Publicado em 22/06/18 - Atualizado em 16/08/22
A sigla SESMT significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, seu objetivo principal é a preservação do maior patrimônio de uma empresa, que são seus funcionários.
Estar num ambiente de trabalho com sua segurança e bem estar garantidos trata-se de um direito de todos os cidadãos, e as empresas ficam incumbidas de proporcionar esse ambiente.
Para proporcionar isso tudo, uma maneira é investir na segurança do trabalho e implantar o SESMT, por exemplo. Isso porque esse serviço trabalha na prevenção e também no tratamento de doenças ocupacionais, preservando a saúde dos colaboradores de uma empresa.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre o SESMT, seus benefícios e também qual a sua importância, continue a leitura.
O SESMT foi terceirizado na Nova NR-4? Veja o novo texto da Norma
Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho, o SESMT é regulamentado pela Norma Regulamentadora 04.
O serviço foi criado devido ao aumento de acidentes sofrido por funcionários no ambiente do trabalho.
No item 4.1, a norma estabelece também quem deve possuir o SESMT:
‘As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.’
De acordo com a norma regulamentadora nº 04 , no item 4.4, ela estabelece que os profissionais que constituem o SESMT são:
Ainda de acordo com a NR04, no item 4.4.2, os profissionais integrantes do SESMT deverão ser empregados da empresa, com exceção dos casos previstos nos itens 4.14 e 4.15, descritos a seguir:
‘4.14 As empresas cujos estabelecimentos não se enquadrem no Quadro II, anexo a esta NR, poderão dar assistência na área de segurança e medicina do trabalho a seus empregados através de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho comuns, organizados pelo sindicato ou associação da categoria econômica correspondente ou pelas próprias empresas interessadas’
‘4.15 As empresas referidas no item 4.14 poderão optar pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de instituição oficial ou instituição privada de utilidade pública, cabendo às empresas o custeio das despesas, na forma prevista no subitem 4.14.1. ‘
Ao contrário do que se possa parecer, o SESMT não é um gasto, mas sim um investimento, visto que este serviço visa a prevenção dos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
O SESMT avalia a segurança de todos os setores de uma empresa, e assim elabora projetos de melhoria para deixar o ambiente um local mais agradável e seguro aos trabalhadores.
Isso evita muitos acidentes no trabalho e ainda previne o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Vale ressaltar que não apenas os funcionários que se beneficiam com isso mas também o empregador, já que o colaborador desempenha suas funções de forma mais produtiva quando trabalha num ambiente harmonioso e seguro.
O SESMT é também responsável por promover a SIPAT em parceria com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, trata-se de um evento realizado para os funcionários.
O objetivo deste evento é mostrar como é importante trabalhar utilizando os equipamentos de segurança para evitar atividades de risco. Na SIPAT é promovida ainda algumas atividades para que os funcionários sintam-se melhor em seu ambiente de trabalho.
Podemos concluir portanto, que independente da área de atuação, o SESMT tem extrema importância em qualquer empresa, garantindo a segurança do trabalhador, conscientizando-o a respeito da necessidade da utilização dos equipamentos de segurança, acompanhando o cumprimento eficaz das normas e ainda faz com que o trabalhador se sinta motivado e valorizado.
Gostou do artigo sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ? Então compartilhe em suas redes sociais. Deixe também o seu comentário caso tenha ficado ainda alguma dúvida.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.