Em 28/08/2018 foi lançado no site oficial o eSocial BX, fornecendo uma maneira para que as empresas possam baixar os últimos eventos enviados a plataforma do governo.
Esta ferramenta é voltada para atender os empregadores e também empresas que possuem um Sistema Integrado ao eSocial e precisam sincronizar os dados de seu software com os dados enviados a plataforma do governo.
Atualmente o eSocial utiliza uma tecnologia arcaica, necessitanto que as empresas enviem os documentos no formato XML e ainda aguardem até dois dias (nos piores casos) para saberem se as informações enviadas estavam corretas ou não. Para agravar o problema, os dados não são processados em tempo real, como acontecem na maioria dos sistemas modernos (que utilizam API's de comunicação).
Por não possuir uma API em tempo real, os XML's precisam ser enviados em lotes de no máximo 50 entradas, necessitam seguir uma rigoroza ordem e possuem diversas regras de validação. Como a resposta desta validação dos dados só vem muito tempo depois, acaba ocasionando uma série de problemas de integração entre os sistemas que podem gerar inconsistência nos dados. Isto torna-se um problema especialmente pelo fato da alimentação do eSocial precisar ser segmenta: alguns eventos são gerados pela contabilidade, outros pelo rh e outros pelas empresas de saúde e segurança do trabalho, etc.
Para tapar o sol com a peneira, o eSocial BX fornece uma forma de recurperar os últimos dados enviados permitindo que as empresas desenvolvedoras consigam navegar melhor pelos eventos gerados anteriormente. É um pequeno avanço, mas existem inúmeras restrições, veja alguns exemplos:
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.