
Uma empresa que se preocupa com a saúde e segurança de seus colaboradores, se preocupa diretamente com a aplicação das normas da NR 17 e o cumprimento da legislação, pois ela fornece a orientação necessária sobre os procedimentos que são obrigatórios.
Está norma exige a análise ergonômica nas empresas a fim de realizar a investigação das condições de trabalho e suas adequações ao perfil psicofisiológico do trabalhador.
Os aspectos levados em consideração são: transporte e carregamento de materiais, mobiliários, equipamentos, condições ambientais e de organização.
Uma das consequências de seguir a conduta da NR 17 é o natural aumento na produtividade dentro da organização, visto que um bom rendimento está atrelado a boas práticas.
Vejamos agora algumas abordagens tratadas na NR 17 de forma resumida:
LEVANTAMENTO, TRANSPORTE E DESCARGA INDIVIDUAL DE MATERIAIS
Trata da relação de peso e capacidade física entre o indivíduo e a carga, com o objetivo de cuidar sua saúde física e sua segurança.
MOBILIÁRIO DOS POSTOS DE TRABALHO
Trata do planejamento dos móveis ao se adaptar a forma de trabalho e sua postura, a área de trabalho deve ser de fácil alcance.
EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
Trata-se de todos os equipamentos que serão utilizados no posto de trabalho e sua adequação às características psicofisiológicas do trabalhador, bem como a natureza de seu trabalho.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO
Trata do nível de ruído e iluminação condizente com a natureza do trabalho.
Nesta Nr 17 deve ser levada em consideração as normas de produção; o modo operatório; a exigência do tempo; a determinação do conteúdo de tempo, o ritmo de trabalho e o conteúdo das tarefas.
O descumprimento a NR 17 pela empresa ou o colaborador pode gerar consequências negativas, entre elas estão:
Após a aplicação da NR 17, deve se fazer um programa para conscientizar todos os colaboradores da importância das normas a serem seguidas. Palestras e treinamentos acerca do tema são ótimas ferramentas.
Em seguida, veremos alguns dos benefícios a partir da aplicação da NR 17:
MAIOR PRODUTIVIDADE
Uma equipe com boas condições de trabalho é capaz de produzir muito mais e com muito mais qualidade.
Quando se tem um ambiente inapropriado ou a falta das ferramentas necessárias, o trabalhador não consegue desenvolver suas tarefas com concentração e com as mesmas habilidades que teria num ambiente propício. Portanto, a produtividade tende a aumentar após a aplicação da NR 17.
MENOR INCIDÊNCIA DE DOENÇAS
No momento em que se disponibiliza ferramentas adequadas ao trabalho, doenças como LER, DORT, LTC e AMERT são ocasionadas em menor número, isso evita a ausência e o afastamento dos colaboradores por motivos de saúde.
Processos trabalhistas devido a este tipo de doença também tendem a diminuir, afastando assim, dívidas inesperadas.
CONFORMIDADE COM A LEI
Um dos grandes benefícios de estar em conformidade com a NR 17 é estar dentro dos parâmetros da lei.
Toda empresa deve fazer, e isso é uma obrigação, a análise ergonômica do trabalho. Isto evita uma sequência de problemas futuros, como denúncias e multas aplicadas pelo órgão fiscalizador.
RESPONSABILIDADE COM O PRÓXIMO
A preocupação com esse tema, é antes de tudo, humanitário, pois zelar pela saúde e segurança do trabalhador é ter cuidado com o próximo. Isto transparece para fora do ambiente de trabalho, ou seja, na reputação da empresa, afetando diretamente os seus resultados.
Tratei de abordagens referente a NR 17, que especifica regras referentes à ergonomia e suas interações no ambiente de trabalho.
A importância da análise e o cumprimento de suas diretrizes está diretamente ligado ao desenvolvimento da organização, bem como a garantia da segurança, da saúde e do bem estar do colaborador.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.