Conhecer e entender como funciona o PPPA- Programa de prevenção de perdas auditivas, é essencial e se faz necessário, principalmente para aqueles ambientes de trabalho onde os ruídos de alta intensidade podem implicar em prejuízos auditivos para os trabalhadores.
Toda empresa e instituição trabalhista precisa estabelecer o PPPA, já que esta é uma norma regulamentadora descrita pelo ministério do trabalho e emprego, ou seja, uma norma obrigatória que deve ser implementada em toda e qualquer empresa, sendo ela pública ou privada.
Conheça, entenda e saiba como implementar o programa de prevenção de perdas auditivas em sua empresa.
O programa de prevenção de perdas auditivas é uma norma anexada ao PCMSO(Programa de controle médico de saúde ocupacional), essa norma visa monitorar possíveis causas de riscos à saúde auditiva dos trabalhadores.
Esta norma se aplica à qualquer ambiente laboral, mas tem uma atenção especial dirigida para ambientes de trabalho que atingem ruídos iguais ou superiores a 80 db´s, estendidas por uma jornada de 8 horas.
Trabalhadores expostos à produtos químicos e quaisquer outros agentes que possam desencadear algum tipo de problema auditivo, também estão incluídos dentro dessa norma.
Não existe um ambiente laboral específico onde o programa de prevenção de perdas auditivas deva ser implementado, a regulamentação diz que toda e qualquer empresa precisa implementar o PPPA.
Algumas empresas devem implementar o programa com maior urgência, dentre elas as empresas em que os trabalhadores são expostos frequentemente à ruídos, agentes químicos, vibrações e outros fatores desencadeadores de problemas auditivos.
Essa é uma legislação vigente e por isso, quando não cumprida, pode acarretar em cumprimento de penalidade e pagamento de multas.
PPPA - PREVINA, PROTEJA E PRESERVE.
O conselho federal de fonoaudiologia divulgou uma campanha incentivadora do programa de prevenção de perdas auditivas, usando o seguinte slogan; “previna, proteja e preserve a sua audição”.
O PPPA tem como objetivo identificar possíveis fontes causadoras de problemas auditivos, através da identificação e avaliação de riscos para audição, proteger através da indicação de medidas de controle e proteção, podendo elas ser individuais ou coletivas.
O programa de prevenção de perdas auditivas visa ainda, realizar ações educativas, ensinando e orientando trabalhadores e empregadores a cumprir com a legislação vigente.
ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA.
Veja os 7 passos para implementar o programa de prevenção de perdas auditivas em sua empresa;
1. Gerenciamento e avaliação de riscos para audição.
2. Gerenciamento audiométrico e padronização dos procedimentos para a realização e a análise de exames, com o objetivo de identificar alterações auditivas de origem ocupacionais ou não ocupacionais.
3. Adoção de medidas de proteção individuais e coletivas(de engenharia, administrativas) quando identificados e avaliados os agentes de risco.
4. Implementação de medidas de proteção individuais e coletivas, incluindo a seleção, a indicação, a adaptação e o acompanhamento da utilização do equipamento de proteção individual adequado aos riscos.
5. Desenvolvimento de atividades que propiciem informação, treinamento e motivação tanto dos trabalhadores como dos profissionais das áreas de saúde, segurança e administração da empresa.
6. Gerenciamento e sistematização dos dados obtidos nas etapas anteriores, de modo a subsidiar ações de planejamento e controle do PPPA.
7. Avaliação da efetividade do Programa, tendo em vista que seu objetivo principal é evitar ou reduzir a ocorrência de perdas auditivas ocupacionais.
Dispõe sobre a competência do fonoaudiólogo para implantar, monitorar, assessorar, supervisionar e coordenar o Programa de Prevenção de Perdas Auditivas.
Art. 1º “Assegurar a competência do fonoaudiólogo para implantar, monitorar, assessorar, supervisionar e coordenar o Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA).”
Art. 2º As etapas do PPPA devem ser realizadas por equipe multidisciplinar, cabendo ao fonoaudiólogo as ações pertinentes à sua formação.
Art. 3º O fonoaudiólogo deverá implementar um PPPA para os trabalhadores expostos a agentes otoagressivos.
Art. 4º Para realizar o gerenciamento, o fonoaudiólogo deverá observar os exames de referência e sequenciais com vistas a acompanhar os limiares audiométricos de cada trabalhador, bem como as alterações auditivas.
Art. 5º A assessoria e supervisão do PPPA feita por fonoaudiólogo deverá garantir a identificação das alterações auditivas e a discussão, junto à equipe
de saúde e segurança, sobre possíveis medidas para a prevenção de perdas auditivas relacionadas ao trabalho.
BENEFÍCIOS DO PPPA NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Ao implementar o programa de prevenção de perdas auditivas em sua empresa, não apenas os trabalhadores estarão sendo protegidos, como também haverá melhorias e benefícios para a própria empresa.
O controle de ruídos melhora a comunicação entre os trabalhadores, facilitando assim as relações de trabalho.
A empresa estará ainda prevenindo para que não haja necessidade de gastos futuros com indenizações e afastamento de funcionários por conta de problemas auditivos.
A exposição a altos ruídos também pode causar estresse, dessa forma, implementar o PPPA é uma manobra que trará melhor qualidade de vida para os trabalhadores, o que irá, consequentemente, melhorar e aumentar a produtividade do colaborador.
Um trabalhador exposto a altos e constantes ruídos, pode desenvolver graves problemas auditivos, podendo implicar em audição prejudicada e nos casos mais graves, na perda total da audição.
Uma boa saúde auditiva é essencial para se viver bem, qualquer profissional tem direito à ser assistido por profissionais especializados de acordo com o programa de prevenção de perdas auditivas.
Se você é empregador, implemente hoje mesmo o PPPA na sua empresa, se você é trabalhador, vá atrás dos seus direitos e saiba que por lei, o acompanhamento com o fonoaudiólogo lhe é garantido.
Gostou de nossa matéria? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais e deixar seus comentários logo abaixo.