Vivemos tempos onde a quantidade de desempregados supera a de trabalhadores, onde a insegurança bate todos os dias na porta daqueles que estão empregados; A ansiedade, angústia e estresse no trabalho são mais comuns do que você imagina.
O estresse é uma das principais causas de afastamento do ambiente de trabalho, o ambiente é propício para que colaboradores se afastem de suas funções e é aí que entra a grande questão.
Você, empregador ou gestor de uma empresa, já pensou em como o estresse pode afetar os seus colaboradores e de que forma é possível superar esse problema?
O estresse pode afetar o trabalho de muitas formas, mas como sempre, existem algumas estratégias que poderão ser usadas para resolver esse problema.
Você se considera um chefe observador e que está sempre atento aos problemas e necessidades de sua empresa? é muito fácil reconhecer os sinais de estresse no ambiente de trabalho.
Alguns sinais podem ser observados facilmente, veja alguns deles;
Esses são alguns dos sinais de que o seu ambiente de trabalho está sendo afetado pelo estresse, identificar as causas é um dos primeiros passos, na maioria dos casos, a fonte do estresse está bem nítida.
Um dos principais problemas do estresse no trabalho está no fato de que esta doença afeta consideravelmente a produtividade dos colaboradores.
O aumento da produção e liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina no cérebro, podem prejudicar de forma significativa a saúde mental e física dos trabalhadores, dessa forma, a produtividade também ficará afetada.
A baixa produtividade é um problema tanto para funcionários, quanto para as empresas, mas quando decorrente do ambiente ou de causas ocupacionais, o estresse além de afetar a produtividade e causar afastamento, pode ser um problema financeiro para as organizações.
A baixa produtividade afeta a autoestima dos funcionários e também a saúde financeira da empresa.
Alguns trabalhadores já trazem o estresse decorrente dos problemas pessoais em casa, mas em grande parte dos casos, os trabalhadores afirmam que é o ambiente de trabalho, o grande responsável pelo estresse.
Uma pesquisa feita pela universidade de Harvard mostrou que 44% dos adultos empregados afirmam que o trabalho afeta sua saúde e posicionaram o ambiente ocupacional como uma das principais causas de estresse.
Existem muitas causas para o estresse no trabalho, veja algumas das mais comuns:
A empresa não é a única responsável pelo estresse de seus funcionários, os colaboradores também podem tomar algumas atitudes que serão essenciais para diminuir o estresse no trabalho.
A primeira coisa que o funcionário pode fazer para reduzir o estresse no dia dia de trabalho, está justamente em agir sobre uma das causas do estresse ocupacional, o excesso de tarefas.
Em alguns casos, não existe um excesso de tarefas e sim uma falta de organização sobre as mesmas, nesse caso, existem algumas atitudes a se tomar.
Com as tarefas organizadas, fica mais fácil decidir por onde começar, estabelecer as metas do dia e também definir se aquela quantidade de tarefas realmente pode ser feita em um único dia.
Caso as tarefas ultrapassem as capacidades de uma pessoa, é importante conversar com o chefe sobre adiar as atividades menos importantes e focar nas mais urgentes, nesse caso, o diálogo entre empregador e funcionário é essencial.
Os robôs podem até ser importantes em algumas empresas e principalmente nas indústrias, mas a maioria das funções ainda é exercida por pessoas de carne e osso, pessoas que possuem um limite e precisam de descanso para recuperar as energias.
As jornadas longas de trabalho, onde o funcionário tira alguns míseros minutos para o almoço e logo deve voltar correndo para suas funções, é uma das causas do estresse no trabalho.
Dar aos funcionários alguns intervalos de descanso durante o dia é muito importante, pois além de contribuir para a redução do estresse, essa atitude também pode aumentar a produtividade da empresa.
Os finais de semana e feriados são destinados para o descanso, usar esses dias para trabalhar não é uma boa forma de reduzir o estresse, muito pelo contrário, pode causar um maior esgotamento mental.
Acredite, o afastamento dos funcionários de suas funções é um dos menores problemas que empregadores e colaboradores podem enfrentar por conta do estresse no trabalho, em alguns casos, a grande pressão nesse ambiente pode resultar em situações ainda mais alarmantes.
O estresse é uma das principais causas de acidentes no trabalho, em casos mais graves, o estresse pode resultar em situações onde funcionários podem chegar ao óbito.
Dar a total relevância ao estresse no ambiente de trabalho é importante para evitar que casos mais graves aconteçam, quando identificadas situações de estresse, o tratamento pode ser feito o mais breve possível, evitando assim, maiores transtornos.
Muitos estudos já revelam que o estresse não assume apenas casos individuais, muito além disso, percebe-se que o estresse no trabalho está ligado à postura de muitas organizações, que exigem longas jornadas, cansativas e repetitivas, com recompensas inadequadas ao esforço exercido.
Quanto aos direitos referentes à saúde mental do trabalhador, a organização internacional do trabalho(OIT) estabeleceu em seu art. 3 que; “o termo ‘saúde’, com relação ao trabalho, abrange não só a ausência de afecções ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho”.
Durante muito tempo, a saúde mental não foi considerada importante e devidamente discutida no ambiente de trabalho.
A marginalização de funcionários que sofrem com estresse e outros tipos de doenças psicossociais, muda a partir do momento que uma organização respeitada, trata de doenças psicossociais com a mesma relevância que trata outros tipos de doenças ocupacionais.
Promover ações que visam a prática de exercícios físicos para reduzir o estresse no trabalho é uma das estratégias para contornar esse problema.
Através de palestras, dias de conscientização sobre a saúde mental no trabalho e outras ações educativas, é possível mostrar aos funcionários o quanto a prática de exercícios físicos influencia na redução do estresse.
Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a manter tanto a saúde mental, quanto física, a prática de atividades ao ar livre colabora também para reduzir o estresse, tudo isso resulta em funcionários mais bem humorados, dispostos e produtivos.
Além de motivar e conscientizar para que os funcionários pratiquem exercícios em seus tempos livres, empregadores e gestores também podem adotar práticas de meditação, alongamento e ioga antes e após a jornada de trabalho.
Todo mundo tem problemas pessoais, não dá para evitar, uma hora ou outra isso pode acabar afetando e gerando mais estresse no trabalho, pensando nisso, é importante tomar medidas para que a vida pessoal e profissional sejam tratadas de forma separada.
Dar aos funcionários a possibilidade de resolver questões pessoais, desde que os mesmos estejam comprometidos com suas tarefas, é uma estratégia que quando adotada, contribui para que os funcionários se tornem mais produtivos.
Para resolver esse tipo de conflito dentro da empresa, é essencial que haja flexibilidade e diálogo entre empregador e empregado.
Se você é empregado e sente que o estresse no trabalho já não é uma questão com a qual consegue lidar, é necessário refletir um pouco e saber a hora de pedir um afastamento.
Existem muitas medidas que podem prevenir e diminuir o estresse no trabalho, mas em casos onde os sintomas já não podem mais ser combatidos com estratégias simples, o jeito é recorrer ao tratamento e para este, é necessário um período de afastamento das funções.
Algumas empresas mais flexíveis, conseguem fazer uma mudança de função, para que o funcionário não precise se ausentar de suas atividades, essa é uma opção a ser pensada, já que o afastamento pode causar prejuízos tanto para o funcionário, quanto para a empresa.
Para compreender a importância de se manter a saúde mental e evitar o estresse no trabalho, veja algumas das consequências que o estresse pode causar tanto aos colaboradores, quanto aos empregadores.
As consequências para os colaboradores envolvem:
Para a empresa, as consequências do estresse no trabalho incluem:
O mindfulness é uma prática que vem sido adotada por muitas empresas que visam manter a saúde mental e bem estar de seus funcionários, de forma resumida, o mindfulness consiste em focar a atenção no momento presente, deixando distrações e sentimentos negativos de lado.
O mindfulness proporciona vários benefícios, entre eles:
Os benefícios do mindfulness são muitos, os gastos são nulos, e tanto os funcionários quanto a empresa saem ganhando.
O afastamento do trabalho não é bom em nenhum caso, tanto para empregadores, quanto para funcionários, dessa forma, é importante estar sempre apostando em estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais confortável para todos.
As estratégias para reduzir o estresse no trabalho não podem ficar apenas no papel ou no “mundo das idéias”, é necessário investir em um plano efetivo, visando promover e manter a saúde e bem estar na empresa.
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