Apesar de o Brasil ser um país onde existem diversas leis vigentes que protegem o direito do trabalhador, os problemas associados ao trabalho ainda são diversos.
Uma das situações mais recorrentes e motivos de processos acerca de situações de trabalho são as doenças ocupacionais no país, centenas de pessoas estão desempregadas não somente pelo número elevado do desemprego, mas também porque muitas destas tiveram que se afastar de suas funções por conta de alguma doença ocupacional.
Você já ouviu falar nesse tipo de doença?
As doenças ocupacionais, como o próprio nome já diz, são aquelas que se desenvolvem a partir de movimentos ou motivos relacionados ao trabalho.
As doenças relacionadas a causas trabalhistas são as mais diversas, mas em relação a isso muitas pessoas ainda possuem dúvidas em definir se uma doença é ou não de causa ocupacional.
As doenças ocupacionais são causadas por conta de condições precárias de trabalho, movimentos repetitivos, trabalhos pesados, entre outras causas que podem comprometer tanto a integridade física quanto psicológica do trabalhador.
O despreparo de alguns trabalhadores, ausência de equipamentos de proteção e tantas outras causas podem levar um trabalhador a ter graves problemas de saúde.
As doenças ocupacionais são várias, hoje eu separei uma lista com algumas das doenças causadas em função de condições de trabalho subumanas.
Veja abaixo algumas das doenças ocupacionais que mais acontecem no ambiente de trabalho:
Algumas profissões requerem o uso de força física e por muitas vezes se tratam de movimentos repetitivos que podem causar os mais diversos tipos de lesões, dores no pescoço e na região lombar são alguns dos sintomas que muitas vezes passam por despercebido, mas que são causados no ambiente de trabalho e muitas vezes não é visto como uma doença ocupacional.
A asma já é uma doença conhecida, mas a asma ocupacional é uma doença gerada no ambiente de trabalho.
Os grupos de risco são aqueles que trabalham em lugares com muita poeira ou aspiram diariamente gases e fumaças tóxicas.
Ambientes de trabalho com ruídos excessivos são uma das principais causas dessa doença ocupacional, ficar submetido à horas em um ambiente com barulho excessivo pode comprometer a audição parcialmente ou em casos mais graves levar a surdez irreversível.
Trabalhadores que passam horas sentados, profissionais de telemarketing, manicures, motoristas de ônibus, entre outros profissionais podem adquirir o DORT.
Uma das doenças ocupacionais que causam sérios problemas na coluna e outros muito mais graves que são adquiridos principalmente por conta da postura inadequada.
Pessoas que trabalham em carvoarias, madeireiras e quaisquer outros ambiente em contato com fumaça ou poeira estão expostos e podem adquiri.
Essa doença funcional de nome antacrose, se trata de uma lesão pulmonar causada pela presença de substâncias tóxicas no pulmão.
Trabalhar com graxa, óleos e afins pode causar a chamada dermatose ocupacional, doença ocupacional que se não tratada desde cedo pode se agravar ainda mais e causar sérios danos.
As doenças psicossociais são umas das mais recorrentes no ambiente de trabalho, mas ainda não são levadas a sério.
O trabalho excessivo e estafante leva muitas vezes os trabalhadores a desenvolver graves problemas psicológicos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e algumas outras doenças com sintomas que muitas vezes não são notados e podem levar o trabalhador a situações extremas de esgotamento mental.
Uma das causas das doenças psicossociais no ambiente de trabalho é a carga horária excessivo, abuso mental e sexual, impossibilidade de crescer profissionalmente entre outras.
Trabalhadores rurais são uns dos que estão expostos a esse tipo de doença ocupacional.
Para ser considerada como doença causada por ocupação, deve se ter uma comprovação de que a doença foi adquirida no ambiente de trabalho, profissões que exigem horas sob o sol ou exposto a radiação são uma das que podem ser consideradas como ocupações de risco.
Pessoas que trabalham com esse tipo de atividades devem ter cuidado redobrado para não desenvolver o câncer de pele.
Um dos principais motivos dos trabalhadores desenvolverem essas doenças ocupacionais seria a falta de preparo e apoio que muitas empresas não oferecem aos novos empregados.
A ausência do EPI( equipamento de proteção individual) também podem ser considerados como um dos agravantes e motivos para cada vez mais trabalhadores estarem se afastando de suas funções por conta das doenças ocupacionais.
Para evitar qualquer tipo de doença que possa vir ser desenvolvida no ambiente de trabalho é necessário tomar alguns cuidados, como uso de equipamentos necessários e treinamento para novos funcionários.
Para aquelas atividades que se exige horas sentados ou executando o mesmo movimento repetitivamente, é importante praticar exercícios físicos. Para evitar as doenças psicossociais é necessário acompanhamento médico e práticas de relaxamento como yoga e meditação.
Sempre que você sentir quaisquer sintomas diferente e perceber que ele está cada vez mais recorrente busque ajuda médica e identifique as causas, para começar o tratamento o mais cedo possível.
Ao exercer a sua função trabalhista certifique-se de que sua saúde está em primeiro lugar. As doenças ocupacionais podem ser evitadas desde que você tome os devidos cuidados e saiba de todos os seus direitos como trabalhador.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.