A Saúde e Segurança Ocupacional, da sigla SSO diz respeito à várias medidas que precisam ser adotadas por empresas, com o objetivo de fornecer a proteção dos colaboradores no local de trabalho.
Ela visa principalmente evitar e até reduzir os acidentes que ocorrem no ambiente do trabalho, prevenir as doenças e reduzir os ricos ocupacionais. Todo esse processo ocorre através de três etapas: avaliação, identificação e controle dos riscos.
A saúde e segurança ocupacional, trata-se de dois conceitos, que podemos dividir para entender melhor a SSO, sobre isso falaremos mais a seguir.
A Saúde Ocupacional tem por objetivo zelar pela saúde física e mental do trabalhador, prevenindo as doenças ocupacionais, visto que essas doenças são provenientes da exposição contínua dos trabalhadores à substâncias e agentes nocivos à saúde.
Esses agentes podem ser:
Além disso, a Saúde Ocupacional diz respeito também aos perigos ergonômicos em que o trabalhador se expõe, pois esses podem desencadear doenças como LER, tendinite, dor nas costas e estresse, através de:
Da mesma forma que a Saúde Ocupacional, esta trata da segurança do colaborador enquanto ele exerce seu trabalho. Seu objetivo é reduzir os acidentes que estão sujeitos a acontecer, além de resguardar a integridade social, física e mental do trabalhador.
Quando se fala em Segurança Ocupacional, podemos associa-la aos fatores:
As Normas Regulamentadoras (NRs), que estão presentes na legislação brasileira, regulamentam todas as vertentes que envolvem a Saúde e Segurança no trabalho, elas devem ser cumpridas obrigatoriamente pelas empresas privadas e públicas, e também pelos órgãos públicos, que são responsáveis pela administração direta e indireta.
Se a Norma Regulamentadora não for cumprida, a empresa irá arcar com as penalidades que constam nas leis, além de ser crime negligenciar e recusar-se quanto ao cumprimento dos íteins previstor nas Normas Regulamentadoras.
Seguindo as Normas Regulamentadoras a respeito da Saúde e Segurança Ocupacional, a empresa e até os funcionários se beneficiam com isso, afinal será possível obter:
Quando a empresa investe em Saúde e Segurança Ocupacional, ela não está apenas investindo na gestão ocupacional, mas dando prioridade à saúde e a vida das pessoas que com ela trabalham.
Ficou claro o que é a Saúde e Segurança Ocupacional? Compartilhe essa postagem em suas redes sociais para que mais pessoas possam se informar, deixe-nos também um comentário e até a próxima!
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.