A inovação é algo muito presente em nosso dia a dia, coisas que víamos como essenciais no nosso cotidiano estão se tornando obsoletas e por consequência atualizados em meio a era da informação que estamos vivendo.
E um exemplo dessas mudanças que vem acontecendo aqui no Brasil é o eSocial, que provavelmente você já deve ter ouvido falar, onde diversos documentos poderiam ser colocados em uma plataforma online como uma possibilidade de facilitação.
A questão é que agora o eSocial passa a ser obrigatório e você precisa se inteirar no assunto.
Então, vamos lá? Aqui vamos tirar todas as dúvidas sobre o e-social e fazer com que você não tenha nenhuma surpresa durante essa mudança dentro desse projeto do governo federal.
O eSocial é uma forma unificada pela qual os empregadores irão começar a passar ao governo todas as informações relativas aos funcionários, seja vínculos, contribuições, pagamentos, comunicações de excedente de trabalho, aviso prévio e informações sobre o FGTs.
Esse sistema vem de um decreto instituído em 2014 que visava simplificar a prestação das informações, sejam elas fiscais,trabalhistas ou previdenciárias. Tudo isso buscando otimizar o serviço das empresas, onde antes eram entregues dezenas de documentos físicos para cada funcionário e agora tudo será feito em um único ambiente integrado.
Temos que ter em mente que essa ação do governo busca continuar mantendo os direitos trabalhistas que nós temos e ainda simplificar todo o trabalho dos empregadores, que antes era muito burocrático e por muitas vezes desestimulava o cumprimento e encaminhamento dessas informações.
Na prática o que acontecerá é que as empresas enviaram todas as informações que já enviam para o governo em uma só plataforma, essas informações já existiam seja no papel ou em alguma outra plataforma, a diferença é que agora será enviada periodicamente pela plataforma direta do e-social.
Se você tem um negócio e tem uma relação empregatícia e uma relação trabalhista, previdenciária ou tributária, você terá que utilizar o e-social para lançar todas as informações necessárias sobre seus funcionários, isso está definido desde julho de 2018 pelo governo federal.
Para quem é da parte de Saúde e Segurança do Trabalho, os eventos passam a ser obrigatórios a partir de Janeiro de 2020.
Como estamos falando bastante aqui do envio de informações com a chegada do e-social, não podemos deixar você na mão sem saber quais informações devem ser enviadas, pensando nisso vamos trazer abaixo uma lista com todas as informações que poderão ser enviadas pelo e-social.
Após as Simplificações do eSocial que ocorreram recentemente o número de eventos da parte de saúde e segurança do trabalho foram reduzidos para apenas 5, sendo eles:
Agora por fim vamos falar sobre os benefícios, é realmente uma vantagem para você utilizar o e-social ou é apenas mais uma iniciativa que não levará a nada? Vamos responder!
Primeiramente vamos falar da praticidade, você terá todos os documentos em apenas uma plataforma, isso poupará muito tempo em relação a metodologia antiga, fazendo com que você otimize tempo e cumpra suas atividades com mais facilidade.
O principal tempo aqui é que você não precisará trabalhar com documentos físicos e diversas plataformas, o e-social resolve tudo isso pra você, um sistema unificado e simples.
Um dos pontos que já tocamos aqui é na autonomia, onde você, o dono do negócio, poderá colocar todos os documentos diretamente, podendo fazer isso por contra própria, mas sempre tomando cuidado com os prazos necessários para a realização dessas ações.
Outro ponto que não é uma vantagem especificamente para você, mas para o governo federal.
Antes haviam muitos documentos e muitas plataformas, e com o e-social unificando as informações o governo federal tem em uma plataforma acesso a todas informações de forma consistente e sistemática a fim de analisar qualquer furo dentro da documentação.
Além disso o processo poderá ser feito com facilidade e agilidade, o que não acontecia anteriormente, por conta da grande gama de documentos e principalmente duplicatas por conta da grande quantidade de organizações.
Em meio a tanto desenvolvimento tecnológico no nosso meio já era de se esperar que diversas áreas, principalmente as burocráticas, fossem atualizadas, isso por que a quantidade de processos para chegar a um fim e a quantidade de papel envolvida dificultava muito o andamento.
Por conta disso o e-social se faz tão necessário para a realidade que temos hoje, alguns processos precisam ser desburocratizados e otimizados, e o processo de passagem de informações para o governo federal é um deles.
Com a reforma da previdência a todo vapor, é de se esperar que a tecnologia seja usada para auxiliar na parte previdênciária e trabalhista.
Como os eventos do eSocial serão fiscalizados de forma automática e digital, é necessário que você fique bastante atento para não cometer erros. Sugerimos a utilização de um Sistema Para Medicina do Trabalho Integrado ao eSocial para simplificar o envio dos eventos. O Sistema ESO já vem com todas as tabelas do eSocial configuradas e prontas para serem utilizadas.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.