Infelizmente, a má postura no trabalho está presente no dia a dia de muitos funcionários brasileiros. Por causa disso, grande parte dos funcionários sofrem com o desgaste físico e mental após exercer a sua atividade profissional.
Além disso, algumas profissões exigem do funcionário horas sentado em frente ao computador, por exemplo, o que acaba agravando os danos causados pela má postura no trabalho.
Assim sendo, os vícios posturais são responsáveis pelo surgimento de diversas complicações e até doenças crônicas que afetam o funcionário. A má postura no trabalho se manifesta então em dores, comprometendo o rendimento e a eficiência do funcionário em diária.
Em níveis mais graves, estas dores podem evoluir para ocorrências de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho), LER (lesões por esforços repetitivos), escoliose, hipercifose, e hérnia de disco.
Além disso, nos casos mais simples de má postura no trabalho, podem surgir dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, bem como, o surgimento sintomas como sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.
Desta forma, se você quer saber maus sobre os riscos da má postura no trabalho, então confira o nosso artigo de hoje.
A má postura no trabalho gera baixo rendimento dos funcionários e aumenta o risco de doenças graves. É certamente improdutivo para qualquer empresa.
Mas afinal, quais são os impactos gerais causados pela má postura no trabalho? Podemos destacar já de inícios, que para os funcionários os impactos são fisiológicos, como dor nas articulações, coluna e nos ombros, por exemplo.
Já para as empresas, os impactos da má postura no trabalho, estão mais relacionados ao baixo rendimento dos funcionários, que acaba resultando em um produto final de baixa qualidade.
Além disso, entre as causas principais de afastamento de trabalho, estão o estresse e as dores decorrentes da má postura no trabalho.
Assim sendo, o esgotamento causado por esses fatores, pode acarretar na diminuição do rendimento do trabalhador. A má postura no trabalho, na pior das hipóteses, pode ainda provocar doenças crônicas.
É fato de que o estresse piora muitos os problemas na coluna. Isso ocorre, pois, a musculatura sofre uma tensão muito grande, o que prejudica todo o sistema circulatório dos tecidos, comprimindo as articulações, discos e ligamentos.
Para evitar a má postura no trabalho, os indivíduos que trabalham com o uso de computador devem atentar para alguns cuidados, como:
Seja qual for a profissão será sempre necessário realizar alongamentos do corpo, em pausas determinadas ao logo da jornada de trabalho.
Desta forma, através da prática de exercícios que minimizam o efeito das dores musculares, causadas pela má postura no trabalho, haverá o afastamento do estresse e da ansiedade.
Atualmente, é fundamental que o funcionário tome cuidado com a sua boa postura, independentemente da profissão.
Além disso, é preciso que haja um cuidado muito grande com a ergometria correta do ambiente de trabalho. Assim sendo, deve haver uma análise do tamanho da mesa, da cadeira, da posição adequada das pastas e materiais mais usados, entre outros.
Por fim, até mesmo para dormir, você deve adotar uma posição correta. Assim sendo, quando for deitar, fique de lado, com os joelhos dobrados e um travesseiro entre eles, bem como, com a cabeça em repouso sobre um travesseiro.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os riscos da má postura no trabalho, então continue em nosso artigo de hoje.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.