De repente, você que é médico se vê realizando o sonho de abrir o próprio consultório, independentemente de continuar ou não trabalhando em outras clínicas ou hospitais. Esse sonho, no entanto, pode se transformar em pesadelo se você não tiver conhecimento sobre gestão de clínicas e gestão de consultório médico.
Este conhecimento permite ao profissional lidar com as dificuldades e desafios da rotina de trabalho, especialmente com relação ao planejamento, organização, atendimento administrativo e gestão financeira do seu negócio. Os resultados de um bom gerenciamento são maior produtividade, qualidade nos serviços, um aumento na fidelização de pacientes e, consequentemente, dos lucros.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão para clínicas e consultórios médicos que podem ser úteis tanto para quem está começando quanto para aqueles que já consolidaram seus empreendimentos de saúde. Acompanhe!
Ao falar em gestão de qualquer tipo de negócio, a divulgação é um dos principais aspectos. É ela que vai trazer novos pacientes e conquistar de uma vez por todas aqueles que já são. E extremamente importante que os médicos invistam em campanhas de marketing — especialmente usando a internet, que tem um potencial de comunicação tão interessante.
No entanto, não se pode esquecer de observar o que o código de ética diz a respeito disso. Não se pode, em hipótese alguma, causar qualquer constrangimento para o paciente ou mesmo lançar mão do sensacionalismo para chamar a atenção. Portanto, sempre tenha esse cuidado antes de fazer qualquer divulgação.
Essa é uma grande ferramenta para os médicos que administram seus consultórios, pois torna tudo mais prático. Em apenas alguns cliques, você tem acesso ao histórico do paciente, quais remédios ele já tomou, possíveis intolerâncias, tratamentos que não funcionaram e todos os outros dados necessários. E o melhor: pode ter tudo isso no seu celular ou tablet.
O software para SST - Sistema ESO, por exemplo, conta com esse recurso que, além de facilitar a rotina, ajuda a otimizar o espaço, pois não serão mais necessários aqueles arquivos imensos para guardar prontuários em papel. Não deixe de conhecer!
O atendimento por telefone em uma clínica é muito importante, pois permite que o paciente se informe sobre os serviços oferecidos, horário de funcionamento, se o convênio médico que ele tem é atendido e marcar as consultas. Como é praticamente impossível para o médico realizar as consultas e ainda cuidar dos atendimentos ao telefone, contratar uma secretária é uma medida fundamental.
Além disso, abrir a possibilidade para contatos e agendamentos via aplicativo e e-mail, facilita o acesso do paciente ao consultório, sendo uma estratégia interessante para diversificar o atendimento.
Tudo que diz respeito aos gastos e receita deve ser controlado. Caso contrário, você pode, por exemplo, reduzir a margem de lucratividade sem nem saber o porquê. Para evitar esse tipo de problema, dê atenção especial aos recibos do pagamento das consultas e do que você paga aos seus fornecedores.
Torne virtuais todas às operações que forem possíveis. Atualmente, existem muitos aplicativos que facilitam a relação entre médicos e pacientes. É muito mais prático e eficiente armazenar informações utilizando bancos de dados online.
Uma clínica médica organizada é requisito essencial para oferecer aos pacientes um atendimento de qualidade. O mercado de saúde se encontra altamente competitivo, razão pela qual aqueles que conseguem fazer mais e melhor em menos tempo se destacam dos demais.
Desta maneira, além de criar fluxos de trabalho e padronizar tarefas, o uso de softwares específicos para clínicas e consultórios pode ser a melhor saída para o controle e organização da clínica. Conciliar um sistema médico informatizado com a divisão de tarefas e rotinas entre a equipe vai trazer eficiência, sinônimo de qualidade e profissionalismo na gestão.
Para gestão de clínicas do trabalho, conheça o Sistema ESO: www.sistemaeso.com.br
Um sistema de gestão para consultórios médicos tornará a gestão administrativa e financeira de clínicas e consultórios muito mais simples.
Como profissional da área médica, você sabe a importância da detecção precoce dos problemas de saúde dos pacientes. O mesmo conceito se aplica à saúde financeira da sua clínica médica. A melhor maneira de evitar problemas financeiros é monitorar os principais aspectos do desempenho da sua prática e tomar medidas corretivas imediatas assim que se observar quedas na lucratividade.
Um bom sistema de gestão conta com ferramentas ideais para a administração de uma clínica médica, como fluxo de caixa, relatórios financeiros simplificados e controle de contas a pagar e a receber.
Para gestão referente a medicina e segurança do trabalho, conheça o Sistema ESO: www.sistemaeso.com.br
Uma clínica médica precisa recolher os seguintes impostos:
• CLSS e a COFINS, contribuição que incide sobre a receita bruta e apresenta alíquota definida na legislação. Empresas optantes pelo Lucro Presumido, por exemplo, pagam alíquota de 3% sobre o faturamento;
• ISS, Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza e pode variar entre 2 a 5%, dependendo do município;
• INSS, Instituto Nacional do Seguro Social;
• PIS, Programa de Integração Social;
• IRPJ, no caso de pessoas jurídicas.
É preciso ficar atento! Muitas vezes o consultório é automaticamente enquadrado em outro regime quando o faturamento anual é alterado.
Se você não se sentir seguro sobre qual regime é o melhor para a sua clínica médica, peça ajuda a um contador especializado na área da saúde.
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