Apesar da euforia e das desconfianças de um possível cancelamento, agora é oficial: O eSocial continua valendo!
Conforme foi anunciado no site do governo, o eSocial sofreu diversas melhorias e simplificações, incluíndo a remoção de alguns campos e até mesmo a exclusão de alguns eventos das tabelas. Confira o que ficou e o que saiu:
Conforme o caléndario prévio anunciado, o envio dos eventos da SST continuam conforme planejado para se iniciarem em 2020. Devido ao prazo apertado, a maioria das mudanças foram focadas na remoção de campos descenessários e também na simplificação dos dados informados.
A estrutura de envio e os prazos anunciados continuam os mesmos.
O envio do evento s-1060 causava muitos problemas, principalmente pelo fato de que o empregador era obrigado a efetuar operações de Inclusão/Alteração/Remoção constantes, deixando o uso muito confuso e burocrático.
Com a eliminação deste evento, as informações do ambiente serão enviadas no evento s-2240 junto com a exposição aos riscos dos colaboradores. Esta alteração está mais do que aprovada!
Quanto ao toxicológico, o envio do evento era praticamente irrelevante por dois motivos:
Outra alteração relevante, foi a remoção da necessidade do envio do número NIS do empregado, agora os trabalhadores serão identificados pelo CPF.
A alteração na tabela de riscos era bastante necessária, uma vez que as nomenclaturas eram muito convolutas e muitas vezes específicas demais. Com o agrupamento de riscos parecidos a chance do empregador cometer um erro diminuem.
Outra alteração bem vinda é a unificação dos prazos mensais para o envio dos eventos, antigamente algumas tabelas poderiam ser enviadas em dias diferentes de outras, causando confusão. Agora todos eventos poderão ser enviados até o dia 15 do mês subsequente.
Vale lembrar que mesmo assim ainda há exceções, como nos eventos de envio imediato (ex: admissão, CAT com óbito, etc)
Essa iniciativa de simplificação da plataforma foi muito bem vinda e vai ajudar a desburocratizar e desmistificar o uso do eSocial.
Salientamos que a plataforma veio para ficar, uma vez que ajuda a modernizar toda a estrutura trabalhista e previdenciária do Brasil.
Com os prazos mantidos para janeiro de 2020, certifique-se de estar sempre por dentro das alterações da plataforma e tome cuidado para não perder os prazos e tomar uma multa salgada do governo.
Caso você tenha um clínica, uma assessoria ou seja um técnico/engenheiro de SST, recomendamos fortemente a utilização do Sistema ESO - Um Software de Medicina do Trabalho Integrado ao eSocial, desta forma você evita erros e simplifica sua vida.
O ESO é um software totalmente web concebido desde seu início para atender ao eSocial de maneira simples e descomplicada. Tornamos fácil e automatizado o envio dos eventos e de quebra você ainda faz a gestão de sua clínica, gerencia os agendamentos dos funcionários, emite ASO online, controla as contas a pagar e receber, gera documentos e laudos (ppra, pcmso, etc) em massa e muito mais.
Clique aqui para solicitar um orçamento sem compromisso e assistir a uma apresentação de nosso sistema.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.