A atuação em mercados altamente competitivos faz com que as empresas busquem constantemente a inovação e aprimoramento de seus processos. O gestor pode facilitar a organização e gerenciamento de determinadas questões, utilizando serviços especializados de empresas de assessoria e consultoria.
A contratação de empresas e profissionais que possuem habilidades específicas é útil para que a empresa possa manter o foco na execução de sua atividade principal. Assessoria e consultoria são serviços que oferecem soluções às empresas para garantir o melhor desempenho, mas são bastante diferentes.
Por onde começar? Como saber qual serviço contratar? Quais são as características da assessoria? E da consultoria? Continue acompanhando nosso artigo para descobrir as respostas e aprender mais sobre o assunto.
Assessoria tem origem da palavra latina assessore, cuja a definição é dar alguém uma recomendação sobre o que deve ser feito em uma situação especifica. É algo muito requisitado por empresas, já que várias possuem assessoria de imprensa, por exemplo.
Um assessor dá informações, cuidados a serem tomados e avisos, que orientam para a tomada de decisão. Fornece aos clientes informações e incentivos necessários para assumir a responsabilidade para explorar opções e tomar uma decisão bem-sucedida.
O assessor é geralmente um membro da equipe e entende que objetivos estratégicos são essenciais dentro da empresa, ajudando no planejamento a curto, médio e longo prazo.
Ele deve conhecer muito bem a equipe, os líderes e os clientes, assim como todos os outros indivíduos relacionados a seus serviços ou produtos. É capaz de traduzir perspectiva de um ângulo para outro.
O papel da assessoria empresarial também envolve a identificação de um problema, antes de ele efetivamente se tornar um problema, compartilhando a solução com as partes interessadas.
O assessor é fundamental dentro de organizações, pois eliminam potenciais ameaças e decidem por conta própria quanto do seu tempo deve ser investido em alguma atividade, com base na gravidade das questões.
Um assessor de marketing, por exemplo, aponta os problemas e também oferece sua “mão de obra” para solucionar o que for preciso. Ou seja, faz a consulta e também produz.
A consultoria empresarial é definida como fornecer aconselhamento profissional ou especializado a uma pessoa ou a uma empresa.
No negócio de consultoria, a orientação do consultor é dada em troca de taxas para ajudar o cliente a resolver um problema específico. Alguns consultores trabalham em grandes empresas, mas a maioria dos consultores é independente.
Muitos consultores possuem habilidades especializadas em áreas de especialização específicas, como gerenciamento de mudanças, desenvolvimento organizacional, questões ambientais e administração de empresas.
Consultores com formação na academia podem ajudar as empresas com problemas relacionados à pesquisa ou à teoria.
A consultoria é recomendada quando o dono da empresa precisa de um diagnóstico completo da empresa. Como fatos de sucesso que não estão sendo bem trabalhados e identificar possibilidades de melhorias.
Às vezes, é esperado de um consultor cuidar dos problemas por conta própria e apresentar a solução ao patrocinador. Mais frequentemente, no entanto, o consultor irá preparar opções de como resolver o problema e depois discutir os prós e os contras com o patrocinador.
Em casos raros, um consultor é usado para substituir temporariamente um cargo de administração até que uma substituição de longo prazo tenha sido encontrada.
Um consultor de marketing, por exemplo, aponta os problemas mas NÃO oferece sua “mão de obra” para soluciona-los. Ou seja, faz a consultoria mas a produção é indicada a outro profissional da área.
A maior e mais relevante diferença entre um consultor e um assessor é: o consultor aponta as solução, mas não se envolve na execução delas, enquanto o assessor além de apontar a solução, também se envolve para resolver o problema.
Na saúde e segurança do trabalho, por exemplo, um consultor apontaria tudo o que determinada corporação precisaria fazer para se adequar às normas regulamentadoras, mas não necessariamente atuaria na implementação. O assessor de SST além de mostrar o que precisaria ser feito, também faria e atuaria na implementação das medidas.
Falando assim, parece até que o assessor é mais competente que o consultor. Porém, não é bem assim. Muitas das vezes o consultor já foi um assessor, durante anos, e agora prefere apenas fazer a consultoria e deixar que outros resolvam os problemas que ele diagnosticou. Pode ser também que financeiramente seja mais atrativo para ele, já que ele apenas consulta e não precisa se preocupar inteiramente com a execução. Dessa mesma maneira, o assessor também não é menor que o consultor. O mercado valoriza muito profissionais que fazem assessoria, pois estes fazem o diagnóstico e também produzem o que for necessário para solucionar. Tudo depende do perfil de cada profissional, tempo de profissão e foco na carreira.
Como saber se você precisa de uma consultoria ou assessoria? Os consultores são considerados solucionadores de problemas. Você geralmente usa uma empresa de consultoria para ajudá-lo a descobrir a causa raiz de um problema de negócios e para ajudá-lo a corrigi-lo.
Uma vez resolvido o problema, o consultor sai. Os assessores usam uma abordagem de imagem maior para ajudá-lo a lidar com os desafios atuais para sua empresa. Eles ajudam a orientá-lo para a melhoria, ajudando na descoberta de problemas e aconselhando você a encontrar recursos e serviços úteis.
A principal diferença está na longevidade do relacionamento. Os relacionamentos de consultoria são geralmente de curta duração, enquanto muitas empresas contratam e retém assessores de forma contínua.
A assessoria é uma boa opção quando é necessário solucionar problemas específicos, parcialmente já identificados pelo contratante. Por exemplo, um empresário que sabe que não está seguindo a NR-17 adequadamente e precisa se regularizar. Para este caso um assessor seria ideal, já que ele apontaria os erros e ele mesmo atuaria em corrigí-los.
O consultor é uma boa alternativa quando é necessário algo mais abrangente, onde apenas um assessor não conseguiria produzir tudo.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.