Inovar é preciso, não importa o tamanho ou o segmento da empresa. Em um mercado dinâmico, que está sempre se renovando, investir em melhorias é obter um diferencial competitivo.
A inovação gera retorno positivo aos negócios, inclusive para os que atuam no setor de saúde ocupacional, como as clínicas de medicina do trabalho.
A modernização pode ser feita com melhorias nos processos de gestão e produção ou no atendimento ao cliente.
Mas ela passa, necessariamente, pelo investimento em novas tecnologias e na automação de alguns processos internos e externos, que ajudam a reduzir o tempo despendido nas atividades ou serviços prestados e minimiza erros de controle e lançamentos feitos manualmente.
O conceito de medicina do trabalho do futuro está inserido no contexto do e-Health, que compreende a inovação em diferentes áreas da saúde.
Nesse sentido, a medicina do futuro pode ser considerada uma evolução do conhecimento médico junto ao desenvolvimento tecnológico de ponta.
• Auxiliar na tomada de decisões;
• Aprimorar o diagnóstico;
• Contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes;
• Atuar na parte de prevenção;
• Realizar exames completos em tempo real;
• Possibilitar a opção por tratamentos menos agressivos;
• Realizar pesquisas sobre o envelhecimento saudável, nutrição e manutenção terapêutica para doenças crônicas.
Por isso, o que se espera do futuro é ter diagnósticos em tempo real, acabar com a experimentação humana e dos animais, ter robôs que auxiliam em procedimentos e para fazer cirurgias, usar nano robôs para exames e para monitorar a saúde, hospitais do futuro, impressão de órgãos 3D, entre diversos outros recursos.
Existem algumas alternativas dentro da medicina do futuro que podem ser utilizadas no processo de modernização da sua clínica. Afinal, como você percebeu, a inovação é fundamental para atrair e reter clientes.
Antes de entrar em cada uma delas, é necessário que se tenha uma visão global da tecnologia médica, reconhecendo que além da Inteligência Artificial e outras tecnologias, é necessário também se atentar aos recursos humanos, favorecendo uma melhoria em todos os aspectos. Entenda como você pode promover a inovação na sua clínica com facilidade:
Pensar que você ainda trabalha com planilhas e diversas ferramentas, ou ainda com anotações em uma agenda, faz com que a sua clínica esteja longe da medicina do futuro. Hoje em dia, existem sistemas capazes de unificar a sua gestão, que integram agenda, recepção, prontuários, processos burocráticos, fiscais, financeiros e contábeis, o que facilita a sua rotina, dos funcionários e pacientes.
Apesar de o Novo Código de Ética Médica trazer novidades sobre a tecnologia e a presença digital dos profissionais, ainda é preciso que a sua clínica esteja presente na internet. Afinal, quando precisa encontrar um profissional, clínica ou saber mais sobre um procedimento, os pacientes recorrem à internet.
Investir em equipamentos modernos é um dos pilares essenciais da medicina do futuro. Eles garantem o aprimoramento nas técnicas médicas e no diagnóstico, aumentando a precisão do atendimento e diminuindo o desconforto causado por diversos procedimentos existentes atualmente.
A alta densidade do uso da tecnologia, às vezes, pode ser um obstáculo na execução dos procedimentos médicos. Por isso, ao mesmo tempo em que se investe na tecnologia, deve-se também dar uma atenção especial aos recursos humanos. Tudo isso não melhora somente o atendimento ou como o paciente irá se sentir, mas também a efetividade do tratamento.
Sem dúvidas o uso de um software para SST é algo essencial atualmente, ainda mais na era da internet onde tudo é em tecnologia cloud. Com um software adequado e moderno, é possível gerar ASO com extrema facilidade, realizar agendamentos, monitorar sala de espera, fazer o PCMSO, tudo online de maneira rápida e prática. Isso abre possibilidade para se adaptar ainda mais para o futuro, tendo em vista que através de qualquer computador ou tablete é possível fazer a gestão parcial da clínica do trabalho que administra.
A satisfação dos clientes é essencial para a permanência de qualquer empresa no mercado no longo prazo.
As organizações que investem na qualidade do atendimento tendem a conquistá-los e mantê-los com mais facilidade. Mas, para que isso aconteça, é necessário investir em uma estrutura que torne o atendimento eficaz e mantenha um bom relacionamento com o seus públicos.
Os softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou CRM (Customer Relationship Management) são importantes ferramentas para otimizar este processo de fidelização e busca de novos pacientes.
Este sistema vai ajudar sua equipe a entender o cliente – seja ele o paciente direto ou as empresas que contratam sua clínica para prestar atendimento de saúde ocupacional aos seus funcionários – suas expectativas e o que o ele percebe como um valor na empresa.
Entendendo estas informações, é possível atuar para garantir sua satisfação e assim, colocar sua clínica como uma referência no mercado.
Existem diversos formatos de CRM, inclusive soluções que agregam toda a plataforma de marketing, em especial o marketing digital. Vale a pena buscar mais informações sobre estes produtos e verificar como eles podem ajudar a melhorar o relacionamento (online e offline) da sua clínica com seus públicos, em todas as etapas – desde a busca pelo serviço até o pós-atendimento.
Entenda melhor como a tecnologia auxilia na humanização do atendimento na clínica médica.
Chegamos ao fim deste conteúdo, e aí você conseguiu entender como funciona a medicina do futuro? Já sabe o que implementar na sua clínica?
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