No dia-a-dia do trabalhador e para um bom funcionamento da empresa é necessário estar em dia com todas as questões da segurança do trabalho. E dentre essas questões, temos uma em especial que determina um bom funcionamento da instituição, garantindo que está em dia com os funcionários.
Visando uma boa funcionalidade das empresas, e acerto com todas as obrigações fiscais, hoje em nosso artigo iremos falar mais um pouco sobre o Laudo Ergonômico. Para que desse modo você possa conhecer e se conscientizar sobre esse documento de grande importância para as empresas. Enfim, vamos ao nosso foco:
Laudo Ergonômico está ligado á segurança dos trabalhadores, e é mais um documento necessário para garantir boas condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, com o intuito de proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Todas as empresas de diversos ramos necessitam possuir documentos em dia para que possam funcionar legalmente, e temos dentre eles o Laudo Ergonômico.
O Laudo Ergonômico muitas vezes é confundido com outros tipos de documentos da categoria, lembrando que ele deve seguir a NR 17.
A ergonomia é uma área da Segurança do Trabalho que visa estudar a relação do trabalhador com riscos ocupacionais em seu ambiente de trabalho.
Podemos dizer á você que a ergonomia visa garantir ao trabalhador um ambiente de trabalho com conforto adequado, métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de atividade em execução.
Um grande exemplo comum que a ergonomia tenta resolver são os resultados negativos causados por uma má postura. Ela pode causar lesões ao trabalhador, e com o passar dos tempos ele estará impossibilitado de continuar exercendo sua função na empresa.
Além desse problema, existem muitos outros que a ergonomia tenta resolver, como por exemplo: iluminação, problemas com ruídos, temperatura, etc. Todos esses problemas podem causar o afastamento do indivíduo, e assim acaba prejudicando ele mesmo, a empresa e consequentemente a sociedade.
Existem três tipos de Laudos Ergonômicos conhecidos, e a empresa terá que emitir um que esteja de acordo com seus objetivos, são eles:
Condições organizacionais do trabalho: pressão por metas, rotinas operacionais, diminuição do desgaste físico, organização das atividades, frustração com metas divergentes.
Condições ambientais: temperatura, vento, luminosidade, ruído e umidade do ar.
Condições físicas do posto de trabalho: biomecânica corporal envolvida no desempenho da tarefa, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, entre outros.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.