O trabalho funciona como uma segunda casa para muitos trabalhadores, 8 horas ou mais de trabalho, dependendo da função, pensando dessa forma, vemos a empresa como a provedora do bem estar de seus funcionários.
Uma empresa de sucesso precisa visar a saúde mental dos funcionários antes de qualquer coisa, mas a verdade é que na prática não é bem assim.
Mais de 75,3 mil trabalhadores estão afastados de suas funções por conta de algum tipo de transtorno mental.
A doença que mais afeta trabalhadores em todo o mundo, conhecida como o mal do século; a depressão tem incapacitado muitas pessoas de exercerem suas funções de forma satisfatória.
Pensando nas estatísticas e números alarmantes, é dever de um empregador e da organização como um todo, cuidar para que seja mantida a saúde mental de seus funcionários.
Um ser humano saudável mentalmente é capaz de compreender que está sujeito à todos os tipos de emoções; alegria, tristeza, raiva, frustração, satisfação…
Infelizmente, o que presenciamos atualmente nos ambientes de trabalho, são trabalhadores que não possuem ou que não conseguem manter a saúde mental em dia.
Uma pessoa saudável mentalmente, consegue estar bem consigo mesmo, entender que existem limitações, compreender e reconhecer suas emoções, sejam elas agradáveis ou não.
A saúde mental no trabalho diz respeito à forma como o funcionário lida com as pressões, com o estresse constante e com a ansiedade que atormenta a vida dos trabalhadores que sofrem constantemente com a ameaça de perder o emprego.
Mesmo sendo um problema dentro do ambiente de trabalho, existem muitas formas de manter a saúde mental dos funcionários, tudo isso depende de como sua empresa lida com esse problema.
Antes de enfrentar um problema, é sempre necessário identificar a fonte do mesmo. Você, empregador, já parou para avaliar como anda a saúde mental dos funcionários? saiba que esse é o primeiro passo.
O empregador ou gestor de uma empresa, deve fazer uma análise para avaliar como está a saúde mental dos seus funcionários.
Sua empresa lida bem com os problemas do dia dia no trabalho? Os funcionários possuem acompanhamento psicológico? O ambiente de trabalho é propício para manter a saúde dos colaboradores em dia?
São algumas questões simples a serem elaboradas, mas que podem fazer toda a diferença. É muito importante que durante esse processo, os funcionários possam ser ouvidos, para que assim as questões possam ser ouvidas por quem realmente lida com elas.
Para começar, podem ser elaborados alguns questionários simples sobre como os funcionários se sentem em relação à saúde mental no trabalho, é importante ressaltar que os colaboradores sejam sinceros em suas respostas, pois é a partir das respostas que as soluções poderão ser encontradas.
O estresse no ambiente de trabalho é o principal fator e que leva muitos funcionários a se afastarem de suas funções.
O estresse pode decorrer de vários fatores, entre eles; a pressão exercida pelos chefes sob os funcionários, a alta cobrança por metas surreais, o medo constante de perder o emprego, entre tantos outros.
O estresse ocupacional é uma das causas que mais afetam a saúde mental dos funcionários, dessa forma, encontrar possíveis fontes causadoras de estresse no ambiente de trabalho também é uma atitude a se pensar.
Uma estratégia clássica, mas que não deve ser descartada. Fazer treinamentos e palestras é uma ótima forma de conscientizar trabalhadores e empregadores sobre a importância de se manter a saúde mental dos funcionários.
Muitas consultoras oferecem palestras gratuitas, além de treinamentos que visam ensinar estratégias para manter a saúde mental, incluindo sessões de meditação, alongamento e exercício da autoestima dos funcionários.
Workshops devem ser feitos com frequência, para que os funcionários se sintam como parte importante da organização, melhorando assim a autoestima desses e consequentemente, melhorando a produtividade da empresa.
A empresa deve ver a questão da saúde mental dos funcionários, não como um “problema” e sim como um meio de melhorar também os resultados da própria organização.
Funcionários saudáveis mentalmente, confortáveis com sua posição dentro da empresa, satisfeitos com suas funções e bem posicionados, tendem a serem profissionais muito mais capacitados.
A saúde mental afeta muito na produtividade dos colaboradores, manter a saúde mental dos funcionários, é manter também, a saúde da empresa.
Uma empresa é constituída por partes, as partes são o que formam o todo. A importância de cuidar da saúde mental dos funcionários no ambiente de trabalho está no fato de que essa ação visa cuidar também da saúde da organização.
Vivemos em um era em que grande parte da população sofre de algum tipo de doença ou transtorno mental, esse tipo de problema afeta jovens, crianças, idosos e adultos, ninguém está isento de sofrer com esse problema.
Não há como negar que o ambiente de trabalho é um dos responsáveis pelo desencadeamento de alguma desordem mental, os fatores já foram expostos, mas o que pode ser feito para tornar esse ambiente menos estressante?
Algumas atitudes simples podem ser tomadas para manter a saúde mental dos funcionários, uma delas está em tratar as desordens mentais com a urgência que elas exigem.
Gestores devem estar atentos para nunca minimizar esse tipo de situação, prevenir é sempre melhor que remediar, mas em casos onde a prevenção não é mais a solução, se torna obrigação da empresa, acolher um funcionário que está sofrendo com algum tipo de doença psicossocial, além de tomar as devidas providências, para que assim haja uma recuperação e retorno mais breve para as funções, sem nunca minimizar o problema.
Vale ressaltar novamente que, uma empresa que lida de forma saudável com as questões e problemas de seus colaboradores, é uma empresa que consegue crescer de forma saudável.
Se você é empregador ou gestor de alguma empresa, saiba que priorizar a saúde mental dos funcionários é uma atitude que trará benefícios mútuos.
Os funcionários conseguem desenvolver suas funções de forma mais satisfatória, a empresa não perde mão de obra, os funcionários se sentem mais confortáveis em suas funções e não precisam se afastar por motivos de saúde, a empresa ganha com uma maior produtividade. Todo mundo sai ganhando!
Contar com a psicologia organizacional é uma ótima forma de lidar com a saúde mental dos funcionários e manter sempre uma equipe pronta para analisar questões relevantes e necessárias acerca da saúde mental dos colaboradores.
A psicologia organizacional atua estudando o desenvolvimento e bem-estar e a relação dos funcionários dentro de uma empresa. De forma resumida, a psicologia organizacional coleta informações e traça formas e planos para melhorar o desempenho dos funcionários e assim, aguçar o potencial da empresa.
O acompanhamento psicológico frequente de funcionários e também de empregadores, é uma estratégia adotada por grandes empresas e que costumam dar muito certo.
Uma equipe psicológica familiarizada com o ambiente e dia dia de uma empresa, pode lidar muito melhor com as questões dos funcionários. Os gastos não são altos se comparados com os gastos obtidos com o afastamento de funcionários.
Mais uma dica que, apesar de simples, não é seguida por muitas empresas. Os horários de pausa, incluindo horários de almoço, devem ser respeitados, já que é durante esses intervalos que os funcionários poderão descansar e relaxar um pouco.
Os horários de trabalho flexíveis também podem colaborar bastante para manter a saúde mental dos funcionários, e claro, pode influenciar muito na produtividade da empresa.
É muito importante estabelecer o horário de trabalho para que assim, os funcionários não precisem ultrapassar a jornada de trabalho, tarefas urgentes podem ser resolvidas antes e as que não possuem tanta urgência podem ser resolvidas no dia seguinte.
é claro que, para que os funcionários não faltem com suas obrigações, é necessário que haja diálogo, onde serão estabelecidas as regras e metas a serem atingidas durante o dia(Desde que essas metas não sejam surreais).
É muito legal ver ambientes de trabalho onde a descontração e bom humor predominam, em todos os casos, esses ambientes mais alegres e leves causam um impacto bastante positivo nos funcionários.
O design do ambiente conta muito, a presença de plantas e a circulação de ar puro podem deixar o ambiente mais agradável, além disso, algumas dinâmicas antes e depois do trabalho, podem contribuir para que os funcionários relaxem e desempenhem melhor suas funções.
Adotar um perfil de uma empresa mais ‘jovial’ e preocupada com seus funcionários enquanto pessoas, é uma estratégia que tem funcionado para muitas empresas que tem como meta, manter a saúde mental dos funcionários.
Chefes super autoritários e que estão sempre colocando seus funcionários para baixo, estão contribuindo para um desgaste emocional de seus colaboradores e consequentemente, afetando a saúde da empresa.
Fazer críticas é sempre importante, desde que essas sejam construtivas. Xingar, desprezar, subvalorizar e discriminar funcionários, por qualquer que seja o motivo, é uma forma de abuso e deve ser combatida.
Um problema sério e que deve ser prevenido e combatido, a saúde mental dos funcionários deve ser prioridade para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena.
Utilizar de meios para aumentar a autoestima e manter a saúde mental dos funcionários é super importante, tanto para os colaboradores, quanto para a organização de modo geral.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.